• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 19 Março 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 28° / 13°
Períodos nublados
Qui.
 24° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qua.
 21° / 8°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  22° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

Ana Lúcia Cláudio

 

São sobras, Senhor! São sobras! - ana lúcia cláudio »  2021-02-22 

Na falta de acções presenciais, multiplicaram-se, nos últimos meses, as iniciativas on-line sobre os mais diversos assuntos. Num destes eventos em que participei, sensibilizou-me, particularmente, o testemunho de um ex-ministro social-democrata que, quando questionado sobre um eventual regresso à vida política mais activa, reconheceu que não pretende fazê-lo porque, e nas suas palavras, os quatro... (ler mais...)


A falta de cidadania de quem a recusa - ana lúcia cláudio »  2020-10-09 

Os primeiros dias de regresso às aulas têm sido marcados por dois grandes assuntos. O primeiro, o que nos assola a todos desde Março e que obrigou os responsáveis das escolas a definir e adaptar estratégias e formas de prevenção do coronavírus, na sequência das directrizes definidas pela Direcção-Geral de Saúde.
O segundo, aquele que, se não fossem a... (ler mais...)


Os municípios e as respostas locais e excepcionais a uma situação de excepção »  2020-07-03 

Lisboa e Porto são, naturalmente, as cidades portuguesas mais viradas para o turismo. Por isso mesmo, são também elas as mais penalizadas com os respectivos danos colaterais nas vidas de todos os que aí vivem e trabalham. A poucos metros do local onde escrevo estas linhas, na Estefânia, em Lisboa, numas instalações de um quartel desativado da GNR onde eu em criança me encolhia cada vez que... (ler mais...)


O lugar do outro - ana lúcia cláudio »  2020-06-18 

Numa das minhas primeiras saídas em lazer após o confinamento forçado, jantava numa esplanada de Lisboa. De olhos postos no rio Tejo, ouvia com atenção uma prima que, a propósito da picanha que nos preparávamos para degustar, se queixava dos olhares recriminatórios e dos comentários de reprovação de que é vítima, sempre que à questão «... (ler mais...)


Que a “televida” não venha para ficar, que regresse a vida “sem filtros” - ana lúcia cláudio »  2020-06-07 

Quem me conhece, sabe que não sou a pessoa mais talhada para as novas tecnologias. Num misto de aptidão e gosto, ou mais propriamente dos seus antónimos. Estas linhas redijo-as primeiro com o recurso a uma caneta sobre uma folha de papel, naquela que para mim sempre foi, e será, a melhor forma de transmitir o que me vai no pensamento.
Aos colegas de trabalho agradeço a paciência para me ajudarem, s... (ler mais...)


Do “Fique em casa – seja um agente de saúde pública” ao “Saia de casa – seja um agente de recuperação da economia” »  2020-04-17 

A acrescer ao receio de ficar doente, uma das coisas que mais ansiedade causa nestes tempos sombrios de Covid 19 é não sabermos quando é que tudo isto acaba e quando é que poderemos voltar ao normal. Quanto tempo vai demorar até nos aproximarmos, minimamente, dessa normalidade que existia antes.

Depois da crise sanitária é fácil antever-se a crise económica que se vai segui... (ler mais...)


Fico em (que) casa »  2020-04-05 

“Quando, no dia 31 de dezembro de 2019, ao comer aquela passa, desejei passar mais tempo com a minha família, não era bem nisto que estava a pensar” - É uma das muitas frases com alguma graça que circula por estes dias nas redes sociais, provando que o terror psicológico da gestão de um vírus e dos seus efeitos colaterais ainda consegue aguçar a criatividade e o sentido de hum... (ler mais...)


O (de) mérito de Chicão »  2020-02-07 


A questão da paridade e da (pouca) intervenção das mulheres na política voltou à ordem do dia, na sequência da eleição do novo presidente do CDS. O jovem Chicão, que, curiosamente, veio ocupar o lugar deixado vago pela primeira mulher-presidente na história do partido – Assunção Cristas –, encabeça uma Comissão Política em ... (ler mais...)


Ano novo, Torres “Novas”? »  2020-01-09 

Cada início de ano é, frequentemente, marcado pelo balanço das coisas que não fizemos nos 365 dias anteriores e que, consequentemente, se transformam, agora, em projectos para o novo ano. Nos primeiros dias de Janeiro, todos os anos se repete o mesmo ritual. Um manancial de desejos e resoluções que, neste caso, pretendemos que se concretizem nos próximos 366 dias. Sim. 2020, este ano redondinho ... (ler mais...)


Violência doméstica »  2019-12-20 

“A violência contra as mulheres é um obstáculo para atingir a igualdade, o desenvolvimento, a paz e o cumprimento dos direitos humanos de mulheres e meninas”, foram as palavras de Amina Mohammed, vice-presidente geral da ONU no último dia 25 de novembro, Dia Internacional pela eliminação da violência contra as mulheres.

Nesse mesmo dia, o governo português lançou u... (ler mais...)


No Jornal Torrejano, uma torrejana “dos quatro costados” »  2019-12-05 

Quase dez da noite da última sexta-feira de Novembro, no aeroporto da Portela. Está quente para quem acaba de chegar de um país mais frio. Apanho um táxi para o centro de Lisboa, uma distância suficientemente curta para não ser do agrado dos taxistas. Eu sei-o e confesso-o ao taxista que me “apanhou” com um sorriso cúmplice para tentar ganhar a sua simpatia. Quase a chegar ao meu prim... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-02-22  Este mundo e o outro - joão carlos lopes
»  2024-02-28  »  Hélder Dias O Flautista de Hamelin...
»  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato
»  2024-02-22  »  Maria Augusta Torcato Memória: papel ou impacto em nós - maria augusta torcato
»  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia A crise das democracias liberais - jorge carreira maia