• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 29 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Qua.
 16° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Ter.
 19° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  19° / 10°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Opinião...

 


OS AMIGOS DE OLEX »  2015-09-25  »  José Ricardo Costa

Já me pude aperceber que há muitos jovens entusiasmados com a mitologia dos anos 60, olhando para os portugueses que terão hoje 60 e 70 anos e imaginando uma juventude de sexo, droga e rock and roll, quiçá, tendo alguns deles estado em Woodstock.
(ler mais...)


Voltar a pensar »  2015-09-25  »  Jorge Carreira Maia

A vitória do Syriza nas eleições de domingo passado tem um sabor amargo. Não porque essa vitória seja em si um mal para os gregos. O sabor amargo deriva de outra coisa. O Syriza chega agora ao poder como qualquer outro partido, sem um programa de ruptura, sem nenhuma ilusão sobre uma outra maneira de fazer as coisas e, ainda por cima, com uma enorme carga de sacrifícios imposta pela União Europeia.
(ler mais...)


A nossa saúde »  2015-09-24  »  António Gomes

Há duas semanas foi inaugurado o novo serviço de Nefrologia do Hospital de Torres Novas.

Com a presença do Secretário de Estado, o evento teve as honras devidas e julgo que merecidas.

Afinal trata-se de dar uma resposta eficaz por parte do SNS a uma população de perto de 500 mil pessoas no distrito de Santarém, duplica a capacidade de resposta, o que o torna o 2º melhor do País.
(ler mais...)


Utopia »  2015-09-24  »  Inês Vidal

Ser jornalista, ou lá o que eu sou neste momento indefinido da minha vida profissional, tem coisas fantásticas. Coisas que, ao mesmo tempo, não deixam de ser muito tristes. Fantásticas, porque uma vez no terreno, nos meandros da cena social e política, conseguimos ver coisas que quem se restringe apenas às linhas de um jornal, não consegue captar.
(ler mais...)


Como somos ridículos »  2015-09-17  »  Jorge Carreira Maia

Na relação entre a saúde e a doença há um momento a que por norma não damos muita importância, mas cujo ritual e simbólica não deixam de ter uma grande capacidade de revelação.
(ler mais...)


REFUGIADOS OU REFUGO DA HUMANIDADE? »  2015-09-17  »  José Ricardo Costa

Há dias, no Le Monde, o filósofo Jean Claude Bourdain divertia-se com os presidentes de câmara de Roanne e Belfort, pelo facto de só quererem aceitar refugiados cristãos, na mesma linha do que está a acontecer noutras regiões mais a leste, onde em tempos se criou o Homem Novo mas que rapidamente envelheceu.
(ler mais...)


150 Anos de “Bom Senso e Bom Gosto” »  2015-09-17  »  Adelino Pires

Em Setembro de 1865, há precisamente cento e ciquenta anos, o meio cultural português agitava-se com a polémica entre o “status quo” de Castilho, António Feliciano de Castilho, e o arrojo de Antero de Quental.
(ler mais...)


O “não debate” »  2015-09-11  »  Adelino Pires

Há dias, nas três televisões em simultâneo e em horário nobre, estava anunciado o tal debate. Desde logo, um primeiro trilema. Qual dos canais sintonizar? a RTP1, a do suposto serviço público? a Sic, do tio Balsemão dos Bilderberg? Ou a TVI, tipo aliança peninsular, em que nuestros hermanos tanto insistem?

Resolvida a questão com o zapping de agradar a gregos e a troi(k)anos, segundo trilema: o debate dos entrevistadores.
(ler mais...)


Êxodos de ontem e de hoje »  2015-09-11  »  Maria Augusta Torcato

Os tempos que foram e os tempos que são têm marcas gravadas em si que perdurarão. Entre essas marcas estão os êxodos. Os tempos que virão, porventura, continuarão a tatuar no seu corpo o que representa qualquer êxodo: a fuga à pobreza; a fuga à guerra; a fuga aos extremismos religiosos ou políticos; a fuga às ditaduras e opressões; a fuga à miséria; a fuga à morte física ou psicológica.
(ler mais...)


O terrível peso do passado »  2015-09-11  »  Jorge Carreira Maia

A actual pré-campanha eleitoral parece um estranho episódio neo-realista. Talvez isto não seja uma especificidade portuguesa. Talvez todas as campanhas eleitorais tenham uma natureza neo-realista devido à clivagem entre direita e esquerda.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia