Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=www.jornaltorrejano.pt%2Fopiniao%2Fnoticia%2F%3Fn-5b968f34): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 02 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 35° / 19°
Céu limpo
Qui.
 38° / 17°
Céu limpo
Qua.
 34° / 17°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  37° / 19°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Crónica de um tempo que ainda não aconteceu - jorge salgado simões

Opinião  »  2020-09-28  »  Jorge Salgado Simões

"Como chegariam à Chamusca os resíduos de amianto prometidos retirar de escolas e edifícios públicos de todo o país?"

Ainda bem que acabaram o IC3!

Vejam o que seriam os tempos de pandemia sem aquela via, prometida há anos como contrapartida da instalação do Eco Parque do Relvão. Hoje, é lá que se tratam muitos dos resíduos perigosos do país e mesmo de outros países, e entre eles os resíduos hospitalares. Sem o IC3/A13 concluído e se ainda contássemos só com a bonita ponte da Chamusca, como seria?

Toda esta carga de materiais continuaria a passar pelo interior das várias localidades atravessadas pela N118 e também pela Golegã e Riachos, com todos os riscos daí decorrentes: os problemas de poluição e de tráfego de pesados em áreas urbanas, entre pessoas, ciclistas e não raras vezes entre as próprias cargas do nosso melhor tomate, pimento ou melão.

Por outro lado, se não fosse a nova via tantas vezes reivindicada, como chegariam à Chamusca os resíduos de amianto prometidos retirar de escolas e edifícios públicos de todo o país?

Foi positivo ver a posição das autoridades a afirmar que a sua deposição no Eco Parque do Relvão é obrigatória, onde terão tratamento adequado. Se a estrada não tivesse sido feita, lá teríamos de nos cruzar com mais uns milhares de camiões com os restos de fibrocimento desse Portugal todo.

E também foi bom que tivessem feito a estrada mesmo que tantos anos depois do início do funcionamento daquela infraestrutura de interesse nacional, porque as pessoas estavam claramente a ficar desacreditadas dos políticos e das promessas de investimentos não executados.

 


PS. Infelizmente, a obra não foi feita e este é mesmo um texto de um tempo que ainda não aconteceu.

 

 

 

 Outras notícias - Opinião


Encontros »  2025-06-06  »  Jorge Carreira Maia

Imagino que as últimas eleições terão sido oportunidade para belos e significativos encontros. Não é difícil pensar, sem ficar fora da verdade, que, em muitas empresas, patrões e empregados terão ambos votado no Chega.
(ler mais...)


Os fraudulentos - acácio gouveia »  2025-05-17  »  Acácio Gouveia

"Hire a clown, get a circus" *

Ele é antissistema. Prometeu limpar o aparelho político de toda a corrupção. Não tem filtros e, como o povo gosta, “chama os bois pelo nome”, não poupando pessoas ou entidades.
(ler mais...)


Um novo Papa - jorge carreira maia »  2025-05-17 

A eleição de um novo Papa é um acontecimento sempre marcante, apesar de se viver, na Europa, em sociedades cada vez mais estranhas ao cristianismo. Uma das grandes preocupações, antes, durante e após a eleição de Leão XIV, era se o sucessor de Francisco seria conservador ou progressista.
(ler mais...)


Muito mais contrariedades tive... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Z?... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Trump... Papa?? »  2025-05-08  »  Hélder Dias

Menino... »  2025-05-01  »  Hélder Dias

A minha casinha... »  2025-05-01  »  Hélder Dias

Entrevistador... »  2025-03-31  »  Hélder Dias

Uma passagem do Evangelho de João - jorge carreira maia »  2025-03-22  »  Jorge Carreira Maia

Agora que nos estamos a aproximar, no calendário católico, da Páscoa, talvez valha a pena meditar nos versículos 36, 37 e 38, do Capítulo 18, do Evangelho de João. Depois de entregue a Pôncio Pilatos, Jesus respondeu à pergunta deste: Que fizeste? Dito de outro modo: de que és culpado? Ora, a resposta de Jesus é surpreendente: «O meu reino não é deste mundo.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2025-06-06  »  Jorge Carreira Maia Encontros