• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 17° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 19° / 11°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

TRANSIÇÃO EM CURSO

Opinião  »  2017-11-29  »  Denis Hickel

"Do mundo para Torres Novas, que poderemos nós fazer? "

Nos dias que correm, quando falamos sobre o futuro das cidades, devemos acrescentar à lista dos problemas ambientais em curso o futuro robótico que se avizinha e o impacto geral que a tecnologia poderá trazer para as nossas vidas. Os Robôs já podem carregar coisas, dar saltos e fazer movimentos finos similares aos nossos. Soma-se aos movimentos complexos a inteligência artificial, e teremos todas as pessoas que trabalham em linhas de montagem, em serviços básicos de carga e seleção de mercadorias, serviços de atendimento, entre outros, a formar uma potencial massa de desempregados nas próximas décadas.

Neste contexto, o tradicional caminho escola-faculdade, competir e priorizar uma carreira já não traz respostas, pois é cada vez maior o fosso entre o que este oferece e a realidade que encontramos ao fim do caminho. O mundo já está cheio de doutores, arquitetos, advogados, engenheiros, entre outros profissionais liberais que neste mesmo futuro poderão, a partir de casa, ou de um espaço qualquer, prestar serviços para todo o mundo, sem sair do lugar e de forma barata e eficiente.

Enquanto isso, continuamos a escolarizar gerações de crianças na linha de produção, retroalimentando assim o mesmo paradigma linear e de separação que formou a nossa sociedade. Juntemos à nossa lista o pico energético e dos recursos naturais que sustentam a cultura do consumo, a poluição generalizada e a crise ecológica que levam à perda de biodiversidade e às alterações climáticas, afetando ecossistemas essenciais para nossa sobrevivência. Somam-se ainda os refugiados climáticos e os das disputas por recursos naturais, ou das tiranias que daí surgirão. Como ninguém vivendo entre os dois polos terrestres deverá escapar, deixo para cada um baralhar esta lista, acrescentar outros temas e criar o seu próprio cenário.

Do mundo para Torres Novas, que poderemos nós fazer? Sejam quais forem os diversos cenários, não adiantará erigir muros. Haverá uma alteração de paradigma na forma como as cidades podem promover o bem estar, novas formas de governança e agenciamento social e económico. Porém, mais do que uma agenda institucional, e para evitar a imposição de ideais, ou a velha disputa de lados, ou não depender de condutores de rebanho, eu apostaria na capacidade dos cidadãos em mobilizarem-se; porém sempre lembrando que ideias não mudam comportamentos, só comportamentos mudam comportamentos.

Por fim, não vim aqui julgar a tecnologia, apenas tentar mostrar que a interação humana tem resultados complexos, as nossas escolhas locais têm impactos globais e os fluxos globais têm impactos locais. Assim, deveríamos abrir os olhos e ver que o contexto cultural que temos como garantido está em mudança acelerada e deveríamos nos importar mais. O que vai determinar a nossa capacidade de lidar com esta transição é uma compreensão dos desafios à frente, a certeza de que temos as ferramentas certas à mão de semear e o maior número possível de pessoas capacitadas para tal. Tudo isto faz parte de uma agenda possível, onde, mais do que gestores e especialistas, deveríamos deixar vir os generalistas, regeneradores, os cuidadores, poetas, filósofos, artistas, hortelãos, carpinteiros entre outros facilitadores da transição.

 

 

 Outras notícias - Opinião


Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias

Este mundo e o outro - joão carlos lopes »  2024-02-22 

Escreve Jorge Carreira Maia, nesta edição, ter a certeza de que este mundo já não é o seu e que o mundo a que chamou seu acabou. “Não sei bem qual foi a hora em que as coisas mudaram, em que a megera da História me deixou para trás”, vai ele dizendo na suas palavras sempre lúcidas e brilhantes, concluindo que “vivemos já num mundo tenebroso, onde os clowns ainda não estão no poder, mas este já espera por eles, para que a História satisfaça a sua insaciável sede de sangue e miséria”.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia