• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 04 Outubro 2022    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 32° / 19°
Períodos nublados
Qui.
 32° / 15°
Períodos nublados
Qua.
 31° / 17°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  32° / 16°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

A ANEMIA - josé mota pereira

Opinião  »  2022-07-05  »  José Mota Pereira

"“Torres Novas está a sangrar e a perder vitalidade, coberta por um manto de silêncio e de cumplicidades como se tudo isto fosse natural e inevitável”"

Num canto de página d` O Almonda, na sequência de mais uma reorganização do jornal nestes últimos anos, vem o anúncio: O Almonda deixará de se publicar semanalmente, passando a quinzenário.

 Na sua longa história, esta é uma mudança significativa e que ultrapassa as fronteiras do jornal. Em mais de cem anos, um século, Torres Novas deixará de ter um jornal semanário. A crise que a comunicação social enfrenta, muito por culpa da informação que passámos a ter disponível eletronicamente em qualquer momento nos nossos bolsos, não explica tudo.

 Em Torres Novas ainda se publicam três jornais e uma rádio local continua continua a emitir. Mas vivem-se tempos de anemia social que se reflectem obviamente na comunicação social. Sabe-se que esta vive, aqui e em qualquer lugar do mundo, de notícias, pensamento crítico e publicidade oriunda da economia. Sucede que a anemia social que vivemos por aqui atinge todas estas dimensões. Não vê quem não quer!

 Temos, desde logo, uma Câmara Municipal falha de ideias e criatividade, sem projectos de futuro, rumo ou estratégia e que se limita a gerir o dia a dia da sua máquina administrativa. Genericamente, é isto e as excepções são isso mesmo.

Na vida cultural e desportiva, é indisfarçável a crise associativa em que vão persistindo em actividade a meia dúzia de colectividades do costume, mas em que se vai tornando evidente a dificuldade de renovação de dirigentes. No desporto, paradoxalmente, multiplicam-se os micro-clubes de modalidades individuais que nascem à sombra de treinadores que prometem construir campeões. A partir dos 18 anos, com excepção do futebol, é o deserto absoluto nas modalidades colectivas: andebol, basquetebol, hóquei, etc... nem uma para amostra. Nem sequer uma equipa colectiva para matraquilhos ou sueca! Zero.

 A ausência de vida social e compromisso colectivo na nossa terra prossegue na economia. A ACIS parece desaparecida e o pavilhão de exposições do NERSANT há muito que deixou de cumprir a sua função e as últimas notícias que temos - é de que vai servir para "arrumar" o espólio de etnografia e arqueologia industrial - não trazem grande novidade. O pequeno comércio definha, a indústria praticamente desapareceu enquanto se vai sonhando em fazer daqui um centro de base logística centrado na tecnologia da palete e empilhador.

 É esta anemia social, de que estes exemplos são apenas uma amostra, que ajuda a explicar as mudanças no jornal O Almonda e se estende pela restante vida colectiva do concelho.

 Torres Novas está a sangrar e a perder vitalidade, coberta por um manto de silêncio e de cumplicidades como se tudo isto fosse natural e inevitável. Assim continuará, enquanto formos fazendo de conta que nada se passa e enquanto não houver coragem de empreender outro rumo.

 É urgente calar este silêncio!

 

 

 

 

 

 

 Outras notícias - Opinião


Vai e volta... »  2022-09-30  »  Hélder Dias

Referendo aos pinguins?... »  2022-09-29  »  Hélder Dias

Referendo?... »  2022-09-29  »  Hélder Dias

Estou apaixonado pelo meu carro - carlos paiva »  2022-09-23  »  Carlos Paiva

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em que Torres Novas participa, assinou dia 8 de Setembro um contrato de concessão com a Rodoviária do Tejo, com a validade de oito anos, para o serviço público de transporte de passageiros.
(ler mais...)


Testemunha dos tempos - maria augusta torcato »  2022-09-23  »  Maria Augusta Torcato

Um jornal testemunha. É um dos seus papéis. E espera-se um papel ativo na observação, na análise e na intervenção do que está à sua volta, próximo e distante.

O JT completa 29 anos com publicações ininterruptas ao longo deste tempo.
(ler mais...)


A aposta de António Costa - jorge carreira maia »  2022-09-23  »  Jorge Carreira Maia

António Costa voltou decididamente ao consenso liberal que gere a União Europeia, do qual em aparência se tinha afastado nos primeiros seis anos de governação. O problema da actualização dos vencimentos da função pública e das reformas e o da recusa de taxar os lucros extraordinários das grandes empresas provam que está completamente comprometido com a visão dominante na União Europeia.
(ler mais...)


A Ilha - josé ricardo costa »  2022-09-23  »  José Ricardo Costa

Não há volta a dar. Todos os anos, o fim das férias faz-nos regressar ao Gólgota depois de alguns dias de prazerosa ressurreição. Sendo o trabalho, como dizia Mark Twain, um mal necessário a ser evitado, as férias são a concretização desse desejo, sentindo o trabalhador o carinho do Tempo a embalá-lo numa sucessão de dias livres.
(ler mais...)


A gente vai continuar - inês vidal »  2022-09-23  »  Inês Vidal

É difícil sentirmo-nos parte de algo. Podemos passar uma vida inteira a passar ao lado de uma vida inteira, sermos sempre supérfluos, o outro, apenas mais um. Viver à superfície, cumprir por cumprir, encarar a coisa como apenas e só mais uma etapa.
(ler mais...)


Não há um adulto na sala? - joão carlos lopes »  2022-09-21  »  João Carlos Lopes

A cena da imagem é uma carrinha de pronto-socorro que queria ir para os lados de São Pedro. Não podendo (teria de voltar em direcção ao largo da Botica, Rotunda, rua do Nogueiral, largo do Caldeirão, fazer toda avenida, isto é, correr a cidade toda) – por isso, tentou pela rua da Trindade, mas teve de voltar para trás.
(ler mais...)


O longo funeral... »  2022-09-20  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2022-09-21  »  João Carlos Lopes Não há um adulto na sala? - joão carlos lopes
»  2022-09-06  »  Hélder Dias Tony Costa...
»  2022-09-09  »  Pedro Ferreira O Almonda e o colapso - pedro ferreira
»  2022-09-12  »  Hélder Dias Amigo?...
»  2022-09-20  »  Hélder Dias O longo funeral...