• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 19 Março 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 28° / 13°
Períodos nublados
Qui.
 24° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qua.
 21° / 8°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  22° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

José Mota Pereira

 

DERROTAR (DE NOVO) HYNKEL - josé mota pereira »  2024-01-09 

Em 1977 o dia de Natal ficou marcado pelo desaparecimento físico de Charles Chaplin, actor e realizador, que no cinema criou o inesquecível Charlot.

A História regista que alguns anos antes, no final de 1973 (fez agora 50 anos) o Cineclube de Torres Novas realizou uma exposição sobre a vida e a obra do cineasta, merecendo realce o postal que o próprio Charles Chaplin enviou para o torrejano Jos... (ler mais...)


PÁSCOA - josé mota pereira »  2023-11-21 

Um sobressalto. Sim, é um sobressalto a forma como aqueles nomes nos saltam para os olhos e as suas vidas, tão reais e tão concretas, nos interpelam na descrição dos seus processos na Inquisição e que descobrimos através do trabalho de investigação de António Mário Lopes dos Santos, agora editado em livro pelo Município de Torres Novas: “ Os judeus... (ler mais...)


VA PENSIERO - josé mota pereira »  2023-10-21 

"porque aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram que os alegrássemos "

- do Salmo 137, Livro dos Salmos da Bíblia

 

Acordar de manhã, num domingo de Outono e ouvir a partir do telefone, em directo do Facebook, a música das filarmónicas da nossa terra é um privilégio dos nosso... (ler mais...)


Dopovo »  2023-10-08 

Naquela noite o Virgínia encheu.

Mas não foi cinema, nem teatro que passou pelo palco. Estávamos lá muitos, naquela noite de 12 de Outubro, em que embora de forma muito limitada, se realizou uma sessão da Oposição Democrática da CDE em Torres Novas.

Foi há 50 anos e embora Abril estivesse a bater-nos à porta, os riscos de estar ali, público e oradores,... (ler mais...)


O ÚLTIMO DIA EM NEW TOWERS - josé mota pereira »  2023-09-24 

…Eis-nos em mais uma manhã na vida de New Towers. O verão chega ao fim e traz temperaturas mais frescas. A frescura destes 43 graus matinais, tão comuns em final de setembro, são o anúncio da chegada da estação das chuvas.

 Ao fundo, sempre vigilante, avista-se a serra com as suas enormes e vistosas torres de produção energética solar, o maior complexo do... (ler mais...)


Life goes on - josé mota pereira »  2023-09-04 

 

O mistério da vida tem algo de matemático porque tende sempre para o infinito. Mesmo aquilo que costumamos chamar morte, não é efectivamente o fim, na medida em que a biologia prossegue o seu processo sobre a matéria de que somos feitos. Um processo contínuo. Imparável.

 Não é do campo metafísico, espiritual ou religioso admitir que ao níve... (ler mais...)


Floyd não é daqui - josé mota pereira »  2023-08-12 

Primeiro as estátuas começaram a ser derrubadas em série depois do negro George Floyd ter sido assassinado nos Estados Unidos. Por todo o mundo ocidental, desde 2020 inúmeras estátuas e monumentos que evocavam o colonialismo foram vandalizados e derrubados. A moda havia um dia de cá chegar. Foi no sábado e a vítima foi o Santo António da rotunda, inaugurado há tão pou... (ler mais...)


Viva a Música - josé mota pereira »  2022-10-23 

No passado fim de semana, o município esteve por detrás do encontro de filarmónicas do nosso concelho. Fez bem. Para lá do valor musical intrínseco ao próprio encontro, ele representa uma homenagem justa aos valores associados às filarmónicas ao longo da história - a do nosso país em geral e a de Torres Novas em particular.

 Uma pequena pesquisa no Google, inser... (ler mais...)


Burgueses somos nós todos ou ainda menos* - josé mota pereira »  2022-09-11 

1.

Como é bonito ver os burgueses, os pequenos que aqui andam a discutir os Coldplay! (Já agora, desculpem o uso da palavra burguês. Sei que está fora de moda, mas na sociologia ela existe e eu ainda sou sociólogo, em suspensão de funções, mas ainda sou e ainda por cima daqueles que acham que existem mesmo classes, que são sempre antagónicas, mesmo nos momentos hist&o... (ler mais...)


BAILES - josé mota pereita »  2022-08-30 

BAILES

1. Não conheço pessoalmente o Xarepa. Nem ele a mim. Nunca falámos um com o outro. O Xarepa nem sabe que eu existo. Mas em Torres Novas, toda a gente sabe quem é o Xarepa das Lapas. Eu também, claro. Quem não conhece o seu estilo inimitável do couro negro da roupa? Da boina às botas? Décadas de puro rock, muitos bailes em conjuntos ou a solo. Ou actuando em dupla com... (ler mais...)


Três notas sobre o mês de Agosto - josé mota pereira »  2022-08-16 

1.

“Primeiro dia de inverno”, assim ouvia ao avô de verão, mestre Zé Viola, velho  pescador de Peniche, onde na sua pequena casa  passávamos as férias de verão nos anos iniciais da existência.      

Talvez ainda o escute hoje, gargalhada aberta e quase tão grande como o seu porte. Talvez ainda veja a D. Deolinda num canto d... (ler mais...)


A ANEMIA - josé mota pereira »  2022-07-05 

Num canto de página d` O Almonda, na sequência de mais uma reorganização do jornal nestes últimos anos, vem o anúncio: O Almonda deixará de se publicar semanalmente, passando a quinzenário.

 Na sua longa história, esta é uma mudança significativa e que ultrapassa as fronteiras do jornal. Em mais de cem anos, um século, Torres Novas deixará de... (ler mais...)


O cronista divaga numa tarde de verão - josé mota pereira »  2021-08-30 

A mãe da ML trabalha por turnos. Muitos dias da semana o horário de saída do trabalho vai para além do horário do infantário onde a ML passa os dias. Tal como acontece com muitos meninos e meninas deste país, tem calhado à avó (que ainda trabalha) a tarefa de ir buscar a menina ao infantário ao fim da tarde e com ela passar o tempo até a entregar à companhia ma... (ler mais...)


Obras - josé mota pereira »  2021-07-17 

 O privilégio de vivermos em 2021 e de dispormos da internet permite que através das redes sociais ou nalguns sites mais específicos (visitem o Ephemera, de Pacheco Pereira) possamos ir acompanhando as apresentações e os programas eleitorais das diversas candidaturas autárquicas, dos diversos partidos, coligações e movimentos de independentes, um pouco por todo o país.

... (ler mais...)

A última moda - josé mota pereira »  2021-07-04 

Regista o anedotário associado ao poeta Bocage, que andando maltrapilho pelas ruas que quando o questionavam pelo estado andrajoso com que se arranjava, respondia invariavelmente que esperava a última moda para arranjar novos trajes.

 Também na política, a nacional ou a local, há sempre quem esteja à espera da última moda, a grande novidade, a estrela reluzente, inesperada e surpree... (ler mais...)


A GELATINA LARANJA - josé mota pereira »  2021-05-10 

Há alguns meses neste jornal apontei o desaparecimento político local do PS e das suas estruturas restringindo todas as suas posições sobre a realidade local, regional e nacional às posições estritamente assumidas pelos seus autarcas na Câmara e Assembleia Municipal.

Hoje, constata-se que o vazio não é exclusivo do PS e alastra ao PSD. Tendo já apresentado publ... (ler mais...)


Rever a revisão, já! - josé mota pereira »  2021-04-10 

 

 Recuemos no tempo. Entremos numa máquina do tempo e cliquemos no botão que nos leve até ao ano de 2001. Recordemos vagamente que em 2001:

 - Caíram as Torres Gémeas em Nova Yorque em 11 setembro.

- Caiu a Ponte de Entre os Rios.

- Foram assassinados seis empresários portugueses em Fortaleza, no Brasil.

- Casimiro Afonso conhecido como Zé ... (ler mais...)


UM PARTIDO COM GENTE DENTRO »  2021-03-06 

Há efemérides incontornáveis. Uma delas, é o centenário do PCP, que se comemora a 6 de Março deste ano. Independentemente das opções de cada um, é impossível ignorar o significado dos 100 anos do PCP - o Partido Comunista Português. Ou como a maioria dos seus militantes se lhe referem, simplesmente, o Partido.

Nascido em 1921, quatro anos depois da Revolu&ccedi... (ler mais...)


FUI À MANIF DA DIREITA E NÃO FOI BOM - josé mota pereira »  2021-02-05 

Nasci em 1973 numa manhã de Outubro, poucas horas depois de ter “estado” numa sessão da Oposição Democrática realizada no Teatro Virgínia. Decorria uma farsa eleitoral organizada pelo regime fascista que poucos meses depois em Abril de 1974 seria derrubado. Envolvido numa família de esquerda politicamente activa, a minha participação desde a infância em manifesta&... (ler mais...)


DAR VOZ AO TRABALHO - josé mota pereira »  2021-01-10 

Entrados na terceira década do século XXI, o Mundo dos humanos permanece o lugar povoado das injustiças, da desigualdade e do domínio de uns sobre os outros. Não é a mudança dos calendários que nos muda a vida. Afinal é simples, não nos basta mudar o calendário.

O ano de 2021 apresentou-se-nos envergonhado com os povos recolhidos pela biologia de uma pandemia ... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-02-22  Este mundo e o outro - joão carlos lopes
»  2024-02-28  »  Hélder Dias O Flautista de Hamelin...
»  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato
»  2024-02-22  »  Maria Augusta Torcato Memória: papel ou impacto em nós - maria augusta torcato
»  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia A crise das democracias liberais - jorge carreira maia