Para lembrar o 30.º aniversário do renascimento do “Jornal Torrejano”, terei de começar, obrigatoriamente, lembrando aqui e homenageando com a devida humildade, o Joaquim da Silva Lopes, infelizmente já falecido. O Jaquim foi a cara do jornal durante vários anos, era vê-lo nos mais inusitados lugares do concelho e nos mais variados espaços públicos onde ele cheirasse notíc... (ler mais...)
A Assembleia Municipal de Torres Novas inaugurou um novo método de decisão. Até agora, acontecia de quando em vez, sem debate ou contraditório, apenas decidia porque as maiorias absolutas assim votavam, assumindo-se como travão ao debate e à transparência.
Mas agora ainda foram mais longe, foram apresentados pedidos de autorização prévia de empréstimos banc&aac... (ler mais...)
Mais um ‘Dia da Espiga’, mais um dia de convívio na nascente do rio Almonda, mais um dia de intimidação e prepotência perpetrados pela empresa Renova.
O Ministério Público acabou de arquivar os processos movidos contra 12 cidadãos que o ano passado tiveram a “desfaçatez” de ir assinalar o Dia da Espiga, exactamente no mesmo local onde gerações ... (ler mais...)
Há dias atrás, no âmbito da pré-campanha eleitoral, visitei o lugar onde passei a maior parte da minha vida (47 anos), as oficinas da CP no Entroncamento.
Não que tivesse saudades, mas o espaço, o cheiro e acima de tudo a oportunidade de rever alguns companheiros que ainda por lá se encontram, que ainda lá continuam a vender a sua força de trabalho, foi uma boa recompensa. H... (ler mais...)
Foi aprovado pela Assembleia Municipal, já muito próximo do final do ano, o orçamento municipal para o ano 2024.
Teve os votos favoráveis do PS (10 votos), os votos contra de toda a oposição (11votos) e os votos favoráveis dos presidentes de Junta (9 votos e uma abstenção). Ou seja, dos eleitos directamente para a Assembleia Municipal, a maioria votou contra.... (ler mais...)
Os juros bancários estão como os bancos gostam e querem, dificultando o pagamento das prestações da casa e impedindo a compra de casa por muita gente, em particular dos jovens.
O preço das rendas de casa e dos quartos (sim, porque agora os quartos começaram a ser a casa de muita gente), são proibitivos não só para os salários mais baixos como também para sal&a... (ler mais...)
Depois de na passada primavera termos assistido àqueles folhetins que, todos somados, levaram à demissão de 13 membros do governo e dos sucessivos escândalos em que o governo do PS estava sempre por perto, em que o caso da indemnização de 500 mil euros à administradora da TAP é talvez o caso mais conhecido, nada fazia prever que ainda íamos assistir ao terramoto político de m... (ler mais...)
Faleceram recentemente duas pessoas, nossos vizinhos, que viviam no Carreiro da Areia. Lamentamos a sua morte.
Foram presença assídua na luta que as populações travaram para pôr fim ao inferno em que viveram anos e anos proporcionado por uma empresa que entendia que toda a aldeia era sua propriedade.
Assistiram ao encerramento da fábrica, resultado da sua luta.
Infelizmente, n&at... (ler mais...)
O João Carlos Lopes tem toda a razão quando nos lembra a publicação ininterrupta do “Jornal Torrejano” a entrar nos 30 anos: é preciso assinalar, registar, comemorar e festejar este facto, quase 30 anos, caramba!
Todos sabemos das dificuldades em manter jornais, sejam nacionais ou locais. O espaço virtual vai substituindo o papel pouco a pouco, mas, eu não duvido, não ... (ler mais...)
Vem este título a propósito de mais uma trapalhada na Câmara Municipal (CM) e, em particular, no Urbanismo (mais uma vez), que está na origem de uma condenação em primeira instância obrigando à demolição de obras realizadas à margem das normas e leis correspondentes, na freguesia de Pedrógão. Foi ainda o presidente condenado a pagar uma multa diária... (ler mais...)
Começou por ser assunto do foro pessoal dos directamente envolvidos no resultado da visita da PJ ao Urbanismo da Câmara Municipal de Torres Novas. Mas, agora já é assunto para auditoria externa àquele serviço. O presidente da Câmara e o PS acabaram por dar o braço a torcer e a reconhecer o que era óbvio: algo não vai bem naquele serviço e isso deve ser devidamente anali... (ler mais...)
A chamada fonte da juventude junto à escola Artur Gonçalves esteve vários anos abandonada, há pouco mais de um ano foi reparada, custou 80 000 euros, funcionou poucos meses e voltou ao mesmo e assim por lá continua.
O vereador do ambiente teve um acidente de carro e este foi parar à sucata: o mínimo que se exige é um esclarecimento cabal do sucedido, mas foi emitida uma ordem para... (ler mais...)
A corrupção não convive com a democracia, antes pelo contrário visa destruí-la. E como sem democracia não há liberdade, cabe a todos e a cada um defendê-la. E os que foram eleitos e têm a responsabilidade da gestão dos dinheiros públicos, seja no governo do país seja no governo do concelho, não podem fugir às responsabilidades e têm que dar o ... (ler mais...)
O empresário dono do Intermarché de Torres Novas foi à Assembleia Municipal tentar justificar a acção de derrube das chaminés, mas não justificou nada, nem se ouviu um pedido de desculpas aos torrejanos, nem o reconhecimento do erro, nem um sinal de arrependimento por ter ignorado a Câmara Municipal quando estava obrigado a isso.
O cidadão em causa leu um grande texto cheio... (ler mais...)
Pelo caminho que o tempo meteorológico nos indica talvez o próximo verão não seja de seca extrema, boas notícias. Esperemos que a chuva seja moderada, não vá acontecer alguma cheia que alague as margens do Almonda e assim colocar em causa as novas piscinas de verão que o PS local quer construir em leito de cheia, mesmo ali naquele cantinho ao lado das actuais piscinas. Obras nas actuais p... (ler mais...)
Estupefacto 1
As chaminés do “Alves das Lãs” vieram abaixo no passado dia 19. As fotos e os vídeos correram as redes sociais, a população indignou-se, os responsáveis políticos indignaram-se, o presidente da câmara quase rasgou as vestes e com razão.
Mexeram com a memória colectiva deste povo, uma parte do património da época industri... (ler mais...)
Mais uma cimeira do clima, agora no Egipto, a COP 27, organizada pela ONU.
Tenho dificuldade em perceber como é feita a escolha de determinados locais para a realização de iniciativas que requerem logo à partida um conjunto de condições para que se possa atingir o êxito. Desde logo a democracia, condição essencial para tudo o resto. Ora se uma parte dos participantes n&atild... (ler mais...)
A despesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com meios complementares de diagnóstico e terapêutica privados chegou ao valor mais alto de sempre no ano passado, 718 milhões de euros. Trata-se de um aumento de 48% entre 2021 e 2020. Estes dados foram recentemente relatados pelo Jornal de Notícias.
O Estado paga e paga muito ao sector privado da saúde, dinheiro proveniente do orçament... (ler mais...)
A cidadania fez-se ao caminho, recolheu mais de 900 assinaturas, entregou-as na Assembleia Municipal e colocou-a a reflectir sobre o assunto.
Os peticionários e a Assembleia Municipal de Torres Novas tomaram posição e decidiram sobre o futuro do território que envolve a nascente do rio Almonda e sobre a pertença da água que ali brota.
Certamente há vários milhões de... (ler mais...)
A última sessão da Assembleia Municipal (AM) aprovou, por unanimidade, a gratuitidade dos TUT a partir de 2023, por proposta do BE. Logo no início deste século, a Agência Europeia do Ambiente tinha colocado como uma das condições principais em defesa do ambiente que os transportes públicos fossem gratuitos. Houve quem ficasse chocado, classificasse como irrealista, mas o que... (ler mais...)
» 2024-11-14
» Maria Augusta Torcato
É um banco, talvez, feliz! - maria augusta torcato |
» 2024-11-14
» Jorge Carreira Maia
Mérito e inveja - jorge carreira maia |