• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 19 Março 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 28° / 13°
Períodos nublados
Qui.
 24° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qua.
 21° / 8°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  22° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Estatuto Editorial


O Jornal Torrejano é um periódico de informação local e regional, vocacionado para a cobertura noticiosa e jornalística da realidade social, económica, política e cultural do concelho de Torres Novas e dos municípios vizinhos.

O Jornal Torrejano é uma publicação totalmente independente de quaisquer forças ou grupos de pressão, sejam eles políticos, religiosos ou outros, e assume-se claramente como instrumento local de escrutínio e de vigilância sobre forças e interesses das instituições políticas, económicas, religiosas e outras, em tudo o que se sobreponha ou ponha em causa o interesse público.

O Jornal Torrejano rege-se exclusivamente pelos princípios de verdade e rigor jornalístico, da aceitação da diversidade de opiniões e do pluralismo, da democracia e dos direitos dos cidadãos, no respeito pelos princípios deontológicos da imprensa e pela ética jornalística, de modo a não prosseguir apenas fins comerciais, e a não abusar da boa fé dos seus leitores.

No entanto, e em termos de estilo e de estética, o Jornal Torrejano assume que, no exercício do escrutínio dos assuntos de interesse público, sejam eles quais forem, poderá fazer uso de uma linguagem irónica e crítica, cáustica e mordaz, humorística e desconcertante, fazendo dessa atitude a sua marca de água editorial e a singularidade do seu posicionamento enquanto órgão de comunicação social.

O tratamento jornalístico das matérias, tendo sempre por base um núcleo factual inamovível, não se rege pelo canon, geralmente aceite, do isolamento dos factos em si mesmos, admitindo-se por isso o comentário e o juízo de valor assumido, levando às últimas consequências essa verdade maior de que não existem notícias e abordagens quimicamente puras e assépticas.

O Jornal Torrejano é, por isso, um jornal de causas e assume essa condição perante os leitores: a defesa radical da democracia, da verdade e da transparência, a afronta aos poderes instituídos e a defesa dos cidadãos e da cidadania, sobretudo nas situações e contextos em que essa cidadania é violentada e agredida pelos poderes instalados.

A par da matéria noticiosa, Jornal Torrejano é uma publicação aberta a todas a correntes de opinião e formas de expressão, identificando sempre claramente cronistas e outros colaboradores que, a convite do jornal, veiculem posições e opiniões próprias de natureza política ou outra.

As opiniões políticas ou outras, expressas por cronistas e demais colaboradores, convidados pelo jornal, não vinculam o jornal no seu todo nem se confundem com a sua orientação editorial.

Finalmente, o Jornal Torrejano pretende contribuir para a formação de uma opinião pública forte, esclarecida e crítica.


Estatuto Editorial aprovado em 1994 com alterações introduzidas em 2016