• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 29 Março 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 17° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Dom.
 15° / 7°
Céu nublado com chuva fraca
Sáb.
 15° / 6°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  16° / 6°
Céu nublado com chuva moderada
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Opinião...

 


A esquerda e os rankings escolares »  2018-02-09  »  Jorge Carreira Maia

Vivemos num estranho país. Num país menos estranho do que o nosso, seria normal que as gentes de esquerda quisessem ver publicados os rankings escolares e as gentes de direita – pelo menos, aquela que tem os descendentes nos colégios privados que ocupam os primeiros lugares dos rankings – quisessem que eles não fossem publicados.
(ler mais...)


Eugénio de Andrade »  2018-01-30  »  Jorge Carreira Maia

Nos tempos que vivemos, quase ninguém lê poesia. Os poetas correm o risco de escrever uns para os outros, diz-se. Este estreitamento do público dever-se-á, é também o que se diz, à obscuridade crescente das linguagens poéticas, tendo-se cortado o fio que ligava a poesia àquilo que o homem esperava e espera da linguagem.
(ler mais...)


E a Fabrióleo, o “infractor” militante: ainda não se esqueceu, pois não senhor ministro? »  2018-01-30  »  António Gomes

Finalmente, os esforços da população, de várias associações e particularmente de Arlindo Consolado Marques, obtiveram a visibilidade necessária para que o poder político interviesse directamente na poluição do rio Tejo.
(ler mais...)


A biologia e o estudo da vida »  2018-01-30  »  Juvenal Silva

A biologia
e o estudo da vida

A biologia agrupa um conjunto de ciências como a fisiologia, morfologia, microbiologia, histologia, patologia, medicina antropológica, higiene, entre outras e centra-se no estudo dos seres vivos.
(ler mais...)


Mudanças necessárias »  2018-01-30  »  Nuno Curado

Não sou pessoa de fazer resoluções de ano novo, nem de desejar mudanças como se elas acontecessem por magia. Tenho, no entanto, duas aspirações especiais para este ano: menos plástico nas nossas vidas e melhor mobilidade na nossa cidade.
(ler mais...)


O Expresso das 20:35 »  2018-01-30  »  Margarida Oliveira

- Prometes?
- Prometo.

Encontrei a minha alma, num corpo que não é o meu. Generosa, porque a alma é coisa bonita para dar, e curiosa, porque não parecia possível, coloquei a minha ao lado da dele, e o encontro mais lindo aconteceu.
(ler mais...)


Os agradecimentos de Santa Comba Dão »  2018-01-30  »  Carlos Tomé

Durante muitos anos, mesmo muitos anos, o regime fascista vigorou neste país á beira-mar plantado. Saber como foi possível manter-se esse regime tanto tempo, perceber o que esteve na base dessa longevidade, que artimanhas criou para embalar as almas no melhor dos amparos criando a mais feliz das ilusões, e que modos utilizou na opressão e em mil e um mecanismos para subjugar os portugueses durante tantos anos, é um assunto muito interessante.
(ler mais...)


“Sábado à tarde” no cinema perto da avenida »  2018-01-30  »  José Ricardo Costa

Um quadro pode ter milhares de reproduções, em livros de arte, na Internet, posters, puzzles ou até chapéus-de-chuva. Mas estar perante o original, o quadro único e irrepetível saído da mão do pintor, que só existe naquele momento e ali à nossa frente, é quase como a experiência religiosa de estar num espaço sagrado.
(ler mais...)


Surf indoor... »  2018-01-26  »  Hélder Dias

A negação como motor »  2018-01-23  »  João Lérias

O silêncio é afinal uma parte daquilo que somos. O ruído e o silêncio das palavras habitam em nós, da mesma forma e com a mesma importância, sucede que em certos momentos, preferimos de longe, a intensidade do silêncio, por ser esse o lugar onde continuamos a pensar, sem a necessidade das palavras.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-02-28  »  Hélder Dias O Flautista de Hamelin...
»  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato
»  2024-03-18  »  Hélder Dias Eleições "livres"...
»  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia A crise das democracias liberais - jorge carreira maia
»  2024-03-08  »  Pedro Ferreira A carne e os ossos - pedro borges ferreira