• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 24 Agosto 2019    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 26° / 17°
Períodos nublados
Seg.
 28° / 16°
Períodos nublados
Dom.
 31° / 15°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  33° / 17°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Inês Vidal

 

Bons Sons »  2019-08-09 

Treze anos, dez edições, uma aldeia em manifesto. Arrancou ontem, dia 8, mais uma edição do festival Bons Sons, que anualmente traz a Cem Soldos, concelho de Tomar, milhares de pessoas e música, muita música portuguesa. Mais do que festivaleiros profissionais, fãs desta ou daquela banda, apreciadores de música em geral, os visitantes vêm pelo que Cem Soldos tem de diferente de qualq... (ler mais...)


Umbigos, por Inês Vidal »  2019-07-05 

A política sempre foi um dos assuntos que me deu mais gozo acompanhar enquanto jornalista. Não é novo, já o disse aqui muitas vezes. Encanta-me o jogo, perceber as redes, as pessoas, ver o que as move, como se movem, como a política puxa pelo melhor e revela o pior de quem se envolve.

Gosto, mas acabo por chegar sempre à mesma conclusão: poucos, se os há, são os que andam n... (ler mais...)


Democracia, por Inês Vidal »  2019-06-19 

Somos todos pela democracia. Menos quando ganha quem não queremos. Esta coisa da democracia tem que se lhe diga. Que o diga eu que, nunca falhando a umas eleições, nunca vi ganhar nenhumas. Fica sempre um sabor amargo na boca, uma angústia de não ver ganhar quem se quer. O parabenizar o vencedor, como se aceitássemos justo o resultado que não escolhemos, como se não question&aacu... (ler mais...)


O porco »  2019-04-20 

Sentei-me no café a tentar escrever este “vinte”. Erro. A ideia que trazia, rapidamente se confundiu com a voz que esganiçada me ecoava repetidamente ao ouvido, vinda de uma televisão em altos berros, a história do terror – muito terror – de um jovem, um homem e um cão.

Não consegui deixar de pensar no cão. Até que ponto seria importante para contextualizar... (ler mais...)


Lisboetas? »  2019-02-07 

Tento fazer este exercício: o que é que as pessoas que não conhecem Torres Novas ficaram a saber sobre o nosso concelho, depois de lerem o artigo publicitário disfarçado de reportagem, que saiu no sábado numa alegada revista, de um honrado semanário nacional? Ora bem.

Depois de saberem que Pedro Ferreira chegou à câmara como vice e passados pouquíssimos anos, mesmo po... (ler mais...)


Quim »  2019-01-28 

Sempre me poupou aos textos difíceis, mas deixou-me o pior de todos: este. Licenciei-me em jornalismo não sei bem porquê. A minha primeira escolha era filosofia. Também não sei bem porquê. Acho que a convivência com o professor Eduardo Bento me levou a isso, na altura. Cheguei ao Jornal Torrejano em 2002, com as minhas all star vermelhas calçadas, ainda sem saber muito bem ao certo se queria... (ler mais...)


Alheados »  2018-12-19 

Afastámo-nos da coisa pública. Por descrédito, por falta de tempo, por egoísmo. Seja por que motivo for, andamos tendencialmente longe de tudo o que diz respeito à gestão das nossos destinos e deixamos em mãos alheias as decisões da nossa vida. Votamos e descansamos no voto as decisões dos anos que se seguem. Ou, simplesmente, nem votamos. Uma tendência geral, mas que piora &... (ler mais...)


Mulheres »  2018-12-07 

São mulheres. São presidentes, directoras, empresárias, polícias, bombeiras, autarcas, entre tantas outras profissões ou actividades. Acima de tudo, são mulheres. Ocupam cargos que um dia foram tradicionalmente de homens, ou foram as primeiras a fazê-lo por estas bandas.

Ainda haverá lugares vedados a mulheres? Serão estas mulheres questionadas nas decisões que tomam ... (ler mais...)


Passa »  2018-10-12 

A Golegã auto intitula-se capital do cavalo. Veiga Maltez gostava de cavalos, havia cavalos na vila, sacou daquela da cartola e um dia disse: “cavalos são na Golegã”. A ideia pegou, vendeu e hoje já não é só o presidente que lhe chama assim. O Entroncamento nasceu da ferrovia. Não a inventou. Foi a ferrovia que inventou o Entroncamento. E em Portugal todos sabem onde fica, des... (ler mais...)


Slow journalism: o tempo da notícia* »  2018-09-26 

Há uma revolução a fazer-se. Devagarinho. Em papel e a cores. Defende o tempo e tudo o que tempo nos dá. Notícias com cabeça, tronco e membros. Princípio, meio e fim. Refuta os limites do “quem fez o quê, como, quando, onde e porquê”. Vai mais longe e exige saber que contexto levou a que o que aconteceu, acontecesse, e como irão os factos influenciar a vida de todo... (ler mais...)


Ética »  2018-08-29 

As novas tecnologias e a Internet - admirável mundo este que nos leva ao outro lado do globo num segundo - vieram mudar os nossos dias, rotinas, até o tom e a forma das nossas conversas. “O meio é a mensagem”, já anunciavam há muito alguns teóricos destas coisas da comunicação. As notícias na hora, todo um mundo outrora longínquo à nossa porta, a voz dos n... (ler mais...)


Espanhol »  2018-06-06 

A minha filha pedia-me hoje que a ajudasse a escolher um local e uma figura da nossa terra. Procurava uma resposta para um trabalho de estudo do meio. Lembrei-me do castelo, por conhecer o seu gosto pela história dos reis e rainhas de Portugal, mas quanto às figuras, andámos por ali as duas a deambular entre várias hipóteses, mas nenhum que nos arrebatasse de uma só vez. Quando me sento para escrever e... (ler mais...)


Maior quê? »  2018-05-17 

Quando criei pela primeira vez o meu e-mail pessoal havia uma coisa que me atormentava: a quantidade de e-mails disparatados que me chegavam. Uns a felicitar-me por ter ganho carros de alta cilindrada, outros, bem mais divertidos por sinal, a perguntar se eu estaria interessada em aumentar o tamanho do meu pénis. Como o carro acabava por nunca aparecer e a resposta à outra questão parece-me óbvia, rapidamente aprend... (ler mais...)


Sons bons »  2018-05-03 

Tenho esta coisa de achar que não sou capaz, de que não é para mim, que só os outros é que conseguem. É trabalhoso, não estou à altura, não tenho tempo, não sei como fazer. É uma fraca auto-estima que me acompanha. Ou apenas o ser portuguesa a correr-me no sangue.

Felizmente nem toda a gente pensa como eu. Arrisca, não deixa por mãos alheias, acr... (ler mais...)


Abrantes não! »  2018-04-04 

“Não me obriguem a trabalhar na urgência de Abrantes” podia ser, esta semana, a manchete do nosso jornal vizinho. Se, há uns tempos, a administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo se indignava com o jornal O Almonda pela sua reportagem “Não me levem para Abrantes”, hoje são os próprios profissionais de saúde – cerca de 90 enfermeiros e assist... (ler mais...)


Associativismo »  2018-02-15 

Tenho inúmeras vezes vontade de fugir de Torres Novas. Cansa-me o mesmo de sempre, o tudo igual. As mesmas caras, as mesmas políticas, os mesmos políticos, os mesmos problemas, os mesmos passeios, as mesmas vistas, os mesmos limites, e estes sempre tão curtos.

Mas quando penso no assunto percebo que talvez seja isso mesmo que me vá fazendo ficar por cá. Aquela proximidade que tem tanto de bom, ... (ler mais...)


Solidariedade »  2017-11-14 

Vivemos uma época em que somos todos um bocadinho, e cada vez mais, individualistas. Pensamos em nós e nos nossos, no que temos ou vamos precisar e alargamos a esfera da preocupação a quem nos pode ajudar a isso. Regra geral, somos assim.

Corremos muito, temos pouco, queremos mais. De nós e para nós. Mas há excepções. Ou esta coisa da geração rasca, que vale t... (ler mais...)


Vamos? »  2017-09-20 

Dizem que a idade é um posto e que quantos mais anos temos, mais nos negamos aos fretes, aos sapos engolidos, ao que os outros pensam de nós. Das duas uma: ou estou muito velha ou não quero imaginar como serei quando chegar aos 90. Tenho vindo a amadurecer esta intolerância contra terceiros, contra as opiniões, contra as situações que me fazem suspirar e pensar: “eu não tenho vida ou... (ler mais...)


Mensageiro »  2017-07-19 

Há por aí uns balofos a dizer à boca cheia que o Bloco de Esquerda comprou o Jornal Torrejano. Que fazemos campanha assumida por um dos partidos com lugar no executivo. Nem nisso são originais. Já o outro dizia que o JT era um pasquim comunista, um boletim da facção então mais à esquerda da mesa camarária.

Nós, claro, rimo-nos. E respondemos assim: que culpa t... (ler mais...)


Cartazes »  2017-06-06 

João Quaresma de Oliveira, candidato do PSD à Câmara Municipal de Torres Novas nas eleições de Outubro, “descruzou” os braços e já viu resultados por isso. Bateu o pé aos muitos cartazes de propaganda que o executivo de Pedro Ferreira andou a espalhar pela cidade, onde anunciava as obras a fazer ao abrigo do PEDU, e a Comissão Nacional de Eleições concordou... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2019-08-09  »  Ana Sentieiro Carteiro
»  2019-08-09  »  Jorge Carreira Maia Livros para férias
»  2019-08-09  »  Inês Vidal Bons Sons
»  2019-08-09  »  António Gomes À mulher de César não basta ser séria…
»  2019-08-23  »  Jorge Carreira Maia A greve dos motoristas