Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=www.jornaltorrejano.pt%2Fopiniao%2Fnoticia%2F%3Fn-5582aefa): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 19 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 29° / 15°
Períodos nublados
Seg.
 28° / 15°
Céu limpo
Dom.
 27° / 17°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  28° / 17°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

As costas largas do SNS - antónio gomes

Opinião  »  2022-09-11  »  António Gomes

" “E assim se vai destruindo o Serviço Nacional de Saúde, por responsabilidade do privado, dos responsáveis governamentais que sabem e nada fazem. "

A despesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com meios complementares de diagnóstico e terapêutica privados chegou ao valor mais alto de sempre no ano passado, 718 milhões de euros. Trata-se de um aumento de 48% entre 2021 e 2020. Estes dados foram recentemente relatados pelo Jornal de Notícias.

O Estado paga e paga muito ao sector privado da saúde, dinheiro proveniente do orçamento do Ministério da Saúde (o dinheiro para algum lado vai). Mas o setor privado da saúde, não se contenta com isto, vai muito mais longe.

É recorrente que os exames complementares de diagnóstico provenientes do SNS serem marcados para 4, 5 ou 6 meses após a requisição, desde que caia dentro dos 6 meses que é o prazo de validade das credenciais.

Se o utente se disponibilizar para substituir o SNS no pagamento, ou seja, se pagar o respectivo exame, aparece de imediato a vaga, basta esperar poucos dias. Ou seja, existem e estão disponíveis, os meios humanos e técnicos para que se realize o exame dentro de um prazo perfeitamente aceitável, para que o diagnóstico e o respectivo tratamento se for o caso, se realize a tempo de inverter a doença e assim diminuir e parar o sofrimento.

Esta prática de “se pagares já, és atendido, se não vais ali para a fila dos esquecidos” é no mínimo desumana, atentatória do direito à saúde igual para todos e de um descaramento atroz.

Relembro o que escrevi no início deste texto: o Estado paga, pode pagar mais tarde mas paga, e é o grande cliente destas empresas que, se por mera hipótese, acabasse o contrato com o Estado dificilmente sobreviviam, tal é o volume de trabalho proveniente do SNS. Esta é a prática a que também vamos assistindo localmente, em Torres Novas e nas redondezas.

Quem ainda não passou pela situação de correr as localidades vizinhas – Entroncamento, Alcanena, Tomar, à procura de uma data e/ou à procura do preço mais baixo? A credencial tem um prazo de 6 meses para ser atendida, cumpre-se esse prazo, o doente não pode dizer que foi excluído, mas como 6 meses não é compatível com o problema que tem ou pensa ter, depressa esquece o SNS e todos os impostos que paga e puxa da carteira para resolver o seu problema de saúde, se tiver condições financeiras para isso.

Os seguros privados de saúde também entram nesta equação, também se pergunta ao doente se tem algum, porque também serve de passaporte para ser atendido rapidamente. Os doentes provenientes do SNS são preteridos, ostracizados, esquecidos, relegados para o fim da lista, por estas entidades, sem apelo nem agravo. Caminhamos muito rapidamente para termos um sistema de saúde para ricos e outro para pobres.

E assim se vai destruindo o Serviço Nacional de Saúde, por responsabilidade do privado, dos responsáveis governamentais que sabem disto e nada fazem. A culpa nunca é de quem não fornece o serviço com qualidade. Esses, na sombra, vão destruindo esse direito inalienável à saúde, e a culpa é sempre dos mesmos, do SNS e dos que lá trabalham.

O negócio da Saúde é dos mais apetecíveis. E, já agora, deixem de chamar Sistema Nacional de Saúde ao SNS. A palavra, que tem honras constitucionais, é SERVIÇO!!

 

 


 


 

 

 Outras notícias - Opinião


O meu projecto eleitoral para a autarquia »  2025-07-08  »  António Mário Santos

Apresentados os candidatos à presidência da Câmara de Torres Novas, a realizar nos finais de Setembro, ou na primeira quinzena de Outubro, restam pouco mais de três meses (dois de férias), para se conhecer ao que vêm, quem é quem, o que defendem, para o concelho, na sua interligação cidade/freguesias.
(ler mais...)


O MAJOR-GENERAL PATRONO DA GUERRA »  2025-07-08  »  José Alves Pereira

O nosso major-general é uma versão pós-moderna do Pangloss de Voltaire, atestando que, no designado “mundo livre”, estamos no melhor possível, prontos para a vitória e não pode ser de outro modo.
(ler mais...)


Inteligência artificial »  2025-07-08  »  Acácio Gouveia

“Pobre é o discípulo que não excede o seu mestre”

Leonardo da Vinci

 

Mais do que rumor, é já certo que a IA é capaz de usar linguagem ininteligível para os humanos com o objectivo de ser mais eficaz.
(ler mais...)


Direita e Esquerda, uma questão de sabores morais »  2025-07-03  »  Jorge Carreira Maia

 

Em 2012, o psicólogo social Jonathan Haidt publicou a obra A Mente Justa: Porque as Pessoas Boas não se Entendem sobre Política e Religião. Esta obra é fundamental porque nos ajuda a compreender um dos dramas que assolam os países ocidentais, cujas democracias se estruturam, ainda hoje, pela dicotomia esquerda–direita.
(ler mais...)


Encontros »  2025-06-06  »  Jorge Carreira Maia

Imagino que as últimas eleições terão sido oportunidade para belos e significativos encontros. Não é difícil pensar, sem ficar fora da verdade, que, em muitas empresas, patrões e empregados terão ambos votado no Chega.
(ler mais...)


Os fraudulentos - acácio gouveia »  2025-05-17  »  Acácio Gouveia

"Hire a clown, get a circus" *

Ele é antissistema. Prometeu limpar o aparelho político de toda a corrupção. Não tem filtros e, como o povo gosta, “chama os bois pelo nome”, não poupando pessoas ou entidades.
(ler mais...)


Um novo Papa - jorge carreira maia »  2025-05-17 

A eleição de um novo Papa é um acontecimento sempre marcante, apesar de se viver, na Europa, em sociedades cada vez mais estranhas ao cristianismo. Uma das grandes preocupações, antes, durante e após a eleição de Leão XIV, era se o sucessor de Francisco seria conservador ou progressista.
(ler mais...)


Muito mais contrariedades tive... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Z?... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Trump... Papa?? »  2025-05-08  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2025-07-08  »  António Mário Santos O meu projecto eleitoral para a autarquia
»  2025-07-03  »  Jorge Carreira Maia Direita e Esquerda, uma questão de sabores morais
»  2025-07-08  »  José Alves Pereira O MAJOR-GENERAL PATRONO DA GUERRA
»  2025-07-08  »  Acácio Gouveia Inteligência artificial