• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 18 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 26° / 11°
Céu limpo
Sáb.
 23° / 14°
Céu nublado com chuva fraca
Sex.
 26° / 14°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 14°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Acácio Gouveia

 

Ambiente - acácio gouveia »  2024-02-22 

 

“Quando somos crianças, perguntamos sempre porquê, mas os adultos esquecem-se de continuar a perguntar. Limitam-se a aceitar.”

Colum McCann in Apeirogon

 Na citação acima podemos encontrar a explicação para a passividade face aos desastres ambientais revelada pelas gerações menos jovens. Infelizmente, pode ju... (ler mais...)


Mouriscas: um erro de casting - acácio gouveia »  2023-07-08 

“Cada mocho em seu galho”, anexim popular

 Foi notícia que o ACES do Médio Tejo recusou a oferta dum cardiologista aposentado para assumir o lugar de médico de família na extensão de saúde das Mouriscas, concelho de Abrantes, há muito carente de clínico. A indignação de autarcas e população foi a esperada. Contudo, com o devido respeito... (ler mais...)


Chancelaria: a falta de médico e as consultas do recurso - acácio gouveia »  2023-05-24 

O artigo dando conta do desagrado (mais do que compreensível) por parte da população da freguesia da Chancelaria, merece-me os seguintes comentários.

Antes de mais, é indubitável que a população sofre de grave limitação de acesso aos cuidados médicos, que deveriam ser prestados pelo centro de saúde. Contudo, os cuidados de enfermagem continuam a ser pre... (ler mais...)


Manuel de Figueiredo I - acácio gouveia »  2023-03-03 

“Todas as verdades são fáceis de perceber depois de terem sido descobertas; o problema é descobri-las” - Galileu Galilei

 À porta da Escola Manuel de Figueiredo existe uma placa destinada a satisfazer a curiosidade do cidadão que deseje conhecer alguns dados biográficos sobre este ilustre antepassado torrejano. Pode ler-se o seguinte. “(...) era seguidor do geocentrismo, ... (ler mais...)


“Como vos atreveis!?” – Greta Thunberg »  2023-02-04 

“O deserto cresce. Aí daquele que oculta desertos!” – Nietzcshe

Quem se lembra duma manifestação de jovens alunos em Torres Novas, anos atrás, em defesa do meio ambiente? Uma manhã de aulas foi substituída por marchas de estudantes pelas ruas entoando slogans e exibindo cartazes “em defesa do ambiente”. Nenhum se referia ao problema ecológico mais p... (ler mais...)


As raízes da guerra e as raízes do ódio: factos & mitos - acácio gouveia »  2022-04-13 

“Não vamos atacar nenhum país. Aliás, não atacámos a Ucrânia”, Sergei Lavrov

 Perante o artigo de opinião de José Alves Pereira “As guerras como as árvores, têm raízes”, questiono-me por que razão haverá portugueses a legitimarem a guer ... (quero dizer: a acção militar especial) de Putin, quando tantos ru... (ler mais...)


Ucranianos - acácio gouveia »  2022-03-08 

“Aquele que diz uma mentira não calcula a pesada carga que põe em cima de si, pois tem de inventar infinidade delas para sustentar a primeira.”

Alexandre Pope

 

Escrito antes do dia da infâmia

 Permito-me recordar alguns dados históricos para complementar o artigo de Pedro Ferreira “Russians”, inserto no último ... (ler mais...)


A polémica das sobras ou as sobras da polémica - acácio gouveia »  2021-03-08 

“É de sábios mudar de opinião”, Miguel Cervantes

 O ruído provocado pelo uso de “sobras” da vacina anticovid merece-me alguns esclarecimentos, enquanto profissional envolvido no processo. Muitos dos comentários que têm vindo a público são injustos, ainda não dolosamente, já que são proferidos no desconhecimento da complexid... (ler mais...)


Por onde ir? - acácio gouveia »  2020-07-18 

É gratificante apercebermo-nos de que há jovens que canalizam a sua irrequietude para o pensamento crítico e para opinar sobre política. O texto da jovem Mariana Varela é um bom ponto de partida para discussão sobre perspectivas de alternativas ao caminho actual do mundo.

Concordando ou não com todos os aspectos da análise exposta, o facto é que o actual estado de coisas n... (ler mais...)


Fabrióleo »  2020-03-07 

As notícias sobre processos intentados pela Fabrióleo contra Pedro Triguinho merecem algumas reflexões. Pedro Triguinho, recorde-se, havia acusado a Fabrióleo de ser causadora de cancros na população vítima da poluição produzida por aquela empresa. Ora, sendo esta acusação muito difícil de provar, a empresa processou-o por difamação.
Contudo... (ler mais...)


Os silenciosos »  2016-10-21 

Antes de mais há que saudar a edição mil do JT! Saudar pela qualidade jornalística, pela longevidade e pela resiliência.

Nas reflexões de João Carlos Lopes saltou-me à vista um queixume sobre a menor participação de classes profissionais (exemplificou: professores e médicos) que antigamente contribuíam para o enriquecimento dos jornais regionais com art... (ler mais...)


A União Europeia – essa inimiga! »  2016-06-26 

O euroceticismo está na hora do dia. Em Portugal a contestação tem como protagonista assumido o próprio governo, em razoável sintonia com partidos da esquerda. De uma maneira generalizada os comentadores e oponion-makers, seguem esta tendência crítica, embora com tonalidades diferentes, e os meios de comunicação social, uns mais que outros, são eurocéticos. Já o... (ler mais...)


Grécia, Alemanha e... Portugal »  2015-03-12 
”(...) considerar na perda de tantas naus desta carreira da Índia e quase todas por desastres e cobiça insaciável” - História Trágico-Marítima


A vitória do Syriza encheu de júbilo não só a esquerda portuguesa, mas até os comentadores de direita e a generalidade dos meios de comunicação social do nosso país não esconderam o seu contentamento. E no entanto ...

Ninguém comentou o facto de Marie Le P... (ler mais...)


Conversas sobre saúde »  2015-02-12 
A USF - Almonda, unidade de saúde englobada no centro de saúde de Torres Novas, propõe-se iniciar participação regular no JT, abordando temas de saúde, com o objetivo de contribuir para melhorar a literacia neste domínio. Trataremos não só assuntos relacionados com doenças e condições patológicas, mas também outros: políticas de saúde, organização dos serviços prestadores de cuidados de saúde, ou mesmo questões ”filosófic... (ler mais...)

Ébola, a incómoda realidade »  2014-11-28 
Na sequência de um artigo de opinião publicado no último número do JT, desvalorizando os riscos da epidemia do ébola, é pertinente contrapor-lhes alguns factos concretos.

Antes de mais, convirá dizer que a inocuidade da passada epidemia da gripe A é, em larga medida, um mito. Quer dizer: foi mais grave do que se pretende fazer crer. A possibilidade de virmos a enfrentar epidemias mortíferas não é uma hipótese meramente teóric... (ler mais...)


A origem da regulação da natalidade »  2014-09-19 
A crónica do Prof. Jorge Maia, no último n.º do JT, aborda um tema da maior pertinência e que merece reflexã demografia e reprodução.

Permito-me, pois, apresentar outro ponto de vista. A regulação da natalidade não nasce com a invenção da pílula, nos anos 60 do passado século. Era já prática no Paleolítico, sendo que os métodos eram sinistros: o infanticídio está documentado por achados arqueológicos. Ainda hoje as soci... (ler mais...)


O Centro Hospitalar do Médio Tejo: a polémica, perplexidades e reflexões (3.ª parte) »  2014-06-27 
”Se o conhecimento pode criar problemas, não será através da ignorância que os resolveremos” (Isaac Asimov)

 

Voltando ainda ao tema das maternidades, é de estranhar que se tenha alvitrado como melhor localização da maternidade do Médio Tejo o Entroncamento ou Ourém. Se três hospitais são demasiados, que sentido faria construir um quarto? Ourém e Fátima ficam a pouco mais de 20 Km de Leiria. Qu... (ler mais...)


O Centro Hospitalar do Médio Tejo: a polémica, perplexidades e reflexões (2.ª parte) »  2014-06-20 
”A história da humanidade torna-se cada vez mais uma corrida entre a educação e a catástrofe”

Henri Wells

 

Regressemos às lições do passad lembram-se os leitores da celeuma que levantou a transferência das maternidades de Torres Novas e de Tomar para Abrantes? Recordam-se da onda de indignação que varreu este país, quando o governo socialista, há poucos anos, encerrou várias maternidades? Não faltou que... (ler mais...)


O Centro Hospitalar do Médio Tejo: a polémica, perplexidades e reflexões (1.ª parte) »  2014-06-13 
”O primeiro passo da sabedoria consiste em conhecer as coisas em si mesmas” (Carl Lineu)

Parece consensual que a construção de três hospitais nesta metade do distrito de Santarém foi um tremendo erro. Curiosamente, a palavra de ordem é manter o status quo e reforçá-l primeira perplexidade.

Sendo a História fonte de ensinamentos e boa conselheira para quem quer evitar maus passos no futuro, relembremos que a suce... (ler mais...)


O mistério do Almonda Parque »  2014-04-04 
O Bloco de Esquerda marcou pontos ao tocar num dos muitos semi-tabus desta cidade: o mistério do Almonda Parque. Em resum a empresa construtora e concessionária do parque investiu quatro milhões de euros nesta obra. Passados dois anos e meio, é por demais óbvio que a exploração do estacionamento dificilmente cobrirá as despesas correntes, quanto mais a recuperação do capital investido e o lucro que, justamente, esperaria receber.

A... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia