• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 15 Julho 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 41° / 24°
Céu limpo
Sex.
 42° / 25°
Céu limpo
Qui.
 41° / 25°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  39° / 19°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

António Gomes

 

Cada um escolhe os seus amigos - antónio gomes »  2020-07-03 

A proposta do Bloco para apoio ao comércio local foi rejeitada. O PS mostrou insensibilidade e ignorância com este sector da economia local. O PS não quer saber das dificuldades de quem teve de encerrar os negócios durante três meses e por isso não conseguiu realizar dinheiro, apesar de manter os compromissos regulares como as rendas, entre outros. Os outros partidos fizeram o mesmo com a desculpa de que... (ler mais...)


500 mil euros para o comércio local - antónio gomes »  2020-06-18 

Este é o valor da proposta do Bloco de Esquerda para apoiar o comércio tradicional/local.
A pandemia veio agravar ainda mais a já débil situação de muitos pequenos comerciantes do concelho de Torres Novas, assim como de outros concelhos.
O tempo de encerramento a que foram obrigados pode ser fatal. Soma-se a dificuldade em vender e a necessidade de responder aos compromissos, com especial des... (ler mais...)


Um milhão e meio para… nada - antónio gomes »  2020-06-07 

Às oportunidades deve corresponder uma gestão capaz, se assim não for perdem-se.
É o caso do bónus do Orçamento do Estado que atribui a Torres Novas, 1 472 000.00 euros a titulo de devolução de uma parte do IVA cobrado no nosso município. Como é público, este dinheiro veio parar a Torres Novas por engano, pertencia a outros municípios, como reconheceu o pr... (ler mais...)


Uma oportunidade aos mercados locais - antónio gomes »  2020-05-26 

A actual situação de pandemia veio alterar em muitos aspectos o nosso modo de vida, na escola, no trabalho, na ocupação do tempo, no relacionamento social, nas compras, etc.
Vamos esperar que o combate ao corona vírus tenha sucesso e que voltemos a uma certa normalidade.
Uma coisa é certa: se continuarmos a desprezar e a ofender a natureza, a retirarmos tudo e a não repor nada, a coisa... (ler mais...)


Tudo por uma fotografia »  2020-04-17 

Em plena crise pandémica, os responsáveis políticos e particularmente os que ocupam lugares executivos, têm de dar o exemplo, assumindo as responsabilidades do cargo que ocupam. Não podem ter atitudes como se nada se passasse, como se tudo corresse dentro da normalidade, como se o COVID 19 fosse um invenção de alguns ou como se as medidas de prevenção e de protecção fo... (ler mais...)


E depois do “corona”? »  2020-04-05 

Não se conhece a cura para o corona vírus. Mandaram-nos ficar em casa para fazer o combate. E é assim mesmo. Não havendo cura, o melhor é apostar na prevenção. O isolamento social é pois o melhor remédio.

No que às noticias diz respeito, são em catadupa, em particular nas televisões. Dirão: não há volta a dar-lhe… Sim, precis... (ler mais...)


Outra vez as estradas »  2020-03-07 

A Assembleia Municipal de Torres Novas foi chamada a pronunciar-se sobre o estado das estradas do concelho e sobre uma solução apresentada pelo Bloco.
A proposta recomendava o levantamento rigoroso da dimensão da rede viária a necessitar de intervenção (o que existe é um levantamento feito pelas juntas de freguesia que nos diz que existem 126 estradas e ruas em mau estado), a abertura de um... (ler mais...)


A besta mostrou-se em Guimarães »  2020-02-22 

Não posso fugir a esta temática, não tenho direito a ignorar o que se passou no jogo de Guimarães, é demasiado grave fingir que nada se passou, ou que não aconteceu, ou reduzir a coisa a uns malucos que se lembraram de gritar para o Marega que tinha acabado de marcar o golo.

Tenho o dever de me pronunciar sobre esta forma de viver, conviver ou de nos relacionarmos, sinto-me na obrigaç&at... (ler mais...)


Mobilidade e descarbonização »  2020-02-07 

Este é o grande desafio que está colocado à humanidade e em particular aos decisores políticos: garantir transportes em qualidade e quantidade e não poluentes.
Também assim é na cidade de Torres Novas. As características do terreno, como sabemos, com declives acentuados, dificultam as deslocações em bicicleta, sendo certo que o incremento do uso das bicicletas deve ser ... (ler mais...)


O IVA e o desenvolvimento »  2020-01-30 

A última tentativa do PS/Torres Novas para branquear a situação em que tem vindo a transformar o concelho desmoronou-se como um castelo de cartas.

A Lei das Finanças Locais sofreu uma alteração positiva para as autarquias, ao passar a atribuir a estas 7,5% do IVA cobrado no respectivo concelho e relativo a restauração, hotelaria, electricidade, gás, comunicaçõ... (ler mais...)


O medo »  2020-01-09 

Temos vindo a assistir, com alguma insistência por parte do presidente da câmara municipal de Torres Novas, ao anúncio da sua candidatura nas próximas eleições autárquicas. Devido à insistência, até parece que o presidente anda obcecado com tal objectivo.

Ele é na comunicação social, ele é nas reuniões de câmara e assembleia muni... (ler mais...)


O PDM e a sua revisão »  2019-12-20 

Parece que é desta. Ao fim de dezoito anos, o processo de revisão do PDM de Torres Novas dá sinais. Foi preciso o governo ameaçar com cortes nas receitas às autarquias que não completarem a revisão deste importante instrumento de ordenamento do território em 2020, para se iniciar tão importante tarefa.

Tem sido sempre preferível ir fazendo suspensões parciais ... (ler mais...)


A biblioteca no mercado semanal »  2019-12-05 

A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes mudou-se para o mercado, literalmente. Às terças, quinzenalmente, é lá que se encontra.

Misturar as couves, as cebolas, o pão, o queijo, as flores e as pessoas com os livros é uma ideia que deve ser valorizada e apreciada. As grandes superfícies comerciais têm lá isto tudo (pagando) mas não estão misturados. Passar da ... (ler mais...)


Deixaram morrer a tarambola »  2019-11-21 

Pode dizer-se que é desolador, uma tristeza, que não querem saber, quem pode não quer, está tudo desprezado, é uma grande irresponsabilidade, é um desconsolo e mais uns quantos adjectivos, mas creio que é mais do que isso e mais grave. É pura incompetência.

A tarambola é um dos símbolos desta cidade, património construído, com uma história... (ler mais...)


Turismo ou nem por isso »  2019-09-05 

A época que atravessamos é propicia à reflexão sobre esta actividade económica, o turismo.
O turismo, como toda a gente sabe, atravessa em Portugal um período particularmente estonteante. São as grandes metrópoles as mais beneficiadas com tal actividade, é lá que se encontram as maiores fontes de atracção e é lá que as infraestruturas est&ati... (ler mais...)


À mulher de César não basta ser séria… »  2019-08-09 

Vem isto a propósito da aquisição de imóveis pela Câmara de Torres Novas, sitos em Riachos. Só o BE votou contra.

Os proprietários propuseram a aquisição e a Câmara comprou. Comprou, não estando previsto no seu plano de actividades, sem antecipadamente ouvir a assembleia de freguesia como proposto pela Junta e sem que esteja em causa alguma actividade cultural o... (ler mais...)


PLANTAR ÁRVORES »  2019-07-04 

As alterações climáticas a que estamos a assistir, e aquelas que nos são anunciadas por estudos científicos, devem ser para levar a sério. O equilíbrio climático a que nos habituámos está em mudança acelerada. Tudo o que possamos fazer para minorar as consequências do desastre anunciado, deve ser feito e muitas coisas devem ser feitas.

Certamente que ca... (ler mais...)


Encruzilhada »  2019-06-06 

Já assim era, mas depois das últimas eleições europeias a interrogação subiu de tom: vai ou não haver geringonça após as próximas eleições legislativas? – as pessoas perguntam.

As pessoas perguntam porque é factual que o acordo­ das esquerdas proporcionou alterar um conjunto de políticas do governo das direitas, anterior a 2015: ... (ler mais...)


A transparência das águas »  2019-04-20 

Neste novo ano entrou em vigor um novo tarifário: pode-se mesmo dizer um novo e radical tarifário da empresa “Águas do Ribatejo”. A Águas do Ribatejo é uma empresa pública detida a 100% por 7 municípios do Ribatejo e que tem vindo a reerguer os sistemas de abastecimento de água e de saneamento que se encontravam na generalidade dos casos em péssimas con... (ler mais...)


Prioritário? As estradas. »  2019-03-22 

Vem isto a propósito das obras de reabilitação do largo do Rossio. Decidiu, a maioria socialista na CM, dar prioridade à realização de obras no Largo General Humberto Delgado (Rossio). O projeto não se sabe bem o que é, visto que o PS decidiu alterar aquilo que foi aprovado em reunião de câmara. Entre outras alterações, decidiram incluir uma “estaç&... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2020-06-18  »  Inês Vidal Carta aberta a bom entendedor - inês vidal
»  2020-06-19  »  João Carlos Lopes São Pedro, o Ferreira, pesando as almas - joão carlos lopes
»  2020-06-18  »  José Mota Pereira Dois mitos do desenvolvimento em Torres Novas - josé mota pereira
»  2020-06-18  »  Jorge Carreira Maia Radicais e moderados - jorge carreira maia
»  2020-06-18  »  Miguel Sentieiro Panificação em tempo de pandemia - miguel sentieiro