Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=www.jornaltorrejano.pt%2Fopiniao%2Fnoticia%2F%3Fn-a90539b4): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 17 Junho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 36° / 17°
Céu limpo
Qui.
 36° / 18°
Períodos nublados
Qua.
 35° / 18°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  40° / 20°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Via circular, piscinas, Fábrica Grande: isto anda tudo ligado - joão carlos lopes

Opinião  »  2022-11-08  »  João Carlos Lopes

"“Quem governa ignora esta coisa tão simples: nas últimas eleições votaram 17 375 eleitores. Destes, 7 865 votaram no PS. Votaram noutros partidos 9 510 eleitores."

Como se recorda na edição de papel deste jornal, há 20 anos o vereador do PSD, Octávio Oliveira, em sede de debate sobre a construção do viaduto de Rio Frio, dizia que a circular como prolongamento da avenida, uma circular interior, era um “erro estratégico”, e que devia optar-se pela construção de uma circular exterior, aquela que agora é uma necessidade premente. Tecnicamente, tinha razão. A provar que ninguém, seja quem for, tem razão sempre em todo o tempo, e que a razão, o bom senso e a lucidez, não dependem nem são uma emanação do voto, mesmo que amplamente maioritário.

 O actual vereador do PSD, Tiago Ferreira, vem também colocar a questão, mesmo que indirectamente, porque o planeamento urbano tem de ser visto de forma integrada. Com a aquisição do edifício da antiga Fiação e Tecidos e a perspectiva de aquisição dos terrenos de Rio Frio (antiga Fábrica Nery, viaduto), estamos perante uma oportunidade de ouro para reabilitar toda a zona ribeirinha, diz Tiago Ferreira, considerando que “entre o viaduto e o centro de saúde é urgente implementar um visão estratégica para o desenvolvimento integrado e estruturado desta zona histórica, sendo fulcral envolver toda a sociedade torrejana através de uma consulta pública que permita sentir o pulsar dos torrejanos e de os envolver de uma forma plena com aquele que será um projecto que fará a diferença para a qualidade de vida de todos nós na próxima década”, acrescentando que já em 2019 o PSD defendera a abertura de uma ligação entre a rotunda dos Négreus e o centro de saúde, que permitiria tirar a pressão existente e que irá crescer significativamente sobre a rua da Fábrica.

 Isto é, é impensável considerar o projecto da Fábrica Grande sem um um enquadramento mais vasto e, nomeadamente, sem ter em conta as acessibilidades. E é também inconcebível que projectos desta natureza sejam cozinhados à socapa e sem o mínimo de conhecimento e possibilidade de participação opinativa dos torrejanos, que deixam nas mãos e na cabeça de dois ou três iluminados a definição de importantes questões da nossa vida colectiva. Nunca foi visto nada assim.

 A questão das piscinas de verão é outro caso paradigmático. É um assunto importante. Cidades próximas, como Santarém ou Abrantes, gizaram parques aquáticos de qualidade que são factores de atração dos residentes e povos vizinhos, como outrora acontecia com as velhas piscinas de verão de Torres Novas.

 O assunto veio à baila na última reunião camarária e o vereador António Rodrigues sugeriu o terreno imenso de Rio Frio, ex-Nery, cujo imbróglio jurídico parece encaminhar-se finalmente para um fim após décadas de conflito sobre a sua a propriedade. A sugestão de Rodrigues vem de certo modo ao encontro da perspectiva de Tiago Ferreira, de pensar toda margem do rio a seguir à ponte do Raro, para montante, prolongando o corredor verde do jardim marginal em contexto que suportaria, pela sua natureza pouco impositiva, planos de água de verão, as ansiadas piscinas de verão, ideias também subscritas por outra força política, o Bloco de Esquerda, no seu manifesto eleitoral de 2013.

Logo os maiorais (os que não entendem que são as responsabilidades de uma maioria) vieram dizer, entredentes, que já têm o seu projecto para as piscinas de verão. Trata-se de uma macacada, uma espécie de bidé junto às actuais piscinas cobertas, que cobriria de vergonha todos os torrejanos.

É notável como, neste caso tão significativo para o planeamento e futuro de uma zona tão importante da cidade, sabendo-se que uma gama de opiniões e sugestões, da direita à esquerda, convergem numa zona de consenso (visão de conjunto, enquadramentos, consulta pública dos torrejanos), quem detém a maioria ignora esse manancial que é a participação e a vinculação da própria comunidade àquilo que diz respeito ao futuro da cidade, ignora e desconfia da bondade de quem dá sugestões e aponta acaminhos, ignora que está sozinha no seu isolamento autista, achamdo que pode aprisionar Torres Novas aos seus “projectozinhos” secretos que pouco devem ao planeamento e a uma visão lúcida da realidade e tudo devem ao jeitinho, ao favor, ao pedido avulso de tudo e um par de botas.

 Quem governa ignora esta coisa tão simples: nas últimas eleições votaram 17 375 eleitores. Destes, 7 865 votaram no PS. Votaram noutros partidos 9 510 eleitores. A mecânica eleitoral dá, nestas circunstâncias, uma maioria absoluta de eleitos. Mas, quem sabe que na realidade a maioria dos eleitores não votou em si e votou nos outros partidos, deveria ter um pouco de humildade e respeito pelos torrejanos, por todos os torrejanos, e pela maioria dos eleitores que, repita-se, não votou no PS.

 É por causa deste estilo de gestão que, estoirados os foguetes da torneira de dinheiro das últimas décadas, Torres Novas (tirando o belíssimo postal ilustrado do jardim municipal e a praça com a vista do castelo) pareça uma imunda e desgraçada terreola ao pé de Abrantes e de Tomar.

 

 

 

 

 

 

 

 Outras notícias - Opinião


Encontros »  2025-06-06  »  Jorge Carreira Maia

Imagino que as últimas eleições terão sido oportunidade para belos e significativos encontros. Não é difícil pensar, sem ficar fora da verdade, que, em muitas empresas, patrões e empregados terão ambos votado no Chega.
(ler mais...)


Os fraudulentos - acácio gouveia »  2025-05-17  »  Acácio Gouveia

"Hire a clown, get a circus" *

Ele é antissistema. Prometeu limpar o aparelho político de toda a corrupção. Não tem filtros e, como o povo gosta, “chama os bois pelo nome”, não poupando pessoas ou entidades.
(ler mais...)


Um novo Papa - jorge carreira maia »  2025-05-17 

A eleição de um novo Papa é um acontecimento sempre marcante, apesar de se viver, na Europa, em sociedades cada vez mais estranhas ao cristianismo. Uma das grandes preocupações, antes, durante e após a eleição de Leão XIV, era se o sucessor de Francisco seria conservador ou progressista.
(ler mais...)


Muito mais contrariedades tive... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Z?... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Trump... Papa?? »  2025-05-08  »  Hélder Dias

Menino... »  2025-05-01  »  Hélder Dias

A minha casinha... »  2025-05-01  »  Hélder Dias

Entrevistador... »  2025-03-31  »  Hélder Dias

Uma passagem do Evangelho de João - jorge carreira maia »  2025-03-22  »  Jorge Carreira Maia

Agora que nos estamos a aproximar, no calendário católico, da Páscoa, talvez valha a pena meditar nos versículos 36, 37 e 38, do Capítulo 18, do Evangelho de João. Depois de entregue a Pôncio Pilatos, Jesus respondeu à pergunta deste: Que fizeste? Dito de outro modo: de que és culpado? Ora, a resposta de Jesus é surpreendente: «O meu reino não é deste mundo.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2025-06-06  »  Jorge Carreira Maia Encontros