• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 03 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 20° / 12°
Céu nublado
Dom.
 23° / 14°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Sáb.
 23° / 9°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  22° / 7°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Naturopatia: a medicina do estilo de vida (II)

Opinião  »  2016-02-17  »  Juvenal Silva

"NATURALLYS"

Incompatibilidades

Comumente, geramos substâncias irritantes no organismo quando utilizamos vários tipos de alimentos na mesma refeição, devido à incompatibilidade bioquímica entre alguns desses alimentos. Essa situação, a médio e longo prazo, causa intoxicação do sangue, abrindo espaço para que surjam disfunções. Para que essas desordens metabólicas não ocorram, o ideal num prato de comida deverá ter uma composição semelhante ao seguinte exemplo: Proteína: 10% de carne branca, peixe, tofu, outras; Carboidratos: 20% de arroz, batata ou macarrão; Vitaminas: 70% de vegetais, como brócolo, cenoura, beterraba, cebola, abóbora.

Este exemplo será tanto para o almoço como para o jantar e, obviamente, variado e de acordo com os gostos de cada indivíduo, sempre regulado por estas elementares regras, de forma prática e saudável:
- Não misturar doces com salgados, nem frutas com verduras;
- Dar espaço de 2 horas até deitar após terminar o jantar;
- Evitar de ingerir produtos industrializados que contenham aditivos ou conservantes como bolachas, doces, refrigerantes, charcutaria e outros porque contêm aditivos químicos perniciosos;
- Evitar de beber líquidos durante as refeições;
- Evitar todo o tipo de fritos;
- Não comer apressadamente e procurar mastigar bem os alimentos antes de engolir;
- Evitar não significa nunca fazer, mas ser sábio e moderado.

Um dos problemas mais sérios dos produtos industrializados que ingerimos é o uso excessivo de toxinas e que se vão acumulando no organismo, provocando vários tipos de desordens e doenças.

O equilíbrio é fundamental para o bem estar físico e mental e, quanto maior for o desequilíbrio, maiores serão os distúrbios orgânicos e reduzida a força vital, ou seja o vitalismo, a energia que dá sustentação a todos os seres vivos.

O jejum é um dos recursos mais valiosos na desintoxicação geral do organismo, uma técnica usada na Naturopatia para purificar o corpo e, que consiste no processo de desassimilação, retirando as toxinas e os despojos alojados no corpo, harmonizando profundamente a atividade orgânica.

A par do jejum, o banho vital é um dos mais poderosos recursos da hidroterapia para os distúrbios digestivos, circulatórios e do sistema nervoso. O banho vital favorece o aumento do número de glóbulos vermelhos, descongestiona o cérebro e pulmões, moderando a temperatura interna. As plantas medicinais, os suplementos alimentares, são meramente coadjuvantes no tratamento naturopático, porque o equilíbrio orgânico depende do estilo de vida que se pratica.

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia