• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 20 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 22° / 9°
Céu limpo
Seg.
 26° / 11°
Céu limpo
Dom.
 25° / 11°
Céu limpo
Torres Novas
Hoje  24° / 14°
Períodos nublados com aguaceiros e trovoadas
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Como funciona a nossa memória

Opinião  »  2018-12-07  »  Juvenal Silva

"A perda de memória é um problema, mas não é uma parte inevitável do processo de envelhecimento"

 

A memória é essencial para a nossa capacidade de gravar, armazenar e recuperar informações. A nossa memória é uma máquina fantástica, que contém as nossas perceções, os nossos sentimentos, as nossas memórias, imaginação e permite-nos pensar e, ser quem somos.

A perda de memória é um problema, mas não é uma parte inevitável do processo de envelhecimento. Sendo verdade que as células nervosas do cérebro retraem um pouco com a idade avançada e que se torna mais difícil estabelecer conexões umas com as outras, a maioria dos cientistas acredita que a perda de memória é causada principalmente por fatores relacionados com o estilo de vida e alimentação desequilibrada. Isto significa que os problemas de memória podem ser evitados ou mesmo revertidos com algumas mudanças simples na alimentação, atividades físicas e lúdicas, leitura e exercícios mentais como por exemplo palavras cruzadas. As substâncias químicas chamadas neurotransmissores que permitem que as células se comuniquem e criem vínculos de memória, são especialmente dependentes de uma boa nutrição. O cérebro também precisa de altas doses de nutrientes para combater os danos provocados pelos radicais livres. Os ácidos graxos são especialmente importantes, pois são necessários para as paredes celulares das células cerebrais. Os ácidos graxos essenciais, particularmente o DHA, têm um impacto positivo sobre a memória e a concentração positiva.

Os distúrbios de memória surgem quando a circulação está lenta e o sangue contém pouco “alimento para o cérebro”. Outros fatores também podem contribuir, como vários medicamentos, isoladamente ou combinados, podem causar perda de memória e desenvolver doenças como depressão, problemas de tiroide e fadiga crónica.

Hoje diz-se muito que está na moda a restrição aos lácteos, ao glúten e que, por tudo e por nada, é preciso fazer testes de alergias ou intolerâncias alimentares.

De fato são situações que podem levar a digestões difíceis e inadequadas, podendo desencadear um desequilíbrio hormonal e ser a causa principal de problemas de memória. Particularmente quando os níveis das hormonas do stress e cortisol estão elevadas, podem prejudicar seriamente a memória. A hipoglicémia também pode potenciar a falta de memória e concentração e, porquê? Exatamente porque a glicose é o principal combustível do cérebro.

Principais sintomas: Quando temos dificuldade em recordar detalhes, quando temos dificuldade em lembrar nomes de pessoas ou coisas.

Causas implícitas: Alimentação desequilibrada, particularmente com grandes quantidades de gorduras, açúcar, lácteos e, poucos nutrientes, radicais livres, algum tipo de medicamentos, sedentarismo e inatividade mental, abuso de álcool e drogas, problemas ocultos como candidíase, intoxicação por metais pesados, depressão, demência, problemas de tiroide e hipoglicémia, deficiências nutricionais particularmente de DHA , vitamina B12, ácido fólico.

Alimentos recomendados: Fruta fresca, verduras, vegetais coloridos, são as melhores fontes de antioxidantes (Vitaminas A, C, E) combatem os danos causados pelos radicais livres. Para obtenção de vitamina E, acrescentar às saladas, cereais e sumos, germen de trigo, nozes. A levedura de cerveja é uma poderosa fonte de vitamina B, assim como gérmen de trigo, ovos e spirulina. O défice de vitaminas do complexo B provoca problemas de memória. Para obter ácidos graxos essenciais comer salmão selvagem, cavala, sardinha e peixe do nosso mar. Comer integrais como aveia, hortaliças cruas ou pouco cozidas por serem muito nutritivas e ricas em nutrientes e porque são essenciais para uma boa movimentação do sistema digestivo e para que as toxinas não permaneçam no organismo.

Para uma boa circulação e elevar os níveis de energia, é fundamental beber um copo de água a cada duas horas.

 

 

 Outras notícias - Opinião


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias

Este mundo e o outro - joão carlos lopes »  2024-02-22 

Escreve Jorge Carreira Maia, nesta edição, ter a certeza de que este mundo já não é o seu e que o mundo a que chamou seu acabou. “Não sei bem qual foi a hora em que as coisas mudaram, em que a megera da História me deixou para trás”, vai ele dizendo na suas palavras sempre lúcidas e brilhantes, concluindo que “vivemos já num mundo tenebroso, onde os clowns ainda não estão no poder, mas este já espera por eles, para que a História satisfaça a sua insaciável sede de sangue e miséria”.
(ler mais...)


2032: a redenção do Planeta - jorge cordeiro simões »  2024-02-22  »  Jorge Cordeiro Simões

 

 


O dia 5 de Fevereiro de 2032, em que o Francisco Falcão fez 82 anos - aos quais nunca julgara ir chegar -, nasceu ainda mais frio do que os anteriores e este Inverno parecia ser nisso ainda pior que os que o antecederam, o que contribuiu para que cada vez com mais frequência ele se fosse deixando ficar na cama até mais tarde e neste dia festivo só de lá iria sair depois do meio-dia.
(ler mais...)


Avivar a memória - antónio gomes »  2024-02-22  »  António Gomes

Há dias atrás, no âmbito da pré-campanha eleitoral, visitei o lugar onde passei a maior parte da minha vida (47 anos), as oficinas da CP no Entroncamento.

Não que tivesse saudades, mas o espaço, o cheiro e acima de tudo a oportunidade de rever alguns companheiros que ainda por lá se encontram, que ainda lá continuam a vender a sua força de trabalho, foi uma boa recompensa.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia