• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 15 Julho 2020    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 41° / 24°
Céu limpo
Sex.
 42° / 25°
Céu limpo
Qui.
 41° / 25°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  39° / 19°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

José Mota Pereira

 

SEQUESTRADOS - josé mota pereira »  2020-07-03 

Parece inevitável que no próximo ano, ano e meio, possamos desconfinar mais do que estamos. A surgirem alterações, será sempre no sentido do aumento do confinamento e não o seu contrário. Sem prazo à vista para que nos libertemos disto.
Até lá, temos de suportar o sequestro da vida social do ser humano. Suportar o sequestro do convívio familiar e dos amigos. A s... (ler mais...)


Dois mitos do desenvolvimento em Torres Novas - josé mota pereira »  2020-06-18 

O mito do emprego da “porta norte”

Nos últimos anos, a partir do posicionamento entre a A1 e a A23 que a estratégia(?) de desenvolvimento da economia e do emprego tem sido quase em exclusivo a instalação de bases logísticas das cadeias de distribuição/hipermercados. De facto, hoje quase todas as principais cadeias têm aqui instaladas bases de distribui&... (ler mais...)


Afinal até poderia ser um Deus, passeando pela brisa da tarde - josé mota pereira »  2020-06-07 

No final quente da tarde de sábado, soltou-se repentinamente da janela do prédio em frente o embalo harmónico de uma secreta concertina.
As Pombinhas da Catrina rasgam o silêncio daqueles poucos, que vão passando pela rua, de rostos devidamente cobertos pela máscara sanitária.
Deste lado, assobia-se com as Pombinhas.

A tarde cai assim lenta, enquanto na tv ligada na sala as not&... (ler mais...)


FOTO (QUASE COMO O CINEMA) PARAÍSO - josé mota pereira »  2020-05-25 

A notícia surgiu pelo facebook.
Cumprindo o ciclo da vida, noticiou-se o encerramento da Fotocor. Quem é de Torres Novas, sabe do que falo. Em Torres Novas, toda a gente conhece a Fotocor. Porque a Fotocor foi mais que um estabelecimento comercial.
Criada em 1975, no pós-revolução, quando os operários e os trabalhadores viram a sua vida melhorar, a corrida à compra de maquinas fotogr&... (ler mais...)


Poesia nos posters »  2018-09-12 

Eu não entendia. Nem poderia entender (aos seis, sete, oito anos de idade) o alcance daquelas palavras. Mas havia naqueles dois posters um magnetismo, uma espécie de magia que me prendiam às palavras que deles saltavam para os meus olhos. Pouco a pouco, fui percebendo naqueles posters que a poesia era mais que um conjunto de rimas alinhadas.

Um desses posters, estava afixado na montra da Casa Espanhol. Enquanto olh... (ler mais...)


Agosto »  2018-08-29 

O mês de Agosto vai-se despedindo, a pouco e pouco, nestes dias e noites quentes.

Não há novidade nisto: Agosto ainda é o mês em que, por todo o país, se toma conta dos largos e se dança, canta, convive nas festas populares, trazendo vida aos territórios a que chamamos aldeias e de onde, se há notícias ao longo do ano, é para contar do abandono e da desertifica... (ler mais...)


Restaurante de Serviço »  2018-03-08 

No Dia Internacional da Mulher multiplicam-se pelos restaurantes a realização de jantares comemorativos da efeméride. Embora a realização da maioria destes jantares ignore as verdadeiras e justas razões que estão na origem da consagração do dia 8 de Março, concordo com existência destes convívios onde afinal a alegria e o companheirismo relevam a importânc... (ler mais...)


Gritos mudos »  2018-02-15 

Cada noite de frio, cada rajada deste vento polar convocam-nos para escutarmos aqueles a quem falta o conforto mínimo do agasalho. Esses são muito mais do que aqueles que se recolhem nos recantos das ruas e recebem nestes dias o aparato mediático com políticos de afecto, oportunidade (ia a escrever oportunista vejam lá) e verbo fácil.

Falta agasalho também àqueles que empobrecem a... (ler mais...)


A Nikita em Torres Novas (ou uma crónica pessoal pouco ou nada revolucionária no Centenário da Revolução de Outubro) »  2017-11-29 

Recuemos a 1985. Ao final desse ano. Elton John lançou “Nikita” um dos seus maiores sucessos musicais. A temática era claramente influenciada pelo ambiente de mudança que se começava a viver na Europa de Leste, desde que em março, na União Soviética, Gorbachev chegara a secretário geral do PCUS, anunciando um plano de reformas – a Perestroyka – que viria a alterar ... (ler mais...)


Os operários da vila »  2014-08-22 
Importa dizer isto hoje: o falecimento de Francisco Canais Rocha é também a partida de um homem que pertenceu a uma geração notável de Homens e Mulheres nascidos num meio operário duro, difícil e vibrante como era o meio operário torrejano. Em meados do século XX, resistiram à ditadura fascista e deixaram passados largos anos, uma marca indelével na sua terra.

A ditadura fascista encontrou desde cedo, em Torres Novas fortes sector... (ler mais...)


Das Mulheres »  2010-03-12 
Comemorou-se no dia 8 de Março o dia Internacional da Mulher – há cem anos que é comemorado.

Entre jantares, flores e outros convívios sobrou em convívio e algum folclore aquilo que terá faltado em análise e discussão do mundo no feminino.

Descaracterizada do contexto histórico gerador, o 8 de Março é aproveitado ironicamente para esconder a verdadeira realidade da vida das mulheres.

Percebem-se algumas coisas: Percebe... (ler mais...)


… do lado de cá dos telescópios »  2010-03-04 
Sexta-feira, são quase quatro da tarde. Está na hora, de sintonizar o rádio do carro para a Antena 1. Sempre que possível e sempre que nos lembramos repetimos esta rotina às sextas-feiras.

Mal damos por isso e após alguns anúncios, saímos das nossa realidade terrena, os problemas e as alegrias desaparecem, e durante alguns minutos viajamos entre estrelas, satélites, galáxias e luas.

O cientista entusiasma-nos. Não nos vem fal... (ler mais...)


Outros Palcos »  2010-02-18 
Estávamos no final dos anos 80 – talvez 1988. O teatro vinha a Torres Novas, ao Cine Teatro Virgínia, com uma plateia imensa E cadeiras de pau. O Cine-Teatro, por essa altura, já reclamava obras.

O cinema vivia em crise, os espectadores torrejanos preferiam o conforto do novinho estúdio Alfa ou então as novidades que chegavam aos clubes de vídeo. O Virgínia - cinema - dependia de uma programação ”alternativa” que permitia a so... (ler mais...)


Areia »  2010-02-11 
Tinha noticiado aqui, na edição da passada semana do Jornal Torrejano, que o Desportivo de Torres Novas contratou dois craques mediáticos da selecção nacional de futebol de praia para alinharem na sua equipa de futebol de onze.

Parece que a notícia teve impacto mediático a nível nacional. Afinal trata-se da novidade de dois dos melhores jogadores do futebol jogado na areia da praia experiementarem o futebol de onze – jogado no... (ler mais...)


A República »  2010-02-05 
Na última semana quem passasse pelos jornais, televisões ou rádios arriscava-se a ter um curso de macro-economia em três tempos.

O tempo e as páginas dedicadas ao Orçamento de Estado, às negociações, os resultados, a proposta do governo, a coligação do governo com a direita parlamentar, o défice, claro, o défice, sempre o défice, de novo o défice…

Desconfio que não há português que não saiba dizer qualquer coisinha s... (ler mais...)


Vida no Museu »  2010-01-28 
O crescimento urbano prega partidas destas. Enquanto uns cresciam para lá e outros se vinham chegando para cá, a cidade estendia-se ia e a vila vinha vindo, Riachos e Torres Novas estão hoje praticamente unidos. E se o shopping foi baptizado com o nome da Cidade, está empoleirado na freguesia de Riachos.

Portanto das rivalidades devemos estar falados. Ou talvez não – também não é preciso exagerar.

Bem, há coisas que são mesm... (ler mais...)


Alice »  2010-01-22 
Foi esta minha amiga que me apresentou a Mariana. A Mariana e toda a sua família: Os pais, a avó Elisa e a recordação sempre presente da avó Lídia já falecida.

Nesta altura a Mariana andava numa grande angústia porque entrou-lhe pela casa dentro uma irmã. Ela que já tinha 10 anos (!) ia ter que se habituar a repartir a sua existência com a Rosa, a sua irmã Rosa.

Foi um prazer conhecer a Mariana e não a perdi de vista. Mesmo... (ler mais...)


Património »  2010-01-14 

Em 2007, alguém decidiu que o mundo poderia votar nas novas 7 maravilhas do mundo. Por detrás desta ideia estava associada uma impressionante máquina comercial de promoção turística dos locais eleitos quer do próprio espectáculo final de apresentação dos locais vencedores.

Também em Portugal se votou nessa altura pelas 7 maravilhas de Portugal- que incidiram praticamente sobre mosteiros e igrejas portuguesas.

Se a... (ler mais...)


1960-2010: 50 anos de Cine-Clube »  2010-01-08 

”(…)lembrar cada lágrima, cada abraço, cada morte, cada traição. Partir aqui com a ciência toda do passado. Partir aqui – para ficar!” José Mário Branco in FMI
 

A História não mente: No concelho de Torres Novas o final dos anos 50 e início dos anos 60 foram anos marcantes de grande riqueza colectiva. O país acordava da campanha eleitoral de Humberto Delgado e parecia acreditar que o cinzentismo do... (ler mais...)


Um artigo? Não, um ”shot”! »  2009-12-31 
Chega-se ao fim do ano e é inevitável: fazer o balanço. Irritante tarefa de voltar a pegar no que ficou para trás e voltar a ”recordar”.

Não sei se é por falta de matéria informativa, mas é raro o jornal, revista, televisão que não venha por estes dias fazer o tal balanço, escolher as personalidades do ano, os acontecimentos etc… A coisa agrava-se em anos como este terminados em nove em que a coisa estende-se ao balanço da ... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2020-06-18  »  Inês Vidal Carta aberta a bom entendedor - inês vidal
»  2020-06-19  »  João Carlos Lopes São Pedro, o Ferreira, pesando as almas - joão carlos lopes
»  2020-06-18  »  José Mota Pereira Dois mitos do desenvolvimento em Torres Novas - josé mota pereira
»  2020-06-18  »  Jorge Carreira Maia Radicais e moderados - jorge carreira maia
»  2020-06-18  »  Miguel Sentieiro Panificação em tempo de pandemia - miguel sentieiro