• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 19 Março 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 28° / 13°
Períodos nublados
Qui.
 24° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qua.
 21° / 8°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  22° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Jorge Salgado Simões

 

Obrigado! - jorge salgado simões »  2021-03-20 

Se há um ano estávamos a começar a perceber o que nos estava a acontecer, dois confinamentos depois já é tempo de fazer algumas contas com quem, de alguma forma, nos facilitou estes tempos mais fechados.

Como era previsível, nem todos ficaram bem e a pandemia ainda nem sequer acabou. Mas os agradecimentos não têm um calendário muito certo para que possam ser feitos com senti... (ler mais...)


Adormecer em democracia e acordar da demagogia - jorge salgado simões »  2021-02-05 

O clamor que experimentámos quando foram conhecidos os resultados das eleições presidenciais dizem muito sobre o que somos hoje. Passadas duas semanas, que mais parecem dois meses face à calamidade da pandemia, é possível fazer outras leituras mais ligadas à terra, que permitam perceber melhor como aqui chegámos.

 Para além da grotesca taxa de abstenção e... (ler mais...)


Contentes e resilientes - jorge salgado simões »  2020-10-23 

O Governo apresentou na semana passada, em Bruxelas, os planos de Portugal para os fundos da União Europeia no combate à crise provocada pela pandemia, a famosa bazuca de 13 mil milhões de euros a fundo perdido, transformada em Plano de Recuperação e Resiliência.

A minha implicância com a palavra “resiliência” ficou para sempre definida numa das noites dos grandes inc&eci... (ler mais...)


Crónica de um tempo que ainda não aconteceu - jorge salgado simões »  2020-09-28 

Ainda bem que acabaram o IC3!

Vejam o que seriam os tempos de pandemia sem aquela via, prometida há anos como contrapartida da instalação do Eco Parque do Relvão. Hoje, é lá que se tratam muitos dos resíduos perigosos do país e mesmo de outros países, e entre eles os resíduos hospitalares. Sem o IC3/A13 concluído e se ainda contássemos só com a b... (ler mais...)


Somos e não somos racistas - jorge salgado simões »  2020-08-19 

Se é daquelas pessoas profundamente convencida que nós, portugueses, não somos racistas, então provavelmente esta leitura não lhe acrescentará nada de nada. Por outro lado, se é daquelas pessoas convencida que somos uma sociedade extremamente racista, que vê segregação em cada pedra que mexe mas que não consegue ver o seu próprio contributo para essa visã... (ler mais...)


Onde estavas no 25 de Abril de 2020? »  2020-05-09 

Já se pode falar do 25 de Abril? Já podemos falar do 25 de Abril sem se ser acusado de arreigado comunista ou perigoso fascista? É que isto este ano foi mesmo mau demais para ser verdade.

Eu sou dos que ainda cá não estava em 1974. Não o vivendo, aprendi o seu significado e sempre gostei da data, das histórias e do simbolismo de Abril, mas há já vários anos que defen... (ler mais...)


DE-VA-GA-RI-NHO »  2020-04-17 

Nas últimas semanas já houve quem visse os Himalaias a mais de duzentos quilómetros de distância. Já houve quem preconizasse o fim do capitalismo, o fim das ditaduras, o fim dos regimes populistas, ou o fim da nossa vida em sociedade. E houve até quem jurasse ver golfinhos nos canais de Veneza. Bem, o momento é histórico e deixará marcas. Mas naturalmente também é dado... (ler mais...)


Intervalo »  2020-04-05 

O que mais me impressiona nos últimos dias é o silêncio. A sensação de que alguém carregou num botão e que, de repente, travámos a fundo, como se tudo isto fosse um grande intervalo indefinido. No terraço não se houve nada. Não é que antes se ouvisse grande coisa, mas bastava estar atento e havia aqui, no centro da cidade, um burburinho sempre latente. Hoje, n&a... (ler mais...)


Terminal 3 em Tancos? Sim, era mesmo isto. »  2020-03-06 

Portugal precisa de uma solução aeroportuária para Lisboa. O aeroporto Humberto Delgado está saturado, a sofrer obras que vão permitir aumentar ainda mais o tráfego aéreo na capital e que dão muito jeito à concessionária da ANA, mas que não resolvem o problema de base: aquela localização, no centro da cidade, não tem futuro, não tem capacid... (ler mais...)


Há um elefante na sala: o ensino superior da região! »  2019-12-05 

Podemos não falar do assunto. Podemos todos ir pensando nisto sem dizer o que quer que seja, ou fazer do tema não mais do que uma conversa de café, para não melindrar ninguém.

Temos um problema na região com o ensino superior público: dois Institutos Politécnicos, Tomar e Santarém (IPT e IPS), demasiado pequenos e demasiado sozinhos, desligados entre si, pouco atrativos, po... (ler mais...)


Torres Novas 2018, mais um ano sem IMI Familiar »  2017-12-13 

O IMI Familiar é uma medida de discriminação positiva destinada a aliviar o esforço financeiro das famílias com filhos. Pressupõe um desconto no IMI relativo à habitação própria de cada agregado em função do número de descendentes, que vai continuar a não ter aplicação em Torres Novas em 2018, uma quase excepção no pa&i... (ler mais...)


Centralistas »  2017-11-07 

Quando muitos pensavam que a única coisa positiva da recente tragédia dos incêndios era que finalmente o país ia olhar de outra forma para a interior, para o espaço rural e para fora das grandes áreas metropolitanas, as notícias que vão sendo conhecidas sobre a reprogramação dos fundos comunitários desfazem qualquer réstia de dúvidas. É mesmo para ... (ler mais...)


Pós-verdade e obras públicas »  2017-02-16 

Para quem não deu por isso, António Costa veio cá no passado dia sete apresentar um programa nacional de valorização das áreas empresariais. São 180 milhões de euros para todo o país, dos quais cerca de 100 para acessibilidades a áreas empresariais já existentes, incluindo-se, neste caso, a ligação das zonas industriais do Entroncamento e Riachos à... (ler mais...)


Impostos e desigualdades territoriais »  2016-11-02 

Ao que parece a coesão territorial vai-se manter como um não assunto nos próximos tempos. Seja porque em 2017 há eleições autárquicas, seja porque temos um Governo que não vai além da gestão corrente, ou seja até porque esta coisa da autonomia da administração local em relação à administração central e vice-versa est&aa... (ler mais...)


Almonda, nós merecemos melhor do que isto. »  2016-09-21 

O ajuntamento de pessoas que foi ao Nicho dos Riachos dizer BASTA à poluição da Ribeira da Boa Água no passado dia 16 constituiu um momento significativo de mobilização coletiva em Torres Novas. Um conjunto de pessoas convoca o movimento, juntando-se-lhe moradores e outros cidadãos, associações, juntas de freguesia, partidos políticos e executivo municipal. Resolveram alguma... (ler mais...)


Onde raio está o dinheiro? »  2016-06-19 

Eu já nem quero saber como foram gastos os milhões de euros de lucros que nos fomos habituando a ouvir em apresentações de resultados da Caixa ao longo de vários anos. E também já não me interessam para nada aquelas análises que se referiam recorrentemente ao facto da banca portuguesa ser toda espetacularmente inovadora, um exemplo de modernidade, boa gestão e um sem fim de ... (ler mais...)


Três notas em vésperas de novo Governo »  2015-11-24 

Passado. O governo da coligação PSD/PP recebeu o país com as contas públicas num estado calamitoso. Foram imensos os tiros no pé na governação, os casos, os fiascos, os equívocos, a negação à matriz reformadora do PSD, sobretudo se considerada a maioria parlamentar de suporte à coligação, que teria possibilitado muito mais.

Não obst... (ler mais...)


A crise dos transportes colectivos »  2009-09-10 
As sociedades modernas assentaram o seu desenvolvimento, nestas últimas décadas, em varias ”alavancas”, isto é, sectores ou produtos que foram ou ainda são os ”motores” da economia e do desenvolvimento, gerando emprego e riqueza e arrastando consigo muitos outros (bens e serviços, pois a economia e as sociedades modernas funcionam numa perfeita ”teia”, maias ainda numa época de globalização).

Poderia citar vários, mas de... (ler mais...)


Triste é a (nossa) velhice? »  2009-08-27 
Vivemos numa época e num país onde os ”velhos são trapos”, escondidos e, como tal, também esquecidos, muitos deles em casa ou ”depositados” nos ”armazéns de velhos” a que, pomposamente, muitos chamam de ”lares de idosos”. Após a morte, aos mais conhecidos (as chamadas figuras públicas) são prestadas homenagens que, na maioria das situações, ”cheiram a falso” e são dum grande oportunismo mediático. Há dias, assisti... (ler mais...)

 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-02-22  Este mundo e o outro - joão carlos lopes
»  2024-02-28  »  Hélder Dias O Flautista de Hamelin...
»  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato
»  2024-02-22  »  Maria Augusta Torcato Memória: papel ou impacto em nós - maria augusta torcato
»  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia A crise das democracias liberais - jorge carreira maia