• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 12 Abril 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 22° / 13°
Céu nublado com chuva fraca
Qua.
 24° / 12°
Céu nublado com chuva fraca
Ter.
 23° / 12°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  23° / 9°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

João Carlos Lopes

 

O CRIT já não é de todos os torrejanos - joão carlos lopes »  2021-04-08 

Durante décadas, todos os torrejanos ajudaram no que puderam o CRIT, uma obra social que granjeou a estima de todos os cidadãos e empresários, e foram muitos, que sempre disseram sim a todas e quaisquer formas de ajuda em prol da aventura iniciada em 1975. Transversal a pessoas de todas as sensibilidades políticas, o CRIT era uma construção de todos os torrejanos, no sentido em que todos lhe queriam co... (ler mais...)


Peixes e pombos ou a civilização a andar para trás - joão carlos lopes »  2021-03-23 

Dir-se-ia, de uma câmara socialista, esperar que se perseguissem os valores e ideais que aqui e ali, somados, vão concorrendo para um mundo melhor e para uma relação mais harmoniosa e avançada entre todos e tudo o que habita uma casa comum que é o território natural de um pequeno concelho. Em que o paradigma do “humano”, herança da secular cegueira antropocêntrica, seja u... (ler mais...)


Álvaro Cunhal, os 100 anos do PCP e a toponímia torrejana »  2021-03-06 

No dia 30 de Junho de 1992 assisti com redobrado interesse à reunião pública da Câmara Municipal de Torres Novas, órgão então formado por Arnaldo Santos, presidente, e pelos vereadores Joaquim Venâncio e Manuela Tolda (PSD), Manuel Piranga Faria, Vítor Gama Henriques e José Carlos Nascimento (PS), e António Antunes Canais (PCP).

O interesse advinha do facto de, ... (ler mais...)


O TGV, o Ribatejo e o futuro das regiões - joão carlos lopes »  2021-01-12 

Foi paradigmático o facto de, aquando da confirmação (pela enésima vez) da intenção do Governo em avançar com o TGV Lisboa/Porto, as únicas críticas, reparos ou protestos de autarcas da região terem tido por base a habitual choraminga do “também queremos o comboio ao pé da porta”.

Na realidade, em Santarém e outras cidades, logo se ra... (ler mais...)


Uma cidade à espera de si própria - joão carlos lopes »  2020-07-18 

1. Ser cidade não vale um caracol, não acrescenta uma vírgula a nenhum campeonato. Em Portugal, “cidade” não é nenhuma categoria político-administrativa, tratando-se de um título meramente honorífico. Honorífico, mas pouco, pois se a distinção pudesse conter em si alguma virtualidade, logo em 1982 os autarcas e os políticos portugueses trataram de a... (ler mais...)


São Pedro, o Ferreira, pesando as almas - joão carlos lopes »  2020-06-19 

Na reunião camarária do passado dia 2 de Junho, a respeito de mais uma trapalhada relacionada com o apoio unilateral da maioria socialista ao jornal “O Almonda”, uma vereadora dizia que se sentia enganada e mais disse que o PS, que tinha votado a favor, também devia sentir-se enganado. Eis a resposta do presidente da câmara, que fica para os anais da administração autárquica em Portug... (ler mais...)


Agora era a cores - joão carlos lopes »  2020-05-25 

A tabacaria Central era uma grande casa, três andares com centenas de produtos: papeis, livros, canetas, brinquedos, jogos, carrinhos de miniatura, um nunca mais acabar de coisas que nos enchiam os olhos em tantas salas, escadarias e corredores forrados de novidades. Havia sempre surpresas a encontrar, o mundo todo naquela loja. Quando fechou, pensava-se que era só a Tabacaria Central a fechar.

Pensava-se também que... (ler mais...)


E agora? por João Carlos Lopes »  2020-04-21 

Depois de loucos 20 anos e de centenas e centenas de milhões de euros de investimento em escolas, piscinas, bibliotecas, centros escolares, pavilhões, centro de congressos, hospitais e centros de saúde, estradas e centros culturais, mercados e jardins, parques e viadutos, rotundas e avenidas, temos um território em perda de densidade, temos o “interior” já aqui, a 50 km do mar em linha recta e a 5... (ler mais...)


Barbárie ou bem comum »  2020-04-05 

O perigoso anarquista e cripto-comunista Papa Francisco já tinha dito e vem dizendo, desde 2013, que “esta economia mata”. Mais recentemente, na saudação ao Ano Novo e falando de paz, desmascarou a hipocrisia dos países e governantes que enchem a boca de paz e todos os anos aumentam escandalosamente as despesas com armamento e com os seus exércitos.

Outro esquerdista infiltrado no Vaticano... (ler mais...)


Por este lado é que vamos, por João Carlos Lopes »  2019-10-02 

1. Políticas nacionais, aqui e ali mais impostas a nível local por opção dos próprios, devastaram as economias locais das pequenas cidades e vilas do país. O comércio local e grande parte dos serviços foram fustigados e depois engolidos pelos grandes grupos nacionais ou trans-nacionais, remetendo as cidades e vilas portuguesas a pouco mais que cenários onde nada se passa. Reina o s... (ler mais...)


O nome da terra, por João Carlos Lopes »  2019-09-06 

É sintomático que, em tempo de eleições, nenhum dos partidos tenha dito uma palavra sobre essa vaca sagrada que é o futebol e sobretudo acerca do estado de guerra em que as claques dos “três grandes” transformam as terras por onde passam. Portugal é o único país da Europa onde se assiste a esse espectáculo indecoroso de centenas de agentes, com todos os recursos d... (ler mais...)


Coesão »  2018-10-27 

A criação da província do Ribatejo, em 1936, surgiu na sequência de movimentações das “forças vivas” de toda uma vasta região que, grosso modo, vai de Vila Franca a Abrantes, e cujo potencial económico (a agricultura, sobretudo, mas já os grandes polos industriais emergentes), enunciava razões de sobra para um “destaque” face à imensa e d... (ler mais...)


Por este rio »  2018-01-18 

O Rio Tejo (o vale do Tejo, a linha do Tejo, o território adjacente, o percurso português do Tejo) é porventura o recurso natural e o pedaço de território nacional potencialmente mais rico que temos, dada a diversidade dos seus elementos constitutivos: paisagísticos, pedológicos, agrários e agrícolas, hidrográficos, etnográficos, etc.

Foi sempre a maior estrada... (ler mais...)


BENDITOS OS PEIXES DO AZUL ( há 30 anos o Zeca emalou a trouxa e zarpou) »  2017-02-23 

Pelos 14 anos, quando me meti nas militâncias revolucionárias logo a seguir ao dia inicial, mais que as ideologias e as cartilhas, vejo eu agora, havia uma espécie de programa poético que em fundo embalava gestos e ousadias, esperanças e coragens: pelas praias do mar nos vamos à procura da manhã clara. Eram palavras e música, uma mão cheia de músicas e poemas que me impressio... (ler mais...)


O PEDU segundo Mateus, o augusto »  2017-02-16 

“Torres Novas.pt- ponte para todos” será, muito provavelmente, o último trabalho deste cariz, feito nesta autarquia, com vista à definição de uma estratégia global para o concelho na perspectiva de candidaturas comunitárias”: eram estas as palavras de António Rodrigues a abrir o prefácio do plano estratégico 2007/2015, elaborado pela empresa do ex-ministro ... (ler mais...)


Será que não damos mais que isto? »  2017-01-05 

Nos idos da década de oitenta do século passado, muito do que se debateu sobre Torres Novas teve lugar na velha galeria Maria Lamas. Por ali passaram arquitectos, urbanistas e ambientalistas, gente como Gonçalo Ribeiro Teles ou Carlos Pimenta marcaram presença em activas discussões sobre o futuro de Torres Novas. Ontem, como hoje, se falava na necessidade de integrar a memória no que se planeia e na ur... (ler mais...)


Folclore »  2017-01-04 

Todos os anos, ano após ano e sempre nesta data, aqui se noticiam ou se abordam, de algum modo, as festas de aniversário dos ranchos folclóricos de Torres Novas e de Riachos, fundados exactamente no mesmo ano e que, daqui a nada, celebrarão a data redonda das seis décadas.

Se, no caso das bandas filarmónicas, se desenrolou um feliz processo de adequação aos tempos modernos (s&oacu... (ler mais...)


Hasta nunca comandante »  2016-11-29 

Mesmo sem termos lido ensaios e sebentas que caracterizavam o comunismo soviético como uma deriva histórica dos despotismos asiáticos (e como estávamos nós longe dessas subtilezas ideológicas, que queríamos era uma revolução interior de festa, alegria, música e miúdas), não deixávamos de pressentir, contudo, que aquele comunismo desbotado plasmado nas im... (ler mais...)


Milhões »  2016-11-02 

Não, não é uma brincadeira. É coisa séria dizer-se que o orçamento municipal de um concelho de 35 mil habitantes é, grosso modo, o ordenado-base mais os prémios de jogo de seis meses do Ronaldo no Real Madrid. Soa bem? Não, não soa nada bem.

Como não soa bem que o director de um banco público se prepare para ir ganhar mais de 300 vezes do ganham milhare... (ler mais...)


O ouro ao bandido »  2016-09-21 

Na recente vinda do secretário de Estado do Ambiente a Torres Novas, o presidente da câmara anunciava, a destempo, que a autarquia iria limpar a ribeira da Boa Água. Na altura, pensou-se que se tratava de uma daquelas coisas que se dizem a quente. Mas não: na manifestação de sexta-feira, Pedro Ferreira renovou a intenção, sem antes dizer que a câmara não tem competências... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2021-04-08  »  João Carlos Lopes O CRIT já não é de todos os torrejanos - joão carlos lopes
»  2021-03-23  »  João Carlos Lopes Peixes e pombos ou a civilização a andar para trás - joão carlos lopes
»  2021-03-20  »  José Ricardo Costa A Rosa do Nome - josé ricardo costa
»  2021-03-20  »  Jorge Carreira Maia A arte do possível - jorge carreira maia
»  2021-03-20  »  Carlos Paiva São rosas, senhor - carlos paiva