• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 18° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Quais os sintomas e tratamentos naturais dos resfriados

Opinião  »  2018-11-21  »  Juvenal Silva

"A causa dos resfriados pode ser qualquer um dos mais de duzentos vírus"

Os resfriados podem ocorrer em qualquer época do ano. Todavia, são mais comuns entre as estações de outono e inverno.

Os sintomas mais comuns são: coriza, espirros, congestão nasal, tosse, dor garganta, cansaço, perda de apetite, febre baixa, embora nas crianças possa ser mais elevada ocasionalmente. As pessoas com o sistema imunitário mais fragilizado são as mais afectadas por motivos variados, como excesso de trabalho, doenças preexistentes ou por falta de uma alimentação equilibrada e actividade física.

A causa dos resfriados pode ser qualquer um dos mais de duzentos vírus que infectam o trato respiratório superior. Os resfriados espalham-se no ar por meio dos espirros e da tosse ou pelo contacto de objectos contaminados. Ao reagir à invasão de um vírus do resfriado, as membranas que revestem as narinas e a garganta incham e começam a produzir mais muco. Como resultado dessa reacção, surge a congestão nasal, espirros, tosse e um mal-estar geral, formas que o organismo tem para expelir e acalmar o vírus. Quando o vírus se estabelece com intensidade, é muito importante utilizar terapias naturais com atividade antiviral e, estimular o sistema imunitário para erradicar o vírus.

Os resfriados podem durar entre 3 a 10 dias. É muito comum tomar medicamentos sem receita médica, o que não é nada conveniente, pois os sintomas de resfriado são uma tentativa do sistema imunitário de expulsar o vírus, enquanto os medicamentos os suprimem e podem efectivamente prolongar o resfriado e provocar uma recaída. O melhor tratamento para o resfriado reside na estimulação das defesas naturais do organismo, imediatamente logo que surjam os primeiros sintomas.

É difícil distinguir um resfriado de uma gripe, contudo, nos adultos, a presença de dores no corpo e febre alta costumam indicar gripe, embora uma febre baixa possa coexistir com um resfriado. As crianças poderão apresentar febre como fazendo parte de um resfriado normal. Se um adulto tiver mais que dois resfriados por ano, poderá ser uma indicação de toxicidade subjacente no organismo, que por sua vez usa o vírus do resfriado como meio de se desintoxicar por meio de eliminação do muco e da redução do apetite. Um sistema imunitário enfraquecido por causa de maus hábitos alimentares, estilo de vida desequilibrado e deficiências nutricionais, poderá ter mais resfriados como forma natural de se autocurar.

                                                                                                                                                                         Terapias naturais como forma de tratamento e autocura: alimentos leves como hortaliças cozinhadas ao vapor, sopas de legumes, chás de plantas e fruta natural rica em vitamina C. Os líquidos são muito importantes: Aajudam a hidratar e promovem a eliminação das toxinas e evitam que o sistema respiratório fique seco. Os antigos utilizavam com grande sucesso sopa quente de cebola, de alho e canja de galinha. Os povos asiáticos utilizam os caldos de gengibre e curcuma, muito poderosos também.

Alimentos que se deverão evitar: o açúcar, porque reduz a quantidade de glóbulos brancos que o organismo produz e enfraquece o sistema imunitário. Todo tipo de lacticínios e gorduras, porque aumentam a produção de mucos e provocam obstrução nas vias respiratórias. Ao contrário, o mel sendo doce, e porque é muito rico em vitaminas em minerais, é muito eficaz para o reforço do sistema imunitário e, conjugado com limão e canela, o efeito é muito terapêutico e salutar.

Outras recomendações: dormir bem e descansar. Não havendo febre, fazer um passeio higiénico rápido ajuda a expulsar o muco e a espantar a tristeza. Em caso de dor de garganta e como recurso imediato, gargarejar água com sal grosso bem diluído.

Normalmente, os resfriados passam por toda a família, mas nós podemos quebrar esse ciclo, mantendo as mãos bem limpas e adoptando uma alimentação rica em nutrientes. Em casos mais agudos e persistentes, deve-se consultar um profissional de saúde habilitado.

                                                                                         

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente