• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 04 Outubro 2022    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 32° / 19°
Períodos nublados
Qui.
 32° / 15°
Períodos nublados
Qua.
 31° / 17°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  32° / 16°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

António Gomes

 

As costas largas do SNS - antónio gomes »  2022-09-11 

A despesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com meios complementares de diagnóstico e terapêutica privados chegou ao valor mais alto de sempre no ano passado, 718 milhões de euros. Trata-se de um aumento de 48% entre 2021 e 2020. Estes dados foram recentemente relatados pelo Jornal de Notícias.

O Estado paga e paga muito ao sector privado da saúde, dinheiro proveniente do orçament... (ler mais...)


Não é coisa pouca! - antónio gomes »  2022-08-16 

A cidadania fez-se ao caminho, recolheu mais de 900 assinaturas, entregou-as na Assembleia Municipal e colocou-a a reflectir sobre o assunto.

Os peticionários e a Assembleia Municipal de Torres Novas tomaram posição e decidiram sobre o futuro do território que envolve a nascente do rio Almonda e sobre a pertença da água que ali brota.

Certamente há vários milhões de... (ler mais...)


É tempo de dignificar a Assembleia Municipal de Torres Novas - antónio gomes »  2022-07-05 

 

A última sessão da Assembleia Municipal (AM) aprovou, por unanimidade, a gratuitidade dos TUT a partir de 2023, por proposta do BE. Logo no início deste século, a Agência Europeia do Ambiente tinha colocado como uma das condições principais em defesa do ambiente que os transportes públicos fossem gratuitos. Houve quem ficasse chocado, classificasse como irrealista, mas o que... (ler mais...)


Desafiamos a sorte e a tragédia - antónio gomes »  2022-06-04 

Há longos anos que desafiamos a sorte com a tragédia logo ali à espreita no centro histórico de Torres Novas. As derrocadas das casas abandonadas sucedem-se, felizmente ainda ninguém foi apanhado. A última, na rua da Corrente, veio apenas confirmar a sorte que temos tido e a tragédia que está por perto.

É preciso responsabilizar os proprietários, aplicar a lei at&eac... (ler mais...)


Certamente estou errado- antónio gomes »  2022-04-29 

Recentemente, assistimos à colocação da 1.ª pedra daquilo que virá a ser um novo restaurante de comida ao “pacote” numa zona da cidade onde já se encontram outros dois do mesmo género. Quero aqui declarar que a comida ali servida não faz o meu estilo, mas também declaro que não tenho nada com isso, cada um é como cada qual, os gostos não se discutem e... (ler mais...)


A água é uma coisa séria - antónio gomes »  2022-03-08 

Hoje é evidente, reconhecido e aceite por toda a gente, que o recurso hídrico – água - é um bem escasso. Não dispomos deste precioso líquido como há 30 ou 50 anos atrás, chove muito menos e de forma muito irregular, a média das secas aumentou relativamente a períodos anteriores. Estes são os factos.

Esta realidade obriga toda a gente a olhar para o uso d... (ler mais...)


Ainda as sondagens - antónio gomes »  2022-02-20 

Alguma coisa se tem falado sobre as sondagens na última campanha eleitoral, mas não muito, estranhamente. Sabemos que as sondagens se enganaram e que enganaram vários dos protagonistas e que muito provavelmente tiveram consequências directas nos resultados eleitorais.

Enganaram o PS, que mudou de rumo a meio da campanha. Primeiro, Costa pediu a maioria absoluta, mas como as sondagens não indicavam nada... (ler mais...)


Que orçamentos, que políticas municipais para as exigências de hoje? - antónio gomes »  2022-01-13 

Bem o sabemos, os orçamentos materializam políticas e estas devem reflectir as exigências das pessoas e reflectir os desafios do futuro mais ou menos próximo.

Se os orçamentos e os planos a quatro anos não responderem ao grande desafio das alterações climáticas, onde se inclui naturalmente, a menor disponibilidade de água ou a saturação de CO2 na atmosfe... (ler mais...)


Não adianta lamentarem-se - antónio gomes »  2021-10-17 

O PS continua com maioria absoluta, contrariando todos os prognósticos, até os dos próprios. O BE sofre uma derrota, contrariando todos os prognósticos, até os dos adversários. Este é o resultado das recentes eleições autárquicas no concelho de Torres Novas: menos democracia, menos escrutínio, menos alternativa política.

Os resultados são uma tre... (ler mais...)


Alguma seriedade - antónio gomes »  2021-07-17 

A campanha eleitoral das próximas autárquicas teve o seu inicio, como é normal. As candidatas e candidatos vão-se conhecendo, vão-se anunciando, algumas ideias também vão aparecendo, para o concelho e para as freguesias, é o processo democrático de disputa eleitoral para que os eleitores possam decidir livremente, pois o voto não pertence a nenhum partido, coligaç&ati... (ler mais...)


Poderia ter sido diferente - antónio gomes »  2021-07-04 

Quando, há um ano atrás, foi proposto o apoio do município à economia local e às pessoas em dificuldades (500 mil euros) por causa dos efeitos da pandemia COVID 19, nomeadamente o fecho de muitas lojas e de vários serviços, os proponentes não sabiam nem podiam saber as consequências de tal proposta nas contas do município, mas tinham a convicção que o que era pr... (ler mais...)


P’la nossa saúde - antónio gomes »  2021-06-04 

Os médicos de família e os centros de saúde são ou devem ser a base do Serviço Nacional de Saúde. É a proximidade entre os profissionais de saúde e a população que garante a boa qualidade do serviço, do atendimento a todo o tipo de cuidados prestados.

Apesar das dificuldades recentes, têm sido os médicos de família e os outros profissionais... (ler mais...)


A democracia é uma chata! - antónio gomes »  2021-05-30 

O governo está a despejar carradas de dinheiro nas autarquias, porque é preciso garantir a vitória dos seus nas próximas eleições e porque o dinheiro do 2020 não foi aplicado atempadamente. Agora, é preciso aproximar-se de valores de concretização que não nos envergonhem. Tudo se conjuga e tudo se repete. E a autarquia torrejana como se comporta?

A autarquia, ... (ler mais...)


Responsabilidade, essa malvada »  2021-05-10 

As tabelas de basquetebol no largo Humberto Delgado caíram, felizmente ninguém se magoou. A CM apressou-se a encontrar os culpados - vandalismo. O vandalismo tem as costas largas, basta um pouco de atenção à forma como estavam ligadas ao subsolo para se perceber que a responsabilidade é de quem construiu e de quem fiscalizou. Os indícios de corrupção são muito claros, mas a ... (ler mais...)


Depois de casa roubada, trancas à porta - antónio gomes »  2021-03-20 

Na política, ou se tem ideias, rasgo e capacidade de antecipação para marcar a diferença, ou andamos sempre no rengo-rengo.

As vítimas da pandemia estão aí, agora com maior visibilidade, mais desemprego, mais encerramentos de pequenas empresas, comércio, restauração, serviços, trabalhadores independentes sem rendimentos. Sabíamos que ia ser assim e atem... (ler mais...)


Negócios, para que vos quero - antónio gomes »  2021-03-08 

Os eleitos estão necessariamente obrigados a defender o interesse público, não deve ser de outra forma. Os recentes negócios da compra de um prédio rústico/urbano, na freguesia da Chancelaria, e a venda de outro na freguesia de S. Maria, na cidade de Torres Novas, feitos pela câmara municipal, dão-nos uma fotografia exata do que é não defender o interesse público.

... (ler mais...)

A oportunidade da sobra - antónio gomes »  2021-02-22 

Apesar da limitação de vacinas nesta fase, o país tem vindo a ser confrontado com variados episódios de vacinação fora do que está priorizado. Há sempre alguém que se julga acima das normas ou que faz as suas próprias normas e ultrapassa assim os que estão na fila, ou então por via de terceiros chegam primeiro à seringa.

As “sobras” t... (ler mais...)


Pós-presidenciais - antónio gomes »  2021-02-05 

Já muita coisa se disse sobre os resultados eleitorais do passado dia 24 e muita coisa ainda se vai dizer, pois se existe algo incontornável é a alteração do mapa político à direita. Mas não só. Marcelo Rebelo de Sousa recebeu votos da direita, do centro e da esquerda e não deve ignorar este facto no exercício do seu segundo mandato.

Estejamos atentos ao papel... (ler mais...)


Eleições à porta e a abstenção à espreita - antónio gomes »  2021-01-23 

Votar é decidir, não votar é deixar a decisão que nos cabe nas mãos de outros. Uma verdade, tantas vezes repetida. No entanto, a abstenção tem mantido uma tendência ascendente nos vários actos eleitorais. Mas então porque não votamos? Certamente que as respostas são muito diversas, com grande peso para a desilusão, para o desinteresse, para a frustra&cced... (ler mais...)


Resíduos urbanos - antónio gomes »  2021-01-10 

O sector dos resíduos sólidos urbanos esteve recentemente na agenda mediática devido à revolta das populações que vivem perto dos aterros onde são depositados, pois assistem à constante degradação da sua qualidade de vida.

Com efeito, entre 2015 e 2019, a importação de resíduos cresceu 1670%, de países da União Europeia e de fora da... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2022-09-21  »  João Carlos Lopes Não há um adulto na sala? - joão carlos lopes
»  2022-09-06  »  Hélder Dias Tony Costa...
»  2022-09-09  »  Pedro Ferreira O Almonda e o colapso - pedro ferreira
»  2022-09-12  »  Hélder Dias Amigo?...
»  2022-09-20  »  Hélder Dias O longo funeral...