• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 25 Maio 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 31° / 11°
Céu limpo
Ter.
 29° / 12°
Períodos nublados
Seg.
 25° / 12°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  27° / 12°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Opinião...

 


Factos são factos »  2016-09-08  »  António Gomes

A poluição da ribeira da Boa Água e do rio Almonda tem ocupado nas últimas semanas, as conversas das pessoas que vivem e que passam pelas zonas mais afetadas pelo cheiro irrespirável da coisa e, diga-se, tem também ocupado as preocupações dos torrejanos em geral, ou porque são afetados diretamente ou porque a sua consciência ambiental assim dita.
(ler mais...)


“O Preço (in)Certo” do dinheiro público »  2016-09-08  »  Miguel Lima Bento

Foi aprovada a 29 de Julho na Câmara Municipal a abertura do procedimento para lançamento da empreitada de remodelação e ampliação do Centro Escolar de Santa Maria, no valor de 2.4 milhões de euros.

Face à crise, seria de esperar que as autarquias ajustassem os procedimentos para que os cidadãos percebessem que o dinheiro público é gasto de forma criteriosa.
(ler mais...)


Olhar a realidade »  2016-08-26  »  Jorge Carreira Maia

Agosto está a terminar, a vida política vai voltar à ribalta. No centro das preocupações e debates vai estar o orçamento de Estado para 2017. Nada indica que a actual maioria de apoio ao governo se desentenda e dê origem a uma crise política.
(ler mais...)


Deixa arder »  2016-08-24  »  João Carlos Lopes

A acreditar nos dados de um estudo da União Europeia divulgado há um ano, Portugal teve mais incêndios que a Espanha, França, Itália e Grécia juntos no período entre 2000 e 2013. Este pequeno país registou, mais concretamente, 54% do número total de incêndios dos países mediterrânicos, quando a sua área total, no conjunto dos cinco, pouco passa dos 10%.
(ler mais...)


Empresa non grata »  2016-08-24  »  António Gomes

Não se pode continuar a empurrar com a barriga. Exige-se uma decisão rápida para o problema “fabrióleo”.
A decisão tem de ser equilibrada e justa.

Qual a decisão que respeita o equilíbrio e a justiça? Na minha opinião é a decisão pelo encerramento desta empresa.
(ler mais...)


“Kanimambo!” »  2016-08-24  »  Ricardo Jorge Rodrigues

Acabou. É muito raro eu começar um texto sem saber o que vou escrever. Mas, neste momento, não sei qual vai ser a próxima linha desta crónica. Enquanto escrevo estas linhas, estou a sobrevoar já o hemisfério norte e deixo Maputo cada vez mais longe.
(ler mais...)


A LOUCURA DAS DIETAS ALIMENTARES »  2016-08-23  »  Juvenal Silva

Na época que antecede o verão, anda muita gente preocupada com o aspecto físico para não fazer má figura na praia e, então, esta é a época mais propícia às dietas. Dietas de toda a natureza, qual delas a mais eficaz!
A rádio, as revistas, a internet, estão inundadas de anúncios que prometem autênticos milagres e quase todos os dias surgem novos produtos e novas ideias revolucionárias.
(ler mais...)


Um árduo caminho »  2016-08-18  »  Jorge Carreira Maia

proibição do uso de burkinis em algumas praias francesas, bem como o apoio que o primei-ministro Manuel Valls tem dado às decisões dos presidentes de câmara, torna evidente que a Europa – a França em particular – está perante um problema de enorme complexidade.
(ler mais...)


“Vocês, brancos, são todos iguais!” »  2016-08-05  »  Ricardo Jorge Rodrigues

Foi com esta frase que terminou uma semana louca de trabalho para mim aqui em Maputo. Apesar de o aparentar esta frase não foi um insulto. Mas já lá vamos. Antes é preciso entender o fim da história. Cheguei a Maputo em Fevereiro, com contrato de seis meses, para trabalhar na comunicação e angariação de fundos de uma empresa portuguesa que faz a gestão de duas escolas (ISG – ensino superior –, e IEG – ensino médio), de um centro de formação (BSL) e de uma ONG (Actin).
(ler mais...)


Bom Amor »  2016-08-05  »  João Carlos Lopes

Os juristas sabem explicar isto: quando o interesse público ou valores ainda mais elevados se sobrepõem à circunstancialidade da lei e das normas, e à acção dos seus titulares na aplicação administrativa das mesmas, ou quando a dimensão da pressão social ou da realidade, por si, legitimam que alguém (a comunidade, um grupo, um protagonista) tome a decisão de desafiar o estado de coisas, não há moral, nem política, nem justiça que venham condenar esse alguém.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2025-05-01  »  Hélder Dias A minha casinha...
»  2025-05-01  »  Hélder Dias Menino...
»  2025-05-08  »  Hélder Dias Trump... Papa??
»  2025-05-12  »  Hélder Dias Muito mais contrariedades tive...
»  2025-05-12  »  Hélder Dias Z?...