• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 29 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 17° / 8°
Céu nublado com chuva fraca
Ter.
 20° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
Seg.
 19° / 9°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Opinião...

 


Uma oportunidade para a direita »  2015-11-28  »  Jorge Carreira Maia

A derrota eleitoral da coligação PSD/CDS e o novo governo de António Costa são uma oportunidade para a direita – nomeadamente, o PSD – se repensar e se reposicionar no tabuleiro político.
(ler mais...)


Três notas em vésperas de novo Governo »  2015-11-24  »  Jorge Salgado Simões

Passado. O governo da coligação PSD/PP recebeu o país com as contas públicas num estado calamitoso. Foram imensos os tiros no pé na governação, os casos, os fiascos, os equívocos, a negação à matriz reformadora do PSD, sobretudo se considerada a maioria parlamentar de suporte à coligação, que teria possibilitado muito mais.
(ler mais...)


Fundamentalismo, um problema de conhecimento »  2015-11-21  »  Jorge Carreira Maia

Como é que o Ocidente não se apercebeu da emergência do fundamentalismo islâmico? – pergunta-se. A resposta que me parece mais pertinente centra-se na incapacidade ocidental para, primeiro, identificar o fenómeno e, segundo, para o interpretar e compreender, depois de o ter identificado.
(ler mais...)


A normalidade da anormalidade. Talvez um dia… »  2015-11-18  »  Maria Augusta Torcato

O que é a normalidade? O que é a anormalidade? De base antitética, são representações ou estados que se fundiram. A normalidade tornou-se anormalidade. A anormalidade tornou-se normalidade.

Tudo ou quase tudo pode ser normal.
(ler mais...)


Mutualismo »  2015-11-18  »  Inês Vidal

É mais um passo - de gigante diga-se - na história do Montepio de Nossa Senhora da Nazaré: desde terça-feira que é possível realizar colonoscopias com anestesia nas instalações da instituição torrejana.
(ler mais...)


E assim se quer que a classe política seja respeitada… »  2015-11-18  »  João Quaresma

Já vamos com tempo passado suficiente para podermos recordar que as eleições legislativas ocorreram no passado dia 04 de Outubro de 2015. Mais de um mês passou, em os que votaram escolheram o seu futuro.

Percorrida que foi toda uma legislatura, os portugueses chamados às urnas de voto, depois de todos os sacrifícios, depois de tão severa austeridade, depois de muitos dias, semanas e meses com dificuldades acrescidas por tão elevados cortes, expressaram a sua vontade pelo voto.
(ler mais...)


Paris, a razão e os pretextos »  2015-11-14  »  Jorge Carreira Maia

Os acontecimento de ontem, sexta-feira, em Paris deixaram os ocidentais, mais uma vez, perplexos. E a perplexidade, tantas vezes repetida, é o sintoma, o terrível sintoma, de uma profunda incompreensão do fenómeno com que estamos confrontados.
(ler mais...)


O que me vai na (c)alma »  2015-11-13  »  Adelino Pires

Por vezes sou assim. Quando uns saltam, eu sento-me. Quando uns gritam, eu calo-me.
Ouço que se vive um momento histórico. Que, pela primeira vez, a soma das partes vale mais que o seu todo e que o menor múltiplo comum será o máximo.
(ler mais...)


SEM SOMBRAS DE GREY »  2015-11-13  »  José Ricardo Costa

Se é verdade que embirro com a ideia de uma educação sexual, em cuja raiz se encontra uma visão racional e científica do sexo, não embirro menos com a totalitária ideologia sexual com que somos permanentemente doutrinados e catequizados através de uma comunicação social, seja esta mais séria ou menos séria, que mais parece ser escrita por pessoas que saíram de uma penitenciária, depois de 5 anos de abstinência.
(ler mais...)


Johny Espanhol... »  2015-11-10  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia