• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 19 Março 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 28° / 13°
Períodos nublados
Qui.
 24° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qua.
 21° / 8°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  22° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

António Gomes

 

Avivar a memória - antónio gomes »  2024-02-22 

Há dias atrás, no âmbito da pré-campanha eleitoral, visitei o lugar onde passei a maior parte da minha vida (47 anos), as oficinas da CP no Entroncamento.

Não que tivesse saudades, mas o espaço, o cheiro e acima de tudo a oportunidade de rever alguns companheiros que ainda por lá se encontram, que ainda lá continuam a vender a sua força de trabalho, foi uma boa recompensa. H... (ler mais...)


O caminho faz-se caminhando - antónio gomes »  2024-01-09 

 

Foi aprovado pela Assembleia Municipal, já muito próximo do final do ano, o orçamento municipal para o ano 2024.

Teve os votos favoráveis do PS (10 votos), os votos contra de toda a oposição (11votos) e os votos favoráveis dos presidentes de Junta (9 votos e uma abstenção). Ou seja, dos eleitos directamente para a Assembleia Municipal, a maioria votou contra.... (ler mais...)


8.4% »  2023-12-18 

Os juros bancários estão como os bancos gostam e querem, dificultando o pagamento das prestações da casa e impedindo a compra de casa por muita gente, em particular dos jovens.

O preço das rendas de casa e dos quartos (sim, porque agora os quartos começaram a ser a casa de muita gente), são proibitivos não só para os salários mais baixos como também para sal&a... (ler mais...)


O pântano das facilidades - antónio gomes »  2023-11-21 

Depois de na passada primavera termos assistido àqueles folhetins que, todos somados, levaram à demissão de 13 membros do governo e dos sucessivos escândalos em que o governo do PS estava sempre por perto, em que o caso da indemnização de 500 mil euros à administradora da TAP é talvez o caso mais conhecido, nada fazia prever que ainda íamos assistir ao terramoto político de m... (ler mais...)


A Fabrióleo ainda por aí anda - antónio gomes »  2023-10-08 

Faleceram recentemente duas pessoas, nossos vizinhos, que viviam no Carreiro da Areia. Lamentamos a sua morte.

Foram presença assídua na luta que as populações travaram para pôr fim ao inferno em que viveram anos e anos proporcionado por uma empresa que entendia que toda a aldeia era sua propriedade.

Assistiram ao encerramento da fábrica, resultado da sua luta.

Infelizmente, n&at... (ler mais...)


A Democracia precisa de imprensa livre - antónio gomes »  2023-09-24 

O João Carlos Lopes tem toda a razão quando nos lembra a publicação ininterrupta do “Jornal Torrejano” a entrar nos 30 anos: é preciso assinalar, registar, comemorar e festejar este facto, quase 30 anos, caramba!

Todos sabemos das dificuldades em manter jornais, sejam nacionais ou locais. O espaço virtual vai substituindo o papel pouco a pouco, mas, eu não duvido, não ... (ler mais...)


A arte de chutar para canto - antónio gomes »  2023-05-24 

Vem este título a propósito de mais uma trapalhada na Câmara Municipal (CM) e, em particular, no Urbanismo (mais uma vez), que está na origem de uma condenação em primeira instância obrigando à demolição de obras realizadas à margem das normas e leis correspondentes, na freguesia de Pedrógão. Foi ainda o presidente condenado a pagar uma multa diária... (ler mais...)


A auditoria externa e a bandeira arco-íris - antónio gomes »  2023-05-15 

Começou por ser assunto do foro pessoal dos directamente envolvidos no resultado da visita da PJ ao Urbanismo da Câmara Municipal de Torres Novas. Mas, agora já é assunto para auditoria externa àquele serviço. O presidente da Câmara e o PS acabaram por dar o braço a torcer e a reconhecer o que era óbvio: algo não vai bem naquele serviço e isso deve ser devidamente anali... (ler mais...)


Vamos andando - antónio gomes »  2023-04-24 

A chamada fonte da juventude junto à escola Artur Gonçalves esteve vários anos abandonada, há pouco mais de um ano foi reparada, custou 80 000 euros, funcionou poucos meses e voltou ao mesmo e assim por lá continua.

O vereador do ambiente teve um acidente de carro e este foi parar à sucata: o mínimo que se exige é um esclarecimento cabal do sucedido, mas foi emitida uma ordem para... (ler mais...)


Corrupção, a palavra que não se deve evitar - antónio gomes »  2023-04-11 

A corrupção não convive com a democracia, antes pelo contrário visa destruí-la. E como sem democracia não há liberdade, cabe a todos e a cada um defendê-la. E os que foram eleitos e têm a responsabilidade da gestão dos dinheiros públicos, seja no governo do país seja no governo do concelho, não podem fugir às responsabilidades e têm que dar o ... (ler mais...)


As chaminés não caíram, as chaminés foram derrubadas »  2023-01-20 

O empresário dono do Intermarché de Torres Novas foi à Assembleia Municipal tentar justificar a acção de derrube das chaminés, mas não justificou nada, nem se ouviu um pedido de desculpas aos torrejanos, nem o reconhecimento do erro, nem um sinal de arrependimento por ter ignorado a Câmara Municipal quando estava obrigado a isso.

O cidadão em causa leu um grande texto cheio... (ler mais...)


Tempo de chuva - antónio gomes »  2022-12-26 

Pelo caminho que o tempo meteorológico nos indica talvez o próximo verão não seja de seca extrema, boas notícias. Esperemos que a chuva seja moderada, não vá acontecer alguma cheia que alague as margens do Almonda e assim colocar em causa as novas piscinas de verão que o PS local quer construir em leito de cheia, mesmo ali naquele cantinho ao lado das actuais piscinas. Obras nas actuais p... (ler mais...)


Estupefactos, estupefactos e estupefactos - antónio gomes »  2022-12-06 

Estupefacto 1

As chaminés do “Alves das Lãs” vieram abaixo no passado dia 19. As fotos e os vídeos correram as redes sociais, a população indignou-se, os responsáveis políticos indignaram-se, o presidente da câmara quase rasgou as vestes e com razão.

Mexeram com a memória colectiva deste povo, uma parte do património da época industri... (ler mais...)


Era para ontem… - antónio gomes »  2022-11-24 

Mais uma cimeira do clima, agora no Egipto, a COP 27, organizada pela ONU.

Tenho dificuldade em perceber como é feita a escolha de determinados locais para a realização de iniciativas que requerem logo à partida um conjunto de condições para que se possa atingir o êxito. Desde logo a democracia, condição essencial para tudo o resto. Ora se uma parte dos participantes n&atild... (ler mais...)


As costas largas do SNS - antónio gomes »  2022-09-11 

A despesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com meios complementares de diagnóstico e terapêutica privados chegou ao valor mais alto de sempre no ano passado, 718 milhões de euros. Trata-se de um aumento de 48% entre 2021 e 2020. Estes dados foram recentemente relatados pelo Jornal de Notícias.

O Estado paga e paga muito ao sector privado da saúde, dinheiro proveniente do orçament... (ler mais...)


Não é coisa pouca! - antónio gomes »  2022-08-16 

A cidadania fez-se ao caminho, recolheu mais de 900 assinaturas, entregou-as na Assembleia Municipal e colocou-a a reflectir sobre o assunto.

Os peticionários e a Assembleia Municipal de Torres Novas tomaram posição e decidiram sobre o futuro do território que envolve a nascente do rio Almonda e sobre a pertença da água que ali brota.

Certamente há vários milhões de... (ler mais...)


É tempo de dignificar a Assembleia Municipal de Torres Novas - antónio gomes »  2022-07-05 

 

A última sessão da Assembleia Municipal (AM) aprovou, por unanimidade, a gratuitidade dos TUT a partir de 2023, por proposta do BE. Logo no início deste século, a Agência Europeia do Ambiente tinha colocado como uma das condições principais em defesa do ambiente que os transportes públicos fossem gratuitos. Houve quem ficasse chocado, classificasse como irrealista, mas o que... (ler mais...)


Desafiamos a sorte e a tragédia - antónio gomes »  2022-06-04 

Há longos anos que desafiamos a sorte com a tragédia logo ali à espreita no centro histórico de Torres Novas. As derrocadas das casas abandonadas sucedem-se, felizmente ainda ninguém foi apanhado. A última, na rua da Corrente, veio apenas confirmar a sorte que temos tido e a tragédia que está por perto.

É preciso responsabilizar os proprietários, aplicar a lei at&eac... (ler mais...)


Certamente estou errado- antónio gomes »  2022-04-29 

Recentemente, assistimos à colocação da 1.ª pedra daquilo que virá a ser um novo restaurante de comida ao “pacote” numa zona da cidade onde já se encontram outros dois do mesmo género. Quero aqui declarar que a comida ali servida não faz o meu estilo, mas também declaro que não tenho nada com isso, cada um é como cada qual, os gostos não se discutem e... (ler mais...)


A água é uma coisa séria - antónio gomes »  2022-03-08 

Hoje é evidente, reconhecido e aceite por toda a gente, que o recurso hídrico – água - é um bem escasso. Não dispomos deste precioso líquido como há 30 ou 50 anos atrás, chove muito menos e de forma muito irregular, a média das secas aumentou relativamente a períodos anteriores. Estes são os factos.

Esta realidade obriga toda a gente a olhar para o uso d... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-02-22  Este mundo e o outro - joão carlos lopes
»  2024-02-28  »  Hélder Dias O Flautista de Hamelin...
»  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato
»  2024-02-22  »  Maria Augusta Torcato Memória: papel ou impacto em nós - maria augusta torcato
»  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia A crise das democracias liberais - jorge carreira maia