• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 24 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 17° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 20° / 11°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Não há um adulto na sala? - joão carlos lopes

Opinião  »  2022-09-21  »  João Carlos Lopes

A cena da imagem é uma carrinha de pronto-socorro que queria ir para os lados de São Pedro. Não podendo (teria de voltar em direcção ao largo da Botica, Rotunda, rua do Nogueiral, largo do Caldeirão, fazer toda avenida, isto é, correr a cidade toda) – por isso, tentou pela rua da Trindade, mas teve de voltar para trás. Pois é isso: como mesmo um cego pode constatar, a rua da Trindade só tem largueza para um papa-reformas e mal. É o que acontece quando se altera o sentido de uma rua, a Direita de São Pedro, que é há séculos uma rua de saída para os lados do Samão, Lapas, Ribeira, mais antigamente para Alcanena pela Videla. Há ruas que têm um ADN, uma coisa que não se deve mudar, está-lhes na pele.

Entretanto, quem aparecer no largo do Paço ou no largo da Botica e queira ir para a outra zona da cidade, Tufeiras, Silvã, ou mesmo sair para Ourém e Tomar, carros, camionetas ou trotinetas, desce a Miguel Bombarda, atravessa a ponte, mete pela rua do Nogueiral e vai obrigatoriamente dar ao local da cidade onde o trânsito é mais atravancado e até perigoso: o largo do Caldeirão. É a perigosa curva em cotovelo, para os peões, para os carros que vão e que vêm, as pessoas que tem de travessar o largo, é o cruzamento com a avenida dos Bombeiros Voluntários, que agora já é relativamente congestionado para os padrões locais. Pontaria melhor, era difícil.

A ponte vinda da biblioteca, para acabar com a entrada pelo túnel na rua 1.º de Dezembro, é a pedido de um (dois, no máximo) moradores e de um bar, dizem os especialistas ouvidos. Chatice, a rua é assim estreita há 500 anos e quem para lá foi, e vai, já sabia disso. Diz que é chato, estar a ouvir carros de vez em quando. Espera-se igual tratamento para os moradores da rua Miguel de Arnide, Carlos Reis, Artur Gonçalves, da Rua Miguel Bombarda, da rua Serpa Pinto, que ainda assim são muitos mais que dois. Feche-se isso tudo, também são povos de Deus. De qualquer modo, foi muito boa ideia fazer esta experiência, neste ponto concreto da ponte da biblioteca para a avenida, quando as piscinas estão encerradas ao público e ainda não começaram as actividades do Choral em força. Pelo que se antevê, seria o caos.

Outra ideia de se lhe tirar o chapéu é o acesso ao largo de São Pedro pela rua Dr. F.L. Gouveia, logo à saída da ponte do Raro, cuja fica ao lado daquela que foi construída pelo presidente Casimiro Pereira (raio de ideia do homem) justamente para o trânsito fluir melhor nos dois sentidos, e que agora servirá só para dar comer aos peixinhos (quer dizer, com os pesqueiros ali perto, os peixes são capazes de se espantar e abalar para outras paragens, mas isso já é outro filme).

Já agora, os autocarros que chegam aos hotéis, não podendo sair da praça às arrecuas, e em vez de saírem logo directamente para a avenida à saída da praça, vão dar nas canelas ao edifício da Caixa Agrícola, isto se os maiores conseguirem dar a curva, e voltar ao centro da cidade. Brilhante.

A ideia dos monstruosos pneus de tractor para simular uma rotunda na principal artéria da cidade, de uma estética capaz de envergonhar qualquer paródia de festa de aldeia, também foi um achado. De resto, esperar naqueles semáforos, 15 segundos ou meio minuto, em média, e isto apenas nas duas tristes “horas de ponta” da vilória, é uma tragédia que nem em Nova Deli.

Jovens: tanto quanto se sabe, não houve nenhum motim ou levantamento popular por causa do meio minuto que se espera para contornar, de vez em quando, as carrinhas que vão largar os velhotes ao centro de dia da Misericórdia. Aquela espera é um tributo nosso aos que fizeram o caminho que nós agora percorremos. Ninguém se chateia, percebem? Quando não esperássemos, com calma, pela saída dos velhotes para o centro de dia, sem stresses, estaríamos condenados enquanto comunidade. Não há ali nenhum problema, percebem? São aquelas esperas normais que há em determinados sítios.

Homens desta terra: infelizmente ou felizmente, Torres Novas não tem um problema de trânsito. Aliás, se alguma coisa funciona bem nesta cidade, é o trânsito como está organizado, de resto porque foi o resultado de quem o pensou como deve ser, ao longo de anos, e chegou à fórmula melhor possível. Torres Novas, repita-se, não tem um problema de trânsito. Todo o santo dia é uma calmaria, uma paz de cemitério, o trânsito desta cidade nas ruas do centro histórico e proximidades. E não será diferente no futuro, antes pelo contrário.

Ora bem: é verdade que há pessoas carentes, com problemas de auto-estima, que precisam de um carinho. Mas utilizar estas experiências onanistas para espantar o bocejo e o facto de não se ter outras lembranças mais conducentes, vá, por que não fazer qualquer coisa útil à sociedade? Por exemplo, plantar árvores, muitas árvores, em vez de as arrancar, arranjar calçadas e passeios permanentemente esventrados, manter as ruas limpas, arranjar uma solução a sério para a merda de pombo que de forma abjecta enxameia ruas, passeios e portas de casas por tudo quanto é canto, qualquer coisa.

Uma cidade, esta merda pá, não é propriamente um brinquedo para entretém de garotos. Não há um adulto na sala?

 

PS - Parece que há um sítio da cidade, o único, onde em média se espera mais de 15 segundos ou meio minuto, nas duas terríveis horas de ponta: é ali a saída à ponte do Bom Amor. Só para não se dizer que não há assim nada…

 

 

 Outras notícias - Opinião


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias

Este mundo e o outro - joão carlos lopes »  2024-02-22 

Escreve Jorge Carreira Maia, nesta edição, ter a certeza de que este mundo já não é o seu e que o mundo a que chamou seu acabou. “Não sei bem qual foi a hora em que as coisas mudaram, em que a megera da História me deixou para trás”, vai ele dizendo na suas palavras sempre lúcidas e brilhantes, concluindo que “vivemos já num mundo tenebroso, onde os clowns ainda não estão no poder, mas este já espera por eles, para que a História satisfaça a sua insaciável sede de sangue e miséria”.
(ler mais...)


2032: a redenção do Planeta - jorge cordeiro simões »  2024-02-22  »  Jorge Cordeiro Simões

 

 


O dia 5 de Fevereiro de 2032, em que o Francisco Falcão fez 82 anos - aos quais nunca julgara ir chegar -, nasceu ainda mais frio do que os anteriores e este Inverno parecia ser nisso ainda pior que os que o antecederam, o que contribuiu para que cada vez com mais frequência ele se fosse deixando ficar na cama até mais tarde e neste dia festivo só de lá iria sair depois do meio-dia.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia