• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 08 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 28° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 31° / 14°
Céu limpo
Qui.
 29° / 15°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  29° / 14°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

BAILES - josé mota pereita

Opinião  »  2022-08-30  »  José Mota Pereira

"“Enquanto houver xarepas e festas populares, desconfio que isto, o mundo, será um lugar um bocadinho melhor para se viver."

BAILES

1. Não conheço pessoalmente o Xarepa. Nem ele a mim. Nunca falámos um com o outro. O Xarepa nem sabe que eu existo. Mas em Torres Novas, toda a gente sabe quem é o Xarepa das Lapas. Eu também, claro. Quem não conhece o seu estilo inimitável do couro negro da roupa? Da boina às botas? Décadas de puro rock, muitos bailes em conjuntos ou a solo. Ou actuando em dupla com o seu filho Denis que, lembre-se, venceu a primeira edição do concurso da RTP “ The Voice” com Rui Reininho como mentor - com a ajuda e a força do Xarepa e família nos bastidores. Xarepa é Xarepa, mesmo quando se percebe que há ali um acorde fora do sítio, um tom que aqui ou ali poderia estar mais afinado, um inglês muito seu. Xarepa é o Rock no estado puro. É alegria! Entretanto, veio a pandemia e o Rock ficou mudo. Os bailes ficaram suspensos. O Xarepa parou.... até que pouco a pouco fomos voltando ao normal. Este ano, nas Lapas, sua aldeia, no regresso das festas de verão, o Xarepa mostrou esta alegria tão popular e irreverente. As imagens que correram pelas redes sociais foram esclarecedoras. Convido a procurá-las, quem não teve oportunidade de as ter visto. Vale a pena ver, porque com certeza que foi um privilégio para quem lá esteve. Enquanto houver xarepas e festas populares, desconfio que isto, o mundo, será um lugar um bocadinho melhor para se viver.

2. Uma consulta ao portal Base da contratação pública permite perceber que o Município de Torres Novas celebrou este mês, com uma empresa privada, mais um contrato de fornecimento para as cantinas escolares do Parque Escolar do concelho para o ano lectivo de 2022/23. O contrato tema duração de onze meses (de Setembro até ao final de Julho) e é eventualmente prorrogável por mais dois anos lectivos, com reinicio em Setembro de 2023. Não havendo nada que torne ilegítima a opção do executivo municipal de voltar a adjudicara concessão da alimentação das cantinas escolares a uma empresa privada, ela constitui uma opção que vincula todo o executivo municipal PS a uma solução social, económica e ambientalmente errada. No plano da mera gestão contabilística, por via da economia de escala, acredito que a opção da concessão, de novo, a uma empresa privada deste serviço, possa resultar na poupança de alguns euros ao orçamento municipal. Mas acima de qualquer gestão corrente está o desenvolvimento económico, a prestação de serviços de qualidade, o exercício de boas práticas ambientais e a garantia do exercício de direitos laborais dos trabalhadores envolvidos. Duvido que a insistência teimosa do Município de Torres Novas neste modelo de entrega da gestão das cantinas a privados sirva esses propósitos. Saliento de forma enfática que nada tenho contra a empresa seleccionada (nem com as suas concorrentes), nem com o seu processo de escolha. O erro está no modelo adoptado pela Câmara Municipal de Torres Novas. Um erro que levanta várias questões.

Numa primeira leitura ao contrato, constata-se que o Município, com este contrato, torna-se cúmplice de uma situação laboral de precariedade que deveria envergonhar quem assinou a adjudicação. Provavelmente, a exemplo de anos anteriores, iremos assistir de novo à contratação precária de funcionários por um período de onze meses, sendo que no 12º mês - o mês de Agosto- serão dispensados do serviço, para voltarem a serem de novo contratados em Setembro com um novo contrato, com a respectiva perda de direitos, nomeadamente os decorrentes da antiguidade. Tudo isto debaixo dos olhos da Câmara Municipal! Se á assim ou não?

Mas há mais questões que fazem exigir a reversão deste contrato e exigir a prestação de um serviço público municipal para as cantinas das escolas. Neste contrato, salvo melhor leitura, a Câmara não teve em conta o apoio às famílias que contam regularmente com esse apoio alimentar aos seus filhos ao longo de todo o ano, incluindo nos meses de Agosto. Implementar um serviço público municipal nas cantinas das escolas de Torres Novas é com certeza um processo complexo, mas que deveria ser uma prioridade de todo o executivo se esta fosse mesmo uma Câmara com preocupações sociais efectivas que fossem além dos discursos bonitos e simpáticos.

O serviço público municipal nas cantinas escolares teria vantagens óbvias na qualidade da prestação do serviço à comunidade escolar, com refeições confeccionadas na proximidade e com ementas associadas à gastronomia local. A sua implementação como serviço público municipal garantiria refeições nas cantinas escolares durante doze meses por ano, sem pausas em Agosto e constituiria uma medida de apoio social de valor indiscutível para as famílias torrejanas. O serviço público municipal nas cantinas escolares revelar-se-ia igualmente positivo na dinamização da economia local, com a aquisição dos produtos na nossa região, diminuindo a pegada ecológica. Por fim, mas não menos importante, seria uma garantia efectiva de empregos com dignidade e direitos para os trabalhadores contratados.

Infelizmente, o Município revela outras opções e não se diga que é por falta de verbas, pois este é o mesmo Município que tem tido disponibilidade orçamental para aplicar isenção de taxas e licenças em nome do “interesse municipal” nalguns casos bem identificados. Na verdade, quando a toca a música certa, este executivo municipal, arruma com o seu discurso vagamente social-beatífico e ajeita-se todo pimpão e liberal para bailar ao som dos ritmos liberais, que os poderosos lhe vão impondo. Nada de novo, portanto.

Nota: Contrato do Portal Base disponível aqui neste link https://www.base.gov.pt/Base4/pt/resultados/?type=doc_documentos&id=1881114&ext=.pdf

 

 

 

 

 Outras notícias - Opinião


Insana Casa… »  2024-05-06  »  Hélder Dias

25 de Abril e 25 de Novembro - jorge carreira maia »  2024-05-05  »  Jorge Carreira Maia

Por que razão a França só comemora o 14 de Julho, o início da Revolução Francesa, e não o 27 ou 28 de Julho? O que aconteceu a 27 ou 28 de Julho de tão importante? A 27 de Julho de 1794, Maximilien Robespierre foi preso e a 28, sem julgamento, foi executado.
(ler mais...)


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia
»  2024-05-06  »  Hélder Dias Insana Casa…