• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 18 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 26° / 11°
Céu limpo
Sáb.
 23° / 14°
Céu nublado com chuva fraca
Sex.
 26° / 14°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  28° / 14°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Opinião...

 


Carlos de Oliveira »  2016-11-03  »  Jorge Carreira Maia

O público é um deus vindicativo e injusto. Carlos de Oliveira, uma das grandes figuras da literatura portuguesa da segunda metade do século XX, morreu em 1981. Paulatinamente, a sua obra começou a entrar num tempo crepuscular, apagando-se da memória cultural do país, do desejo dos leitores e das estratégias do mercado livreiro.
(ler mais...)


Como fortalecer o sistema imunitário »  2016-11-03  »  Juvenal Silva

Já chegaram as primeiras chuvas e algum frio à mistura.

É tempo de começar a termos maiores cuidados de saúde com o inverno que se avizinha e, como dizia um médico antigo, mais vale prevenir que curar.
(ler mais...)


Presunção de saber ou simplesmente bazófia »  2016-11-02  »  Maria Augusta Torcato

Sim, pior do que a ignorância é a presunção de saber e o quotidiano vai-nos mostrando como esta premissa se concretiza a nossos olhos e ouvidos.

Condenava o Padre António Vieira os peixes, porque se comiam uns aos outros, mas o que queria mesmo condenar era o comportamento dos homens que, à semelhança dos peixes, também se comiam uns aos outros.
(ler mais...)


Impostos e desigualdades territoriais »  2016-11-02  »  Jorge Salgado Simões

Ao que parece a coesão territorial vai-se manter como um não assunto nos próximos tempos. Seja porque em 2017 há eleições autárquicas, seja porque temos um Governo que não vai além da gestão corrente, ou seja até porque esta coisa da autonomia da administração local em relação à administração central e vice-versa está muito em desuso.
(ler mais...)


Devolver a cidade às pessoas »  2016-11-02  »  João Quaresma

No momento em que se discute o plano de atividades para 2017, enquadrado que está naquelas que foram as grandes opções do plano para o quadriénio correspondente ao atual mandato camarário, é propício o momento para dar asas ao pensamento e olhar para Torres Novas enquanto cidade que precisa de um futuro prometedor.
(ler mais...)


Milhões »  2016-11-02  »  João Carlos Lopes

Não, não é uma brincadeira. É coisa séria dizer-se que o orçamento municipal de um concelho de 35 mil habitantes é, grosso modo, o ordenado-base mais os prémios de jogo de seis meses do Ronaldo no Real Madrid.
(ler mais...)


Os silenciosos »  2016-10-21  »  Acácio Gouveia

Antes de mais há que saudar a edição mil do JT! Saudar pela qualidade jornalística, pela longevidade e pela resiliência.

Nas reflexões de João Carlos Lopes saltou-me à vista um queixume sobre a menor participação de classes profissionais (exemplificou: professores e médicos) que antigamente contribuíam para o enriquecimento dos jornais regionais com artigos de opinião.
(ler mais...)


Tapar o sol com uma peneira »  2016-10-21  »  António Gomes

É notório e visível o abandono e o desleixo a que estão votadas muitas das actividades e das atribuições do município. Nem falo de obras, falo apenas de actividades de manutenção e pequenas obras.
(ler mais...)


Knut Hamsun »  2016-10-20  »  Jorge Carreira Maia

Como estamos em maré de Prémio Nobel da Literatura, este ano aberto a larga controvérsia, viajemos até 1920. Nesse longínquo ano, a academia sueca decidiu laurear o norueguês Knut Hamsun.
(ler mais...)


Tambourine Nobel... »  2016-10-13  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia