Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=www.jornaltorrejano.pt%2Fopiniao%2Fnoticia%2F%3Fn-ed115c42): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 400 Bad Request in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 15 Julho 2025    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 27° / 15°
Períodos nublados
Qui.
 29° / 16°
Céu nublado
Qua.
 35° / 15°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  37° / 16°
Céu limpo
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Somos e não somos racistas - jorge salgado simões

Opinião  »  2020-08-19  »  Jorge Salgado Simões

"Gostamos é de extremar diferenças, disso não duvidem"

Se é daquelas pessoas profundamente convencida que nós, portugueses, não somos racistas, então provavelmente esta leitura não lhe acrescentará nada de nada. Por outro lado, se é daquelas pessoas convencida que somos uma sociedade extremamente racista, que vê segregação em cada pedra que mexe mas que não consegue ver o seu próprio contributo para essa visão simplista, radicalizada e sim, ela própria racista, então passe à frente.

Portugal não é um país racista. Mas é um país com pessoas racistas. Em que proporção? Não sabemos ao certo. O mais provável é que sejamos tanto como outras sociedades, sobretudo como os restantes países europeus com que partilhamos tantas outras coisas.

Somos e não somos racistas. Dizemos que não somos racistas, mas continuamos a tratar com condescendência o nosso passado colonialista, que foi menos mau que o dos outros, o que até terá algum fundamento, mas que não apaga uma história de ocupação e usurpação que aconteceu de facto.

Somos e não somos racistas. Gostamos de frases, slogans e manifestações anti-racistas, mas não nos coibimos de censurar os malditos países frugais e em particular os chatos dos holandeses por quererem que tenhamos mais tino a gastar orçamentos comuns. É uma espécie de racismo aceitável.

Gostamos é de extremar diferenças, disso não duvidem. Somos os racistas e os anti-racistas. O país dos comunas e o dos fachos, os que são pelos animais e os que são pelas touradas, os de Lisboa, do Porto e do resto, do Benfica e do Porto e do Sporting, do interior e do litoral, da cidade e da província, da universidade ou do politécnico, os do António Pinto Ribeiro e os do António Antunes (Tony Carreira), os capitalistas e os anticapitalistas, os machistas e os feministas, os do alcatrão e os da natureza, os da sagres e os da super bock.

Enfim, somos e não somos racistas, mas olhando para o que ocupa hoje o espaço público, dos jornais à televisão ou às redes sociais, certo certo é sermos os de um lado e os do outro. Assim, sem meios termos. Sem meias conversas ou conversa fiada. Isto é que somos mesmo e que dava para outro artigo.

 

 

 Outras notícias - Opinião


O meu projecto eleitoral para a autarquia »  2025-07-08  »  António Mário Santos

Apresentados os candidatos à presidência da Câmara de Torres Novas, a realizar nos finais de Setembro, ou na primeira quinzena de Outubro, restam pouco mais de três meses (dois de férias), para se conhecer ao que vêm, quem é quem, o que defendem, para o concelho, na sua interligação cidade/freguesias.
(ler mais...)


O MAJOR-GENERAL PATRONO DA GUERRA »  2025-07-08  »  José Alves Pereira

O nosso major-general é uma versão pós-moderna do Pangloss de Voltaire, atestando que, no designado “mundo livre”, estamos no melhor possível, prontos para a vitória e não pode ser de outro modo.
(ler mais...)


Inteligência artificial »  2025-07-08  »  Acácio Gouveia

“Pobre é o discípulo que não excede o seu mestre”

Leonardo da Vinci

 

Mais do que rumor, é já certo que a IA é capaz de usar linguagem ininteligível para os humanos com o objectivo de ser mais eficaz.
(ler mais...)


Direita e Esquerda, uma questão de sabores morais »  2025-07-03  »  Jorge Carreira Maia

 

Em 2012, o psicólogo social Jonathan Haidt publicou a obra A Mente Justa: Porque as Pessoas Boas não se Entendem sobre Política e Religião. Esta obra é fundamental porque nos ajuda a compreender um dos dramas que assolam os países ocidentais, cujas democracias se estruturam, ainda hoje, pela dicotomia esquerda–direita.
(ler mais...)


Encontros »  2025-06-06  »  Jorge Carreira Maia

Imagino que as últimas eleições terão sido oportunidade para belos e significativos encontros. Não é difícil pensar, sem ficar fora da verdade, que, em muitas empresas, patrões e empregados terão ambos votado no Chega.
(ler mais...)


Os fraudulentos - acácio gouveia »  2025-05-17  »  Acácio Gouveia

"Hire a clown, get a circus" *

Ele é antissistema. Prometeu limpar o aparelho político de toda a corrupção. Não tem filtros e, como o povo gosta, “chama os bois pelo nome”, não poupando pessoas ou entidades.
(ler mais...)


Um novo Papa - jorge carreira maia »  2025-05-17 

A eleição de um novo Papa é um acontecimento sempre marcante, apesar de se viver, na Europa, em sociedades cada vez mais estranhas ao cristianismo. Uma das grandes preocupações, antes, durante e após a eleição de Leão XIV, era se o sucessor de Francisco seria conservador ou progressista.
(ler mais...)


Muito mais contrariedades tive... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Z?... »  2025-05-12  »  Hélder Dias

Trump... Papa?? »  2025-05-08  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2025-07-03  »  Jorge Carreira Maia Direita e Esquerda, uma questão de sabores morais
»  2025-07-08  »  António Mário Santos O meu projecto eleitoral para a autarquia
»  2025-07-08  »  José Alves Pereira O MAJOR-GENERAL PATRONO DA GUERRA
»  2025-07-08  »  Acácio Gouveia Inteligência artificial