• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 27 Julho 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 34° / 18°
Céu limpo
Seg.
 34° / 20°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
Dom.
 34° / 17°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  31° / 18°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

DERROTAR (DE NOVO) HYNKEL - josé mota pereira

Opinião  »  2024-01-09  »  José Mota Pereira

Em 1977 o dia de Natal ficou marcado pelo desaparecimento físico de Charles Chaplin, actor e realizador, que no cinema criou o inesquecível Charlot.

A História regista que alguns anos antes, no final de 1973 (fez agora 50 anos) o Cineclube de Torres Novas realizou uma exposição sobre a vida e a obra do cineasta, merecendo realce o postal que o próprio Charles Chaplin enviou para o torrejano José Ribeiro Sineiro. Dessa exposição fica para a história o registo das imagens da RTP que a estação disponibiliza no seu arquivo on line. 1

Hoje, pouco se fala de Charles Chaplin. Estranhamente (ou talvez por isso), porque filmes como “Tempos Modernos”, “Luzes da Ribalta” ou “O Grande Ditador” são hinos intemporais da humanidade e as questões abordadas estão muito longe, de se confinar aos longínquos anos da vida de Charles Chaplin. Infelizmente na segunda década do século XXI os filmes de Charles Chaplin estão “convenientemente” guardados nas prateleiras esquecidas do fundo dos arquivos. Ainda mal.

Para quem conhece a obra de Chaplin, por pouco que seja, é quase impossível que em reflexo com a atualidade não se transporte para a história de “O Grande Ditador”. O filme conta a história de um pobre barbeiro judeu que após ser preso e perseguido, toma o lugar do paranoico ditador Adenoid Hynkel (uma sátira notável a Hitler) para proferir no final do filme, um manifesto pela paz e pela liberdade. O filme “O Grande Ditador” é de 1940, foi filmado em segredo, quando a Europa e o Mundo viviam sob o manto de uma Guerra Mundial promovida pelo Nazismo e pelo Fascismo.

Lembramos “O Grande Ditador” porque a memória viva é uma das estacas da liberdade. Aqueles que a destroem sabem-no. As ameaças de hoje à paz e à liberdade não são manifestamente exageradas. São tantos os sinais dessa nuvem que está a engrossar, que um dia ela há-de mesmo desfazer-se sobre nós numa grande tempestade.


Se fosse possível fazer em 2023/2024 um remake de “O Grande Ditador”, por certo que Adenoid Hynkel não teria um bigode ridículo nem traria farda militar. O moderno Hynkel vestiria fatos de corte elegante e os discursos empolgantes na rádio seriam substituídos por “lives” no youtube, prometendo aos jovens o regresso da ordem como nos bons velhos tempos que nunca existiram. Percebe-se que, como no filme de Chaplin em 1940, seria difícil distinguir a realidade da ficção.

Os tempos sombrios de agora não estão para experiências e aventuras. A todos se exige compromisso. A desumanidade organizada pode, deve e tem que ser derrotada. Nem que seja sorrindo, aquele sorriso único, que Chaplin nos deu na crítica ao capitalismo e no combate ao fascismo e ao nazismo. As forças da desumanidade não suportam, nunca suportaram, sorrisos.

 

 

 

1 https://arquivos.rtp.pt/conteudos/exposicao-sobre-charles-chaplin/

 

 

 Outras notícias - Opinião


Candidato de peso... para afundar um partido »  2024-07-23  »  Hélder Dias

O Orelhas... »  2024-07-16  »  Hélder Dias

Lady Gago »  2024-07-09  »  Hélder Dias

Na aldeia de Zibreira passa o rio Almonda - isilda loureiro »  2024-06-23 

"O rio da minha aldeia", fazendo lembrar o poema de Fernando Pessoa...

Houve tempos em que o local conhecido por Azenha, no termo da aldeia de Zibreira, após descermos uma ladeira ladeada de terrenos agrícolas e hortas, teve um moinho com gente e muita vida.
(ler mais...)


Cogitações por causa do 25 de Novembro e dos avanços da extrema-direita - antónio mário santos »  2024-06-23  »  António Mário Santos

No momento em que do centro direita à direita radical, aproveitando a viragem das últimas eleições legislativas, se organizou uma associação de interesses para diminuir o 25 de Abril, realçando o golpe militar do 25 de Novembro, num crescendo de recuperação selectiva do revanchismo das elites económicas destronadas pela revolução, ultrapassando a concepção social-democrata do próprio PS (Manuel Alegre distingue-o nas suas Memórias Minhas, criticando a viragem para a 3ª via de Blair, continuando a preferir chamar ao seu partido, por inteiro, Partido Socialista), abriu-se um clamoroso protesto nos órgãos de informação nacionais.
(ler mais...)


O futebol e o radicalismo de direita - jorge carreira maia »  2024-06-23  »  Jorge Carreira Maia

 

Decorre o Europeu de futebol, hora em que o fervor nacionalista se exalta. O futebol, na sua dimensão industrial, foi colonizado por perspectivas ideológicas que fomentam, na consciência dos adeptos, uma visão do mundo muito específica.
(ler mais...)


Toma lá... »  2024-06-19  »  Hélder Dias

Lições da História - acácio gouveia »  2024-06-13  »  Acácio Gouveia

“A História não se repete, mas rima por vezes”, Mark Twain

 Vinte e sete meses após o início da guerra na Ucrânia, temos generais e comentadores nos meios de comunicação social portugueses: (I) a justificar a legitimidade da invasão; (II) a profetizar a total e inelutável vitória de Putin; (III) e tentar convencer-nos que este assunto tem pouco ou nada a ver com Portugal e com os demais países europeus.
(ler mais...)


Do rescaldo da festa à realidade da Europa - antómio mário santos »  2024-06-11  »  António Mário Santos

Vivemos, na Europa, tempos difíceis. As eleições europeias, que se desenrolarão no próximo domingo, podem apontar para o fim da União Europeia como hoje a conhecemos. O avanço da extrema direita, racista e xenófoba, na maioria dos países europeus, veio ressuscitar o velho problema das nacionalidades e das suas fronteiras, dos impérios coloniais arrumados nos armários da história, da milenária contenda entre a ciência e a fé, da economia neoliberal assente no conceito do Estado-Nação e nos direitos fundamentais da cidadania democrática.
(ler mais...)


Nascente do Almonda: há outro caminho - jorge salgado simões »  2024-06-11  »  Jorge Salgado Simões

Tem sido difícil assistir a tudo o que se tem passado em torno da nascente do Almonda nos últimos anos, um conflito exacerbado por dois lados com interesses legítimos, mas incapazes de construir qualquer benefício para um património que todos dizem querer valorizar.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-07-09  »  Hélder Dias Lady Gago
»  2024-07-16  »  Hélder Dias O Orelhas...
»  2024-07-23  »  Hélder Dias Candidato de peso... para afundar um partido