• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 19 Março 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 28° / 13°
Períodos nublados
Qui.
 24° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qua.
 21° / 8°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  22° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

João Carlos Lopes

 

Ladrões de bicicletas e outras fitas em cartaz - joão carlos lopes »  2024-01-11 

1. No Entroncamento, uma terra que noutras gerações teve grande tradição no uso da bicicleta – já não há centenas de operários a pedalar para as oficinas - passou-se o mesmo que cá na terrinha: o projecto das bicicletas eléctricas foi suspenso ao fim de 15 dias, fustigado por mau uso do material, avarias persistentes e sobretudo actos de vandalismo. Não há... (ler mais...)


Nascente do Almonda: uma Câmara fraca com os fortes - joão carlos lopes »  2023-08-14 

1.Em Julho do ano passado, todas as forças políticas representadas na Assembleia Municipal de Torres Novas aprovaram uma recomendação à Câmara Municipal no sentido de o executivo encetar com a Renova um diálogo com vista a melhorar o acesso público à nascente do Rio Almonda. A petição, transformada em recomendação, chegou àquele órgão... (ler mais...)


A “piscina de verão” e a batota política do sistema - joão carlos lopes »  2023-07-14 

1. A posição, em peso, manifestou-se contra o projecto de “piscina de verão” que a maioria socialista torrejana quer impor para junto das piscinas de Inverno. Os argumentos estão por aí, vertidos em crónicas de opinião e comunicados políticos. Registe-se que, caso raro, foi entregue ao presidente da Câmara uma petição assinada por 300 pessoas de vári... (ler mais...)


A pila do Cutileiro e as oliveiras dos pastorinhos - joão carlos lopes »  2023-06-17 

1. Reina por aí uma espécie de loucura que, apesar dos tempos pré-apocalípticos que vivemos (guerra mundial mitigada, colapso ecológico iminente, derrocada do sistema, em “crises” permanentes, cada vez mais próxima), ultrapassa o imaginável. A doença que criou os trumpismos mentais por este mundo alastra imparável e parece não conhecer limites naquele sintoma mai... (ler mais...)


O burro da Cardiga - joão carlos lopes »  2023-05-24 

Vertendo a prosápia para politicamente correcto, e como assegura dito antigo, mais depressa se apanha uma pessoa dada a fantasias e à deturpação da realidade do que um cidadão com deficiência ao nível da locomoção. Vem, a propósito, o caso de um autarca, que há pouco tempo e na companhia de uma dúzia de outros autarcas, terçou armas pela urgência de... (ler mais...)


Torres Novas: capital da falsificação da história (agora é o mutualismo) - joão carlos lopes »  2023-03-02 

Têm-se sucedido, sem parança, escritos aqui e ali, agora repisados pelas chamadas redes sociais, onde se repetem intrujices sobre a história de Torres Novas que exercem o efeito nefasto de enganar os incautos e de deformar as cabecinhas, principalmente da gente mais nova, doutrinada com uma série patetices que alguns pensam tratar-se de História.

Os frades Bernardo de Brito e António Brand&atild... (ler mais...)


Uma história mal contada - joão carlos lopes »  2022-12-08 

Admitamos então que o presidente da Câmara foi apanhado de surpresa com a demolição das chaminés da antiga António Alves, empreitada devidamente aprazada para um sábado, manhã cedo, fazendo a empresa tábua rasa da semana inglesa há tanto tempo arreigada nos nossos costumes.

Admitamos também que, com o desenvolver dos trabalhos de terraplanagens que decorriam h&... (ler mais...)


“O Almonda” e a história de Torres Novas - joão carlos lopes »  2022-11-12 

“O Almonda” passa presentemente por uma crise de sobrevivência e meia dúzia de vozes tem-se levantado publicamente em defesa da continuidade do jornal. Atitude legítima e compreensível. Nada há de censurável ou criticável neste propósito. Não é esse o tema. O que é altamente contestável é a justificação apresentada para a defesa ... (ler mais...)


Via circular, piscinas, Fábrica Grande: isto anda tudo ligado - joão carlos lopes »  2022-11-08 

Como se recorda na edição de papel deste jornal, há 20 anos o vereador do PSD, Octávio Oliveira, em sede de debate sobre a construção do viaduto de Rio Frio, dizia que a circular como prolongamento da avenida, uma circular interior, era um “erro estratégico”, e que devia optar-se pela construção de uma circular exterior, aquela que agora é uma necessidade prement... (ler mais...)


Aeroporto de Casével: os autarcas e nós, os palhaços - joão carlos lopes »  2022-10-23 

O modo como os autarcas, de um modo geral, tratam os concelhos que gerem, como se se tratasse de uma coutada pessoal em que se atira politicamente à lebre, à raposa e tudo o que mexe, sem tratar de ouvir, ao menos tentar ouvir, as pessoas que são a razão de ser do seu desempenho, começa a ganhar foros de demência.

Vamos por partes: uma maioria absoluta de votos dá legitimidade para que um... (ler mais...)


Não há um adulto na sala? - joão carlos lopes »  2022-09-21 

A cena da imagem é uma carrinha de pronto-socorro que queria ir para os lados de São Pedro. Não podendo (teria de voltar em direcção ao largo da Botica, Rotunda, rua do Nogueiral, largo do Caldeirão, fazer toda avenida, isto é, correr a cidade toda) – por isso, tentou pela rua da Trindade, mas teve de voltar para trás. Pois é isso: como mesmo um cego pode constatar, a rua da ... (ler mais...)


A lixeira da vergonha - joão carlos lopes »  2022-09-12 

Nos últimos trinta anos, o rio Almonda tem sido vítima da demagogia, do desprezo e da hipocrisia de uma maioria que, há décadas, enche discursos, profissões de fé de bater no peito e manifestos eleitorais com o “amor ao nosso rio Almonda”. Na hora da verdade, e já se passaram muitas horas da verdade desde 1994, o rio Almonda, mesmo em troços urbanos, continua como sempre tem e... (ler mais...)


O vinho de Almeirim e os “políticos de Lisboa” - joão carlos lopes »  2021-09-20 

Arreliado com a legislação que exige alguma contenção aos autarcas em funções, no que diz respeito à difusão de informação relacionada com obras, inaugurações e outras iniciativas durante o período eleitoral, o presidente da Câmara de Almeirim disse que a culpa é dos “políticos de Lisboa”, que fazem leis que só lan&... (ler mais...)


O CRIT já não é de todos os torrejanos - joão carlos lopes »  2021-04-08 

Durante décadas, todos os torrejanos ajudaram no que puderam o CRIT, uma obra social que granjeou a estima de todos os cidadãos e empresários, e foram muitos, que sempre disseram sim a todas e quaisquer formas de ajuda em prol da aventura iniciada em 1975. Transversal a pessoas de todas as sensibilidades políticas, o CRIT era uma construção de todos os torrejanos, no sentido em que todos lhe queriam co... (ler mais...)


Peixes e pombos ou a civilização a andar para trás - joão carlos lopes »  2021-03-23 

Dir-se-ia, de uma câmara socialista, esperar que se perseguissem os valores e ideais que aqui e ali, somados, vão concorrendo para um mundo melhor e para uma relação mais harmoniosa e avançada entre todos e tudo o que habita uma casa comum que é o território natural de um pequeno concelho. Em que o paradigma do “humano”, herança da secular cegueira antropocêntrica, seja u... (ler mais...)


Álvaro Cunhal, os 100 anos do PCP e a toponímia torrejana »  2021-03-06 

No dia 30 de Junho de 1992 assisti com redobrado interesse à reunião pública da Câmara Municipal de Torres Novas, órgão então formado por Arnaldo Santos, presidente, e pelos vereadores Joaquim Venâncio e Manuela Tolda (PSD), Manuel Piranga Faria, Vítor Gama Henriques e José Carlos Nascimento (PS), e António Antunes Canais (PCP).

O interesse advinha do facto de, ... (ler mais...)


O TGV, o Ribatejo e o futuro das regiões - joão carlos lopes »  2021-01-12 

Foi paradigmático o facto de, aquando da confirmação (pela enésima vez) da intenção do Governo em avançar com o TGV Lisboa/Porto, as únicas críticas, reparos ou protestos de autarcas da região terem tido por base a habitual choraminga do “também queremos o comboio ao pé da porta”.

Na realidade, em Santarém e outras cidades, logo se ra... (ler mais...)


Uma cidade à espera de si própria - joão carlos lopes »  2020-07-18 

1. Ser cidade não vale um caracol, não acrescenta uma vírgula a nenhum campeonato. Em Portugal, “cidade” não é nenhuma categoria político-administrativa, tratando-se de um título meramente honorífico. Honorífico, mas pouco, pois se a distinção pudesse conter em si alguma virtualidade, logo em 1982 os autarcas e os políticos portugueses trataram de a... (ler mais...)


São Pedro, o Ferreira, pesando as almas - joão carlos lopes »  2020-06-19 

Na reunião camarária do passado dia 2 de Junho, a respeito de mais uma trapalhada relacionada com o apoio unilateral da maioria socialista ao jornal “O Almonda”, uma vereadora dizia que se sentia enganada e mais disse que o PS, que tinha votado a favor, também devia sentir-se enganado. Eis a resposta do presidente da câmara, que fica para os anais da administração autárquica em Portug... (ler mais...)


Agora era a cores - joão carlos lopes »  2020-05-25 

A tabacaria Central era uma grande casa, três andares com centenas de produtos: papeis, livros, canetas, brinquedos, jogos, carrinhos de miniatura, um nunca mais acabar de coisas que nos enchiam os olhos em tantas salas, escadarias e corredores forrados de novidades. Havia sempre surpresas a encontrar, o mundo todo naquela loja. Quando fechou, pensava-se que era só a Tabacaria Central a fechar.

Pensava-se também que... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-02-22  Este mundo e o outro - joão carlos lopes
»  2024-02-28  »  Hélder Dias O Flautista de Hamelin...
»  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato
»  2024-02-22  »  Maria Augusta Torcato Memória: papel ou impacto em nós - maria augusta torcato
»  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia A crise das democracias liberais - jorge carreira maia