• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 29 Março 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 16° / 7°
Céu nublado com chuva fraca
Dom.
 16° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 15° / 6°
Céu nublado com chuva moderada
Torres Novas
Hoje  16° / 8°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Opinião...

 


JFK e o Lixo em Maputo »  2016-06-17  »  Ricardo Jorge Rodrigues

Não perguntes o que a tua pátria pode fazer por ti. Pergunta o que podes fazer pela tua pátria”. A citação é atribuída a John F. Kennedy aquando da sua tomada de posse como presidente dos EUA, em Janeiro de 1961, mas a verdade é que tal aforismo remonta ao início do século XX e era utilizada em cartazes de propaganda bélica durante a I Guerra Mundial.
(ler mais...)


Homo Trumpicus »  2016-06-14  »  Hélder Dias

Crónicas de África - Terás tu, para quem te ama:Paz, Amor, Verdade? »  2016-06-05  »  Ricardo Jorge Rodrigues

Escrevo estas linhas ouvindo na minha cabeça as vozes das inúmeras pessoas que me vão dizendo: “não escrevas sobre política, acontece-te como a espanhola, não te metas nisso”. A espanhola, resumidamente, enfrentou as forças governativas e foi convidada a sair de Moçambique.
(ler mais...)


O que fazer ao Glifosato »  2016-06-05  »  António Gomes

Face às desconfianças que existem na comunidade científica, face às dúvidas que existem nos decisores políticos, face às certezas das consequências deste herbicida na fauna e na flora, só há uma decisão acertada: proibir a sua utilização.
(ler mais...)


Alerta vermelho »  2016-06-05  »  João Carlos Lopes

Dados de 2015: nos concelhos do chamado “Médio Tejo” nasceram 1500 crianças e morreram quase 3500 pessoas, um saldo negativo de cerca de 1800. Cruamente, quer dizer que dentro de 20/30 anos Sertã, Ferreira ou Mação estão em processo de extinção demográfica já irreversível, Alcanena, Constância ou Abrantes não se podem rir muito, Ourém vai definhando gradualmente para Leiria e, sobretudo, o Entroncamento já entrou decisivamente na curva do envelhecimento.
(ler mais...)


Terás tu, para quem te ama; Paz, Amor, Verdade? »  2016-06-03  »  Ricardo Jorge Rodrigues

Escrevo estas linhas ouvindo na minha cabeça as vozes das inúmeras pessoas que me vão dizendo: “não escrevas sobre política, acontece-te como a espanhola, não te metas nisso”. A espanhola,
resumidamente, enfrentou as forças governativas e foi convidada a sair de Moçambique.
(ler mais...)


A Feira Quinhentista »  2016-06-02  »  Jorge Carreira Maia

Este ano o Município de Torres Novas leva a efeito, pelo sétimo ano consecutivo e no âmbito das Memórias da História, a recriação ficcional de um dos momentos importantes da história do concelho.
(ler mais...)


A virtude da humildade »  2016-05-20  »  Jorge Carreira Maia

Não quero deixar passar em claro a oportunidade, oferecida pela conquista do 35.º campeonato pelo Sport Lisboa e Benfica, para reflectir numa virtude que, no actual contexto cultural, parece ter sido completamente desvalorizada: a humildade.
(ler mais...)


O respeito pela dignidade do homem »  2016-05-14  »  Jorge Carreira Maia

Trabalhadores obrigados a usar fraldas por não poderem ir à casa de banho. Não acredita? É o que se passa, imaginem, nos EUA, com quem trabalha em aviários (ver (ler mais...)


Somos do Inferno »  2016-05-12  »  Ricardo Jorge Rodrigues

Um dos sonhos com que eu cresci desde tenra idade era o de conhecer aquele que eu considero o último grande herói da humanidade: Nelson Mandela. Outros terão uma opinião diferente sobre ele, mas Nelson Mandela era o meu herói.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-02-28  »  Hélder Dias O Flautista de Hamelin...
»  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato
»  2024-03-18  »  Hélder Dias Eleições "livres"...
»  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia A crise das democracias liberais - jorge carreira maia
»  2024-03-08  »  Pedro Ferreira A carne e os ossos - pedro borges ferreira