• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Alvitre a uma alternativa plural, cidadã e responsável

Opinião  »  2017-01-31  »  Gabriel Feitor

"Está na hora! A bem do concelho de Alcanena"

Já paira no ar um cheiro a “autárquicas 2017”. Nas primeiras semanas do ano, uma torrente de projetos para Alcanena (?) encheu as páginas dos jornais e das redes sociais, como se de um grande plano de reconversão urbana ou de desenvolvimento local se tratasse. Nada mais errado que isso.
É natural que 2017 seja o ano oportuno para tudo isto – o cabaz eleitoralista agradece! Vemos agora, ao fim de 8 anos de show mediático e de fotografia fácil, uma luz ao fundo no túnel para projectos que vêm dando corpo a programas eleitorais de 2009. É verdade que o mercado municipal necessita de uma requalificação e é certo que a zona envolvente à rodoviária carece de outra solução (muito diferente da que é apresentada). No entanto, não é desta forma, fácil e de remedeio, que se tratam dos problemas.
Não existe um projecto, uma concepção ou programa de médio a longo prazo que trace uma estratégia para o concelho. Nem baseado na diversificação das actividades económicas, nem no turismo e muito menos na cultura. Temos, pois, um género de “governo em gestão”, onde se trata dos assuntos correntes, das fotografias para as redes sociais, do espectáculo a avulso e se pratica, cada vez mais, cultura do “forreta” e do “poucochinho”.
A desculpa do problema financeiro tem servido como “bode expiatório” à reconhecida e generalizada incompetência. Já não é mais do que uma simples desculpa. A partir de 2012-13, os resumos diários de tesouraria vão mostrando um valor em caixa entre os 600 mil a 1 milhão de euros. Prova disso são, por exemplo, a compra de uma segunda fábrica devoluta em Minde (quando a Junta de Freguesia já tinha negociado a sua aquisição por custo zero) ou a complexa obra dos colectores, a ferros, e muito impulsionada, seja honra feita, pela insistência da Câmara de Santarém e do governo PSD-CDS.
Por isto e por muito mais, conclui-se que o suposto projecto das pessoas que, infelizmente, o Partido Socialista apoiou falhou redondamente! Muitos sectores essenciais do nosso concelho começam a afirmar uma solução, uma alternativa. Essa alternativa passa por um projecto coeso a longo prazo, construído por todos e com todos. É uma alternativa plural, de todas as sensibilidades, com a transparência e respeito aos processos democráticos e, sobretudo, responsável nos actos.
O slogan do suposto projecto, “juntos construímos o futuro”, já não mais faz sentido. “Juntos”, não significa “uno” ou “individual”; “contruímos o futuro”, muito menos representa o culto da persona.
Unidos, sim, revertemos o presente e projectamos o futuro, numa alternativa plural, cidadã e responsável.
Está na hora! A bem do concelho de Alcanena.

 

 

 Outras notícias - Opinião


Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias

Este mundo e o outro - joão carlos lopes »  2024-02-22 

Escreve Jorge Carreira Maia, nesta edição, ter a certeza de que este mundo já não é o seu e que o mundo a que chamou seu acabou. “Não sei bem qual foi a hora em que as coisas mudaram, em que a megera da História me deixou para trás”, vai ele dizendo na suas palavras sempre lúcidas e brilhantes, concluindo que “vivemos já num mundo tenebroso, onde os clowns ainda não estão no poder, mas este já espera por eles, para que a História satisfaça a sua insaciável sede de sangue e miséria”.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia