• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
Directora: Inês Vidal   |     Segunda, 15 de Outubro de 2018
Pesquisar...
Qui.
 23° / 11°
Períodos nublados com chuva fraca
Qua.
 22° / 12°
Períodos nublados com chuva fraca
Ter.
 23° / 12°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Inês Vidal

 

Passa »  2018-10-12 

A Golegã auto intitula-se capital do cavalo. Veiga Maltez gostava de cavalos, havia cavalos na vila, sacou daquela da cartola e um dia disse: “cavalos são na Golegã”. A ideia pegou, vendeu e hoje já não é só o presidente que lhe chama assim. O Entroncamento nasceu da ferrovia. Não a inventou. Foi a ferrovia que inventou o Entroncamento. E em Portugal todos sabem onde fica, des... (ler mais...)


Slow journalism: o tempo da notícia* »  2018-09-26 

Há uma revolução a fazer-se. Devagarinho. Em papel e a cores. Defende o tempo e tudo o que tempo nos dá. Notícias com cabeça, tronco e membros. Princípio, meio e fim. Refuta os limites do “quem fez o quê, como, quando, onde e porquê”. Vai mais longe e exige saber que contexto levou a que o que aconteceu, acontecesse, e como irão os factos influenciar a vida de todo... (ler mais...)


Ética »  2018-08-29 

As novas tecnologias e a Internet - admirável mundo este que nos leva ao outro lado do globo num segundo - vieram mudar os nossos dias, rotinas, até o tom e a forma das nossas conversas. “O meio é a mensagem”, já anunciavam há muito alguns teóricos destas coisas da comunicação. As notícias na hora, todo um mundo outrora longínquo à nossa porta, a voz dos n... (ler mais...)


Espanhol »  2018-06-06 

A minha filha pedia-me hoje que a ajudasse a escolher um local e uma figura da nossa terra. Procurava uma resposta para um trabalho de estudo do meio. Lembrei-me do castelo, por conhecer o seu gosto pela história dos reis e rainhas de Portugal, mas quanto às figuras, andámos por ali as duas a deambular entre várias hipóteses, mas nenhum que nos arrebatasse de uma só vez. Quando me sento para escrever e... (ler mais...)


Maior quê? »  2018-05-17 

Quando criei pela primeira vez o meu e-mail pessoal havia uma coisa que me atormentava: a quantidade de e-mails disparatados que me chegavam. Uns a felicitar-me por ter ganho carros de alta cilindrada, outros, bem mais divertidos por sinal, a perguntar se eu estaria interessada em aumentar o tamanho do meu pénis. Como o carro acabava por nunca aparecer e a resposta à outra questão parece-me óbvia, rapidamente aprend... (ler mais...)


Sons bons »  2018-05-03 

Tenho esta coisa de achar que não sou capaz, de que não é para mim, que só os outros é que conseguem. É trabalhoso, não estou à altura, não tenho tempo, não sei como fazer. É uma fraca auto-estima que me acompanha. Ou apenas o ser portuguesa a correr-me no sangue.

Felizmente nem toda a gente pensa como eu. Arrisca, não deixa por mãos alheias, acr... (ler mais...)


Abrantes não! »  2018-04-04 

“Não me obriguem a trabalhar na urgência de Abrantes” podia ser, esta semana, a manchete do nosso jornal vizinho. Se, há uns tempos, a administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo se indignava com o jornal O Almonda pela sua reportagem “Não me levem para Abrantes”, hoje são os próprios profissionais de saúde – cerca de 90 enfermeiros e assist... (ler mais...)


Associativismo »  2018-02-15 

Tenho inúmeras vezes vontade de fugir de Torres Novas. Cansa-me o mesmo de sempre, o tudo igual. As mesmas caras, as mesmas políticas, os mesmos políticos, os mesmos problemas, os mesmos passeios, as mesmas vistas, os mesmos limites, e estes sempre tão curtos.

Mas quando penso no assunto percebo que talvez seja isso mesmo que me vá fazendo ficar por cá. Aquela proximidade que tem tanto de bom, ... (ler mais...)


Solidariedade »  2017-11-14 

Vivemos uma época em que somos todos um bocadinho, e cada vez mais, individualistas. Pensamos em nós e nos nossos, no que temos ou vamos precisar e alargamos a esfera da preocupação a quem nos pode ajudar a isso. Regra geral, somos assim.

Corremos muito, temos pouco, queremos mais. De nós e para nós. Mas há excepções. Ou esta coisa da geração rasca, que vale t... (ler mais...)


Vamos? »  2017-09-20 

Dizem que a idade é um posto e que quantos mais anos temos, mais nos negamos aos fretes, aos sapos engolidos, ao que os outros pensam de nós. Das duas uma: ou estou muito velha ou não quero imaginar como serei quando chegar aos 90. Tenho vindo a amadurecer esta intolerância contra terceiros, contra as opiniões, contra as situações que me fazem suspirar e pensar: “eu não tenho vida ou... (ler mais...)


Mensageiro »  2017-07-19 

Há por aí uns balofos a dizer à boca cheia que o Bloco de Esquerda comprou o Jornal Torrejano. Que fazemos campanha assumida por um dos partidos com lugar no executivo. Nem nisso são originais. Já o outro dizia que o JT era um pasquim comunista, um boletim da facção então mais à esquerda da mesa camarária.

Nós, claro, rimo-nos. E respondemos assim: que culpa t... (ler mais...)


Cartazes »  2017-06-06 

João Quaresma de Oliveira, candidato do PSD à Câmara Municipal de Torres Novas nas eleições de Outubro, “descruzou” os braços e já viu resultados por isso. Bateu o pé aos muitos cartazes de propaganda que o executivo de Pedro Ferreira andou a espalhar pela cidade, onde anunciava as obras a fazer ao abrigo do PEDU, e a Comissão Nacional de Eleições concordou... (ler mais...)


Autárquicas »  2017-02-16 

Está dado o pontapé de saída para as eleições autárquicas, em Torres Novas. João Quaresma, líder da concelhia social-democrata, assume-se como candidato à Câmara Municipal, na frente de uma coligação com o CDS-PP, naquela que é uma tentativa de unir o eleitorado de direita. À sua frente deverá encontrar Pedro Ferreira, actual presidente da C... (ler mais...)


Multas »  2016-12-14 

O mês de Dezembro tem qualquer magia que torna as pessoas ainda mais consumistas que durante o resto do ano. Não há um dia, especialmente aos fins-de-semana, que não se sinta o reboliço de gente e mais gente em todos os mais que muitos hipermercados de Torres Novas. O mesmo não podem dizer os comerciantes do comércio local. (Sim, este assunto de novo  já velho e cada vez mais actual).... (ler mais...)


Fedor »  2016-09-22 

Era eu uma menina, lá para a década de 80, e fui com a minha educadora Bia repovoar o rio Almonda de peixinhos. Saíamos à data de uma crise ambiental que assolou o concelho durante tempo de mais e nos obrigou a fechar as janelas à qualidade de vida que conhecíamos.

Aquele foi apenas um gesto simbólico, um recomeço, uma esperança em tempos melhores, o devolver do rio à... (ler mais...)


Estratagemas »  2016-03-30 

O assunto já não é novo por estas linhas, mas apetece-me voltar a bater no ceguinho. Foi já aprovado em reunião de Câmara Municipal o taxamento do estacionamento na cidade de Torres Novas. Teoricamente, uma iniciativa que resulta de uma estratégia de valorização e revitalização do centro histórico. Adoro. Soa pomposo e pode ser que, dito assim, alguém acr... (ler mais...)


Espera »  2016-03-02 

Não há muito tempo, foram públicas notícias de agressões a profissionais de saúde na urgência do hospital de Torres Novas. Não é de espantar-me, a mim ou a alguém que já tenha tido o desprazer de passar umas horas na urgência, mesmo muito básica, deste hospital que tinha tanto para ser tão bom. Digo que não espanta, não por entender qu... (ler mais...)


Murcho »  2016-02-03 

Os comerciantes do centro da cidade há muito que se queixam da falta de estacionamento no centro histórico, apontando-a como uma das principais razões para a parca clientela que por ali pára. Desde Dezembro que o semi-enterrado Almonda Parque (não resisto chamar-lhe assim, porque além de ser a sua correcta designação, a atribuição daquele nome não deixa de ser uma ver... (ler mais...)


Piropo »  2016-01-06 

Quem me conhece, sabe que sempre fui refilona. Estou melhor agora – ou não, dependendo do ponto de vista. Esta coisa toda dos piropos e respectiva punição deixa-me algo nostálgica. Em primeiro lugar porque, graças à minha fama de respondona ou ao avançar da idade, que já deixa marcas, os piropos na rua para com a minha pessoa surgem hoje em menor número (se bem que uma vez po... (ler mais...)


Mono »  2015-12-17 

Posso arrepender-me ainda do que estou a dizer. Estes desabafos têm destas coisas – às vezes somos obrigados a dar a mão palmatória, porque o tempo nos acaba por mostrar que não tínhamos razão e que afinal sempre houve uma estratégia muito bem definida e genial por trás da coisa em questão. Nós é que não a havíamos percebido. O edifíci... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 10 dias)
»  2018-10-12  »  Jorge Carreira Maia The Times They Are A-Changin`
»  2018-10-12  »  Juvenal Silva Como prevenir e tratar infeções urinárias
»  2018-10-12  »  Miguel Sentieiro Venha daí um refrigerante fresquinho!