• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 23 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 20° / 11°
Céu nublado
Qua.
 24° / 10°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Opinião...

 


Mono »  2015-12-17  »  Inês Vidal

Posso arrepender-me ainda do que estou a dizer. Estes desabafos têm destas coisas – às vezes somos obrigados a dar a mão palmatória, porque o tempo nos acaba por mostrar que não tínhamos razão e que afinal sempre houve uma estratégia muito bem definida e genial por trás da coisa em questão.
(ler mais...)


Insónias e distúrbios do sono »  2015-12-14  »  Juvenal Silva

Quando a insónia começa a ser frequente, a resposta pode estar na alimentação.

Que alimentos deveremos privilegiar à noite?

Será de evitar o jantar para adormecer melhor e ter um sono mais tranquilo?

Sabemos que a serotonina é um neurotransmissor do cérebro que regula o início do sono e as diferentes fases do sono.
(ler mais...)


Uma estranha nostalgia de Natal »  2015-12-11  »  Jorge Carreira Maia

A noite de Natal aproxima-se velozmente. E essa aproximação traz-me uma angústia e uma estranha nostalgia. A angústia é fácil de explicar e reside nos presentes que me faltam comprar.
(ler mais...)


Cabelos brancos: assunção ou moda? »  2015-12-02  »  Maria Augusta Torcato

Os cabelos brancos tornaram-se (-me) mais visíveis. Ou é porque há mais gente com idade para cabelos brancos, ou é porque muitas das pessoas de cabelos brancos deixaram de os pintar de outra cor; ou é porque os cabelos brancos passaram a assumir-se e a aceitar-se como os cabelos de outras cores, ou é porque é moda, ou então é porque, tão simplesmente, eu sou uma pessoa com cabelos brancos que deixou de os pintar e a ação de me olhar me devolve a imagem dos cabelos brancos.
(ler mais...)


A Aplicação »  2015-12-02  »  Helder Simões

Nos últimos anos tem-se verificado um avanço galopante da miopia em virtude da observação excessiva de écrans de computadores, telemóveis, etc. Na miopia verifica-se um crescimento excessivo do eixo antero-posterior do globo ocular, fazendo com que a incidência das imagens/luz se afaste do ponto pré-determinado ao nível da retina (a mácula).
(ler mais...)


Negócios »  2015-12-02  »  António Gomes

Os negócios são parte da vida das empresas, das pessoas, das instituições, os negócios são parte integrante da economia, podemos dizer que a troca de bens implica negociar, é a normalidade.

Todos os negócios têm consequências para os envolvidos, menores ou maiores, depende se são “negócios grandes” “ou grandes negócios”.
(ler mais...)


Sinais dos tempos »  2015-12-02  »  João Carlos Lopes

Há pequenas notícias que, de tão vulgares e aparentemente merecedoras de pouca atenção, escondem brutalmente o sentido das coisas e o rumo deste nosso mundo, confuso e improvável. Na Meia Via, a antiga escola primária vai dar lugar a um lar de idosos, o termo que eufemisticamente inventámos para arrumar as pessoas em estado social terminal.
(ler mais...)


Um país liberal? »  2015-12-02  »  Jorge Carreira Maia

Alguém convenceu Passos Coelho de que tinha uma missão providencial. O actual presidente do PSD não compreendeu que fora apenas eleito para pôr cobro aos desmandos de José Sócrates e não para uma aventura milenarista.
(ler mais...)


Uma oportunidade para a direita »  2015-11-28  »  Jorge Carreira Maia

A derrota eleitoral da coligação PSD/CDS e o novo governo de António Costa são uma oportunidade para a direita – nomeadamente, o PSD – se repensar e se reposicionar no tabuleiro político.
(ler mais...)


Três notas em vésperas de novo Governo »  2015-11-24  »  Jorge Salgado Simões

Passado. O governo da coligação PSD/PP recebeu o país com as contas públicas num estado calamitoso. Foram imensos os tiros no pé na governação, os casos, os fiascos, os equívocos, a negação à matriz reformadora do PSD, sobretudo se considerada a maioria parlamentar de suporte à coligação, que teria possibilitado muito mais.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia