• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 09 Outubro 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 24° / 16°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Sex.
 22° / 14°
Céu nublado com aguaceiros e trovoadas
Qui.
 22° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  22° / 14°
Céu nublado com chuva moderada
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Corrupção, a palavra que não se deve evitar - antónio gomes

Opinião  »  2023-04-11  »  António Gomes

"“É necessária uma auditoria externa ao Urbanismo, de alto a baixo, de forma a que os munícipes possam voltar a confiar naquele sector."

A corrupção não convive com a democracia, antes pelo contrário visa destruí-la. E como sem democracia não há liberdade, cabe a todos e a cada um defendê-la. E os que foram eleitos e têm a responsabilidade da gestão dos dinheiros públicos, seja no governo do país seja no governo do concelho, não podem fugir às responsabilidades e têm que dar o exemplo em todos os campos, incluindo também na ética política.

Não pode o presidente da Câmara de Torres Novas encolher os ombros, ou assobiar para o lado como fez recentemente no caso da detenção de dois funcionários da divisão de urbanismo acusados de corrupção, declarando que são assuntos de ordem pessoal dos ditos funcionários. Não pode o vice-presidente, responsável pelo sector, assobiar para o lado ignorando “que a casa está a arder”.

É isto um exemplo de como a corrupção corrói e envenena a democracia, quando os principais responsáveis pelas instituições tentam varrer o lixo para debaixo do tapete e se recusam a olhar de frente e com coragem política para as situações.

O que se passa ou passou na divisão do urbanismo da Câmara Municipal é muito grave para que tudo fique na mesma, independentemente da conclusão dos tribunais, condenando ou absolvendo os visados: é preciso agir agora, é preciso indagar e investigar tudo o que se passa naquela divisão.

É necessária uma auditoria externa ao sector do Urbanismo na Câmara Municipal, de alto a baixo, de forma a que os munícipes possam voltar a confiar naquele sector.

É necessária uma auditoria externa que analise o tratamento que é dado aos processos, como são tratados os munícipes e que proceda à avaliação dos procedimentos técnicos praticados. Só assim também se combaterá o populismo que acusa tudo e todos de corruptos, não contribuindo para o esclarecimento das situações e para  a separação do “trigo do joio”.

É público o funcionamento do urbanismo, no mínimo estranho: são múltiplas as queixas, as denúncias. Existem casos denunciados às entidades fiscalizadoras, existem casos denunciados em actas da câmara municipal, existem casos denunciados na imprensa, existem casos nos tribunais. Existem casos de licenciamentos de obras na hora e outros que demoram vários anos.

A  gestão dos silêncios, como dizia há dias António Mário Santos no debate organizado pelo BE sobre este  tema, é outra forma de corrupção.

Haja a coragem e a decência de realizar uma auditoria externa à divisão de urbanismo da Câmara Municipal de Torres Novas. Ou ficamos à espera que a coisa passe? Desengane-se quem assim pensar.

 

 

 

 

 

 Outras notícias - Opinião


30 anos: o JT e a política - joão carlos lopes »  2024-09-30  »  João Carlos Lopes

Dir-se-ia que três décadas passaram num ápice. No entanto, foram cerca de 11 mil dias iguais a outros 11 mil dias dos que passaram e dos que hão-de vir. Temos, felizmente, uma concepção e uma percepção emocional da história, como se o corpo vivo da sociedade tivesse os mesmos humores da biologia humana.
(ler mais...)


Não tenho nada para dizer - carlos tomé »  2024-09-23  »  Carlos Tomé

Quando se pergunta a alguém, que nunca teve os holofotes apontados para si, se quer ser entrevistado para um jornal local ou regional, ele diz logo “Entrevistado? Mas não tenho nada para dizer!”.

 Essa é a resposta que surge mais vezes de gente que nunca teve possibilidade de dar a sua opinião ou de contar um episódio da sua vida, só porque acha que isso não é importante,

 Toda a gente está inundada pelos canhenhos oficiais do que é importante para a nossa vida e depois dessa verdadeira lavagem ao cérebro é mais que óbvio que o que dizem que é importante está lá por cima a cagar sentenças por tudo e por nada.
(ler mais...)


Três décadas a dar notícias - antónio gomes »  2024-09-23  »  António Gomes

Para lembrar o 30.º aniversário do renascimento do “Jornal Torrejano”, terei de começar, obrigatoriamente, lembrando aqui e homenageando com a devida humildade, o Joaquim da Silva Lopes, infelizmente já falecido.
(ler mais...)


Numa floresta de lobos o Jornal Torrejano tem sido o seu Capuchinho Vermelho - antónio mário santos »  2024-09-23  »  António Mário Santos

Uma existência de trinta anos é um certificado de responsabilidade.

Um jornal adulto. Com tarimba, memória, provas dadas. Nasceu como uma urgência local duma informação séria, transparente, num concelho em que a informação era controlada pelo conservadorismo católico e o centrismo municipal subsidiado da Rádio Local.
(ler mais...)


Trente Glorieuses - carlos paiva »  2024-09-23  »  Carlos Paiva

Os gloriosos trinta, a expressão original onde me fui inspirar, tem pouco que ver com longevidade e muito com mudança, desenvolvimento, crescimento, progresso. Refere-se às três décadas pós segunda guerra mundial, em que a Europa galopou para se reconstruir, em mais dimensões que meramente a literal.
(ler mais...)


30 anos contra o silêncio - josé mota pereira »  2024-09-23  »  José Mota Pereira

Nos cerca de 900 anos de história, se dermos como assente que se esta se terá iniciado com as aventuras de D. Afonso Henriques nesta aba da Serra de Aire, os 30 anos de vida do “Jornal Torrejano”, são um tempo muito breve.
(ler mais...)


A dimensão intelectual da extrema-direita - jorge carreira maia »  2024-09-23  »  Jorge Carreira Maia

Quando se avalia o crescimento da extrema-direita, raramente se dá atenção à dimensão cultural. Esta é rasurada de imediato pois considera-se que quem apoia o populismo radical é, por natureza, inculto, crente em teorias da conspiração e se, por um acaso improvável, consegue distinguir o verdadeiro do falso, é para escolher o falso e escarnecer o verdadeiro.
(ler mais...)


Falta poesia nos corações (ditos) humanos »  2024-09-19  »  Maria Augusta Torcato

No passado mês de agosto revisitei a peça de teatro de Bertolt Brecht “Mãe coragem”. O espaço em que a mesma foi representada é extraordinário, as ruínas do Convento do Carmo. A peça anterior a que tinha assistido naquele espaço, “As troianas”, também me havia suscitado a reflexão sobre o modo como as situações humanas se vão repetindo ao longo dos tempos.
(ler mais...)


Ministro ou líder do CDS? »  2024-09-17  »  Hélder Dias

Olivença... »  2024-09-17  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-09-09  »  Hélder Dias Bandidos...
»  2024-09-19  »  Maria Augusta Torcato Falta poesia nos corações (ditos) humanos
»  2024-09-17  »  Hélder Dias Ministro ou líder do CDS?
»  2024-09-17  »  Hélder Dias Olivença...
»  2024-09-13  »  Hélder Dias Cat burguer...