• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 24 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 17° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qui.
 20° / 11°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  24° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Opinião...

 


Abrantes não! »  2018-04-04  »  Inês Vidal

“Não me obriguem a trabalhar na urgência de Abrantes” podia ser, esta semana, a manchete do nosso jornal vizinho. Se, há uns tempos, a administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo se indignava com o jornal O Almonda pela sua reportagem “Não me levem para Abrantes”, hoje são os próprios profissionais de saúde – cerca de 90 enfermeiros e assistentes operacionais – a pedir à direcção que os transfira de serviço.
(ler mais...)


Os toques da Crista »  2018-04-04  »  Hélder Dias

As máquinas estão a roubar o emprego aos cidadãos »  2018-03-24  »  AnabelaSantos

Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r
Eterno!
Forte espasmo retido dos
Maquinismos em fúria!
(…)

Tenho os lábios secos,
ó grandes ruídos
Modernos,
(…)

E arde-me a cabeça de vos querer
Cantar com um excesso
(…)

Com um excesso
contemporâneo de
Vós, ó máquinas!

Tantas vezes me encontro com o poema “Ode Triunfal” de Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa.
(ler mais...)


As funções dos sais minerais »  2018-03-24  »  Juvenal Silva

Sais minerais o que são? Quais as suas funções?
Embora os sais minerais constituam uma parte relativamente pequena do corpo humano, cerca de 6,2% do peso corporal, têm funções fundamentais na constituição de alguns tecidos, ou fatores essenciais para algumas das funções biológicas e também para o crescimento.
(ler mais...)


A notícia que todos esperava »  2018-03-24  »  António Gomes

A notícia sobre a confirmação da decisão do IAPMEI de encerramento da Fabrióleo, não apanhou ninguém desprevenido, muito menos os visados ou quem os representa.
O historial de infracções e de ataques ao meio ambiente é de todos conhecido: foram muitos anos a poluir, a desrespeitar a população, a atentar contra a saúde pública, a atentar contra o bom nome de algumas pessoas e de instituições, a olhar só, mas só, para os seus interesses, como se não existisse mais ninguém, como se não existisse mais economia e mais emprego a defender.
(ler mais...)


Descentralização, entre a proximidade e o bom senso! »  2018-03-24  »  Maria da Luz Lopes

Vivemos um tempo novo. Depois de tempos de constrangimentos financeiros ditados por tempos difíceis de um governo vergado perante compromissos internacionais, de baixos níveis de crescimento económico, de números de desemprego assustadores encetamos, nesta legislatura, um período de confiança e esperança com indicadores da atividade económica tão animadores e sustentados que deixaram as autoridades europeias e organismos internacionais rendidos à estratégia política e rigor da atual solução governativa, tornando Portugal, muito provavelmente, num case-study.
(ler mais...)


Feira de Março »  2018-03-24  »  José Ricardo Costa

Com a feira medieval é recriado, todos os anos, em Torres Novas, um mundo que se tornou algo exótico. É verdade que exotismo serve para invocar certas comidas, animais, paisagens, culturas ou até alguns políticos, mas também há épocas que a distância tornou exóticas.
(ler mais...)


“Limpar” o quê? »  2018-03-24  »  Nuno Curado

Quando falamos de “limpeza” da floresta ou “limpeza” do rio, estamos a falar de remover o lixo ou de cortar vegetação? Ou das duas? Quando alguém exclama “O rio precisa de ser limpo!” há quem pense no lixo, há quem pense na vegetação aquática e há quem pense na vegetação das margens ou tombada.
(ler mais...)


Uma ameaça »  2018-03-23  »  Jorge Carreira Maia

O caso da resistência à vacinação, que pode estar na origem dos actuais surtos de sarampo e no reaparecimento de certas doenças que se pensavam erradicadas, é apenas um exemplo de um problema mais fundamental.
(ler mais...)


A razão e o sentimento »  2018-03-09  »  Jorge Carreira Maia

Os resultados eleitorais em Itália, a dificuldade de formação de governo na Alemanha e o tremor – ou terror – que cada novo acto eleitoral provoca Europa fora, tudo isso se enraíza num conflito surdo, que durante muito tempo foi disfarçado, entre as elites europeias e as camadas populares dessa Europa.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia