• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 24 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 17° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 19° / 11°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Propólis: um poderoso antibiótico natural

Opinião  »  2017-11-29  »  Juvenal Silva

As abelhas protegem com segurança o seu reduto, a colmeia: contra os fungos, os vírus e as bactérias que se formam com a decomposição dos bichos que tentam entrar nos seus enxames, como ratos, vermes, aranhas, etc. Para os combater, descobriram uma resina da casca das árvores que utilizam para fechar todas as fendas dos favos. A esta resina dá-se o nome de propólis, que contém propriedades antibióticas fantásticas. É desta forma que as abelhas protegem e mantêm numa completa higiene sanitária o seu mel dentro do seu favo. Na Grécia antiga, Aristóteles utilizava este remédio para vários tipos de enfermidades e Plínio, uma famoso naturalista da antiga Roma, utilizava o propólis para curar úlceras cutâneas.

Na era moderna, no tempo da guerra, utilizou-se muito um bálsamo composto de propólis e gel de petróleo para curar as infeções das feridas e investigadores russos, conjuntamente com investigadores polacos, descobriram que o propólis era eficaz contra o bacilo da tuberculose e também contra certos tipos de fungos persistentes como o cândida albicans. Já foi comprovado que uma das caraterísticas do propólis da abelha é a de reforçar as defesas do organismo ou sistema imunitário e que o torna duplamente eficaz em todo o tipo de infeções. Desde os anos 60 que existe um interesse muito grande, na Jugoslávia, no estudo deste produto e que se estendeu de seguida à Rússia e Polónia e, mais tarde, a várias partes do mundo. Entretanto, seria um cientista francês de nome Lavie, que em conjunto com um laboratório polaco, demonstraram a grande eficácia do propólis contra vários tipos de fungos e bactérias. O diretor do centro de investigação biótica Mitija, recomendou o propólis como sendo o primeiro agente antibacteriano não-tóxico, com demonstração clara e de evidente eficácia contra o vírus da gripe, revelando a sua composição: 55% de resinas e bálsamo, 25% de ceras, 10% de óleos essenciais, 5% de pólen e 5% de outros compostos (28) em que se destacam a quercetina, pinocembrina e pinobanksina, ácido cinâmico, ácido cafeico, Tetracrisina, Ácido ascórbico e ainda uma grande quantidade de minerais como, prata, bário, boro, cromo, cobre, estanho, ferro, magnésio, manganês, níquel, silício, selénio, zinco, etc.

Nas propriedades terapêuticas, destacam-se as antifúngicas, anti-inflamatória e cicatrizante, reforço do sistema imunitário, formação de anticorpos resistentes às infeções. Tem efeito antibiótico como bacteriostático enquanto bactericida, sendo muito ativo contra os staphylococus, streptococus, salmonelas, escherichia coli, bacilo de Koch e outros. A riqueza de compostos medicinais, que formam o propólis, torna-o apto para o tratamento de várias enfermidades tais como: anemias, arteriosclerose, infeções respiratórias, úlceras e aftas bucais, verrugas e papilomas (tratamento local), infeções por fungos, bactérias e vírus como herpes da pele, tricomoníase vaginal, acne, pólipos, otites, piorreias e gengivite, eczemas, úlceras varicosas, psoríase, etc.

Recentemente, foram feitas novas experiências e novas portas parecem abrir-se para tratamento em algumas doenças mais resistentes, como a distrofia neuromuscular progressiva, doença de Parkinson, insuficiência cerebrovascular, afeções da tiróide, febres reumáticas, etc. O fascínio por novas descobertas de produtos da abelha, com propósitos medicinais, já remonta aos primórdios da humanidade, sendo referidos nos textos antigos persas e hebreus e, também nos textos bíblicos.

 

 

 Outras notícias - Opinião


Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias

Este mundo e o outro - joão carlos lopes »  2024-02-22 

Escreve Jorge Carreira Maia, nesta edição, ter a certeza de que este mundo já não é o seu e que o mundo a que chamou seu acabou. “Não sei bem qual foi a hora em que as coisas mudaram, em que a megera da História me deixou para trás”, vai ele dizendo na suas palavras sempre lúcidas e brilhantes, concluindo que “vivemos já num mundo tenebroso, onde os clowns ainda não estão no poder, mas este já espera por eles, para que a História satisfaça a sua insaciável sede de sangue e miséria”.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia