• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 27 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 10°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

A GELATINA LARANJA - josé mota pereira

Opinião  »  2021-05-10  »  José Mota Pereira

Há alguns meses neste jornal apontei o desaparecimento político local do PS e das suas estruturas restringindo todas as suas posições sobre a realidade local, regional e nacional às posições estritamente assumidas pelos seus autarcas na Câmara e Assembleia Municipal.

Hoje, constata-se que o vazio não é exclusivo do PS e alastra ao PSD. Tendo já apresentado publicamente o seu candidato à Câmara e alguns candidatos a algumas Juntas de Freguesia, é minha opinião que ao PSD vêm faltando a apresentação de ideias e propostas concretas para uma alternativa. Do que se vai lendo há a percepção que o discurso se limita a umas generalidades, que de tão genéricas, pouco delas há para comentar. O discurso político não se pode nem deve ficar por uma colecção de frases vagas sobre desenvolvimento que podiam ser ditas aqui ou em Alguidares de Baixo (“Atrair e fixar Jovens, “atrair empresas” ou “atrair investimentos e mão de obra qualificada”) sem explicitar como isso se faz ou sem apresentar metas e objectivos concretos. E sobretudo para lá dos discursos e das entrevistas, há a prática política. Como diria alguém da política nacional, a melhor prova do pudim é comê-lo.

Provemos então esse Flan Laranja:

Tiremos uma amostra reveladora. Numa altura que faltam cerca de 5 meses para as próximas eleições autárquicas. Na última sessão da Assembleia Municipal, realizada a 29 de Abril, que durou mais de três horas o PSD – que é o segundo maior partido representado naquele órgão – esteve simplesmente “ausente.” No “Período Antes da Ordem do Dia” que é geralmente aproveitado para apresentação de propostas, pedidos de esclarecimentos e tomadas de posição política, os eleitos do PSD manifestaram-se emudecidos: hada a dizer, nada a propor, nada a esclarecer. Depois, no decorrer dos trabalhos, os eleitos do PSD repetiram a postura, abstendo-se de tomar qualquer posição publica sobre os assuntos em discussão fazendo figura de corpo presente, limitando-se a ir votando sucessivamente ao lado do PS tudo quanto foi posto a votação. Está tudo no canal do Youtube do Município.

Houve apenas uma excepção a este deserto. No final da Assembleia, Nuno Guedelha, eleito da CDU, propôs uma moção saudando o 25 de Abril. O texto motivou o único sobressalto naquela pacífica e nocturna sesta democrática laranja. Como apontou na sua declaração de voto, o PSD afirma “ desconhecer que se desenham e assumem projectos reaccionários” como enunciava o projecto da moção. Note-se como é bastante revelador aquilo que em três horas de Assembleia despertou o sono e as consciências dos eleitos da bancada social-democrata. Há projectos políticos reaccionários na sociedade portuguesa? Para o PSD, as notícias são claramente um exagero. Percebe-se pelas escolhas que a sua direcção nacional tem feito: primeiro nos Açores e agora na escolha de alguns candidatos autárquicos, cujo percurso e declarações são exemplificativos do que pretendem.

Mas voltemos a Torres Novas. O silêncio e o vazio de conteúdo das propostas que têm sido enunciadas não é uma circunstância casual. Há claramente um problema no PSD: estivesse no poder em Torres Novas e o PSD (talvez com uma ou outra diferença de estilo) pouco ou nada faria de diferente daquilo que o PS tem feito. Um problema a que acresce o facto relevante do seu eleitorado tradicional (com excepção da militância que veste a camisola em todas as ocasiões) se rever e identificar com alguns dos principais protagonistas do PS e com o seu percurso social e político.

Estando assim em Torres Novas, o PS e o PSD bem uns para os outros, torna-se evidente que o encontro com uma alternativa real e concreta para a gestão municipal terá que passar por outro lado. Felizmente, há outros pudins mais consistentes e preparados para serem apreciados. Mais gelatina? Não obrigado.

“O silêncio e o vazio das propostas que têm sido enunciadas não é uma circunstância casual. Há claramente um problema no PSD.

 

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia