• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 06 Dezembro 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 16° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
Qua.
 14° / 9°
Céu nublado
Ter.
 17° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  17° / 8°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Carlos Paiva

 

O milagre das 3 aparições televisivas - carlos paiva »  2021-10-31 

Após vinte e tal anos, finalmente, cumpri com o conselho do médico e pus-me a fazer exercício físico. Consiste numa volta de bicicleta. Mais ou menos a meio, fico completamente estoirado, passo a fazer as subidas a pé. Regresso a casa e tomo um duche. O que configura a prática de triatlo. Além de mandar o barro à parede da juventude eterna, faço o médico (entretanto reformad... (ler mais...)


Apedeuta, insipiente, mentecapto, néscio - carlos paiva »  2021-09-16 

Por altura do lançamento do programa “Novas Oportunidades” (em 2007), recordo-me de ver uma entrevista na televisão em que a jornalista na rua perguntava a um cidadão jovem se ele achava importante estudar. Respondeu qualquer coisa como: “Sim, é bastante importante. Com estudos, podemos chegar longe. Até, quem sabe um dia, ser funcionário público”.

Hoje, a percent... (ler mais...)


Um ano - carlos paiva »  2021-08-14 

Faz um ano que esta crónica existe. Impõe-se um agradecimento pelo convite do Jornal Torrejano para a redigir, sem submissão a um âmbito específico. Obrigado pelo espaço gentilmente concedido. Começou com umas cabras desaparecidas que deram em arquivadas, porque a Junta submeteu o processo fora do prazo. Passou pelo júbilo de supermercados com descontos convidativos e hambúrgueres q... (ler mais...)


Ao trabalho. Ao trabalho. Ao trabalho, ao trabalho. - carlos paiva »  2021-07-17 

 

 Recentemente um amigo, empresário em Torres Novas, telefonou-me. Precisava de contratar um recurso com competências altamente especializadas e perfil adequado ao projecto empresarial que lidera. Não oferecia trabalho mal pago, precário, temporário, nem tampouco uma posição congelada no tempo, sem possibilidade de evolução. Por todos os parâmetros, era uma ... (ler mais...)


El ritual de lo habitual - carlos paiva »  2021-07-04 

Em altura de eleições ingenuamente teimo em criar uma expectativa. Sempre a mesma: a discussão pública das necessidades por suprir, os melhoramentos necessários, o rumo a seguir. Invariavelmente, a expectativa sai defraudada por frases feitas e um mais do mesmo que evita e contorna com precisão todas as alíneas que preconizo para tal época. Um alinhamento de ideias e intençõ... (ler mais...)


Quatro parafusos e um disco metálico - carlos paiva »  2021-06-19 

Recordo-me de uma altura, época de pré-campeonato da Europa de futebol, em que se enalteceram as fabulosas obras, promissoras de progresso e riqueza, que hoje são monos. Ora pelos elevados custos de manutenção, ora por flutuação na relevância do clube desportivo a eles associado, os elefantes brancos, vulgo “estádios de futebol”, demoraram pouco tempo a revelar-se meros ... (ler mais...)


O rio Alnova e a nascente do Remonda - carlos paiva »  2021-06-04 

Os últimos dias destacaram-se por uma movimentação agitada de coisas irrelevantes a acontecer. Apenas duas, elegíveis ao patamar de interessante. Ambas, de iniciativa individual e no campo dos áudio-visuais. O que, só por acontecer em Torres Novas e/ou pela mão de torrejanos, conjecturo a prova de obstáculos que deve ter sido todo o processo. João Canuto meteu o seu filme a rodar n... (ler mais...)


Vai subir? - carlos paiva »  2021-05-30 

Para grande surpresa de todos, Talvez Recandidato (T.R.) decidiu-se e oficializou a sua candidatura. Acto contínuo, despiu a pele de T.R. e vestiu a nova existência de Afinal Recandidato (A.R.) com a maior das naturalidades, como se desde sempre a tivesse usado. Até parece que foi planeado. Na comunicação ao mundo desta oficialização, não exibiu qualquer pudor em usar todo o saber acumulad... (ler mais...)


As árvores morrem de qualquer maneira e feitio - carlos paiva »  2021-04-10 

Comemorou-se a 21 de Março o dia da floresta. O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) resolveu assinalar a data disponibilizando 50.000 árvores gratuitamente à população. Quem as quisesse plantar, teria de se identificar, inscrever, levantar a árvore (até um máximo de dez árvores por pessoa) e, num prazo de 48 horas, declarar o local onde plantou... (ler mais...)


São rosas, senhor - carlos paiva »  2021-03-20 

No esforço para colonizar Marte, a NASA fez uma parceria com o município. Marte é assim sem interesse nenhum, desértico, árido, ninguém lá vai ou quer ir. Então a NASA pensou contrariar esta tendência abrindo lá um tasco. Havendo um tasco, a malta começa a aparecer. O projecto piloto foi posto em prática naquela coisa que ocupa o largo do Rossio, falta pintar o ... (ler mais...)


Negócio fechado - carlos paiva »  2021-03-08 

 

Fomos bafejados pela sorte. Bruxelas tinha no cardápio dos financiamentos a construção de ciclovias. E pronto, cá vamos nós pedalar. Sugiro que baptizem a ciclovia de “Pedal Frenético” (P.F.). Não sei bem que solução vão engendrar para a colocação da plaquinha com o nome. Alguma coisa se há-de arranjar, filha de pai incó... (ler mais...)


Hill Street Blues - carlos paiva »  2021-02-05 

Agrada-me que a Escola da PSP necessite de expansão. Agrada-me que o município tenha soluções para essa expansão. Afinal, deve-se a esta presença algum dinamismo, sazonal e de impacto moderado na economia local, é certo, mas ainda assim importante. O seu crescimento é bem-vindo. Tivesse existido bem maior que justificasse o entendimento com o ensino superior no passado e hoje estarí... (ler mais...)


Coltur… Quoltur… Coultur… Hábito - carlos paiva »  2021-01-10 

A arte pode dividir-se em dois grandes grupos. A arte comercial e a arte não comercial. A não comercial, por se reger pela criatividade, originalidade, inovação, profundidade, talento e virtuosismo, acaba por ser a produtora de matéria-prima para a arte comercial, regida essa pelas leis de mercado. Por vezes, o contrário também acontece. Um objecto artístico nascido na arte comercial pode... (ler mais...)


Quatro e meia. Está na hora. »  2020-12-19 

Aqui há uns anos, a maior empresa de refrigerantes do mundo estava a ver a sua quota de mercado a ser reduzida e, consequentemente, os lucros a diminuir. Situação intolerável para os accionistas. Decidiram colocar um determinado fulano como CEO para inverter a situação. O êxito foi imediato, os lucros como por magia regressaram. Algum tempo decorrido, os accionistas tomaram conhecimento do m&eacu... (ler mais...)


Houston, we have a problem - carlos paiva »  2020-12-06 

Há mais de 50 anos, esta civilização, a nossa civilização, foi e veio à lua sem problemas de maior, num foguete cujo sistema de navegação assistido por “computador” tinha pouco mais de 72Kb de memória. Depois dessa, houve mais cinco viagens tripuladas e várias não tripuladas. Já somam tantas que se pode dizer que é “normal” os ame... (ler mais...)


Mais rápido que a própria sombra - carlos paiva »  2020-11-21 

As árvores, além de produzirem oxigénio e servirem de lar para uma série de bicharada, têm num dos efeitos colaterais à sua existência, o arrefecimento do ar. Onde há árvores, fica mais fresquinho. Seria de esperar que, numa localidade onde o calor no verão ultrapassa os 40 graus com frequência, as árvores fossem estimadas e prioritárias. Não. Na cid... (ler mais...)


Para quem é, bacalhau basta - carlos paiva »  2020-11-06 

Quando vou a um restaurante e peço um bife, a minha expectativa é que a próxima pergunta do empregado de mesa seja: “Quer da vazia, lombo ou alcatra?” Sei que estou no sítio errado quando as expectativas são defraudadas pela pergunta: “Quer bem ou mal passado?” Sem me poder considerar mundano, sou suficientemente rodado para perceber a diferença, tanto de qualidade como de pre&c... (ler mais...)


Está tudo mal. Tudo. - carlos paiva »  2020-10-09 

Em amena cavaqueira entre amigos, a discutir o desempenho autárquico, ou a falta dele, surgiu a frase: “…criticar a Câmara Municipal é fácil…”. Concordei de imediato. Aliás, reforcei que é O MAIS fácil. Pela frequência com que se põem a jeito. É difícil ficar impávido perante a abundante oferta. Ir a Torres Novas é como visitar aq... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2021-11-25  »  Inês Vidal Pedinchice - inês vidal
»  2021-11-18  »  Hélder Dias Sem pinga…
»  2021-11-09  »  Carlos Paiva Bizarro - carlos paiva
»  2021-11-09  »  Jorge Carreira Maia Quem paga a conta do chumbo do orçamento? - jorge carreira maia
»  2021-11-25  »  Jorge Carreira Maia Vírus, clima, PSD e futebol - jorge carreira maia