• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 19 Março 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 28° / 13°
Períodos nublados
Qui.
 24° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qua.
 21° / 8°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  22° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Opinião...

 


NÃO LHES CUSTA A GANHAR - jorge cordeiro simões »  2023-07-08  »  Jorge Cordeiro Simões

Pouco faltaria para as 3 da manhã quando duas noites atrás me quedei junto do busto de D. Afonso, para mais uma breve conversa com ele e com a estouvada da tarambola. De imediato ouvi El-Rei dizer que dado que tínhamos falado no aeroporto, por tanta coisa se ouvir sobre o assunto, queria saber por mim o que se passara com a gestão da TAP e com uma tal comissão de inquérito à sua gestão.
(ler mais...)


Relembrando Joaquim Rodrigues Bicho - antónio mário santos »  2023-07-08  »  António Mário Santos

Quando este fim de semana, soube que o Partido Socialista votara, na última Assembleia Municipal, contra a denominação toponímica “Fábrica Grande”, proposta pelo Bloco de Esquerda - mantendo Torres Novas Factory – para o espaço onde se situava a Fábrica de Fiação e Tecidos de Torres Novas, alegando ainda não ser tempo de definição do espaço, confesso que, como munícipe deste concelho, me senti ofendido.
(ler mais...)


O melhor regime e a obscuridade do fenómeno político - jorge carreira maia »  2023-07-08  »  Jorge Carreira Maia

Os acontecimentos em França são mais um sinal de que a democracia liberal corre graves riscos na Europa. O que se tem passado será capitalizado pela extrema-direita. Por toda a Europa, mas não só, surgem nuvens negras que ameaçam as democracias.
(ler mais...)


O expert »  2023-06-22  »  Hélder Dias

Santo António Pedro… »  2023-06-22  »  Hélder Dias

Toma lá que é para aprenderes…. »  2023-06-19  »  Hélder Dias

A pila do Cutileiro e as oliveiras dos pastorinhos - joão carlos lopes »  2023-06-17  »  João Carlos Lopes

1. Reina por aí uma espécie de loucura que, apesar dos tempos pré-apocalípticos que vivemos (guerra mundial mitigada, colapso ecológico iminente, derrocada do sistema, em “crises” permanentes, cada vez mais próxima), ultrapassa o imaginável.
(ler mais...)


Quem está mal, mude-se - joão carlos lopes »  2023-06-08 

1. Santo António era, na verdade, uma pequena aldeia, um alinhamento de casas que se foi somando ao longo da medieval “estrada de Alcorochel”, bem na periferia da vila. No final do século XX, a gente mais velha ainda dizia que ia à vila, que começava a meio da ladeira de Santiago.
(ler mais...)


O Mar, O Mar - josé ricardo costa »  2023-06-03 

Fartei-me de andar à boleia quando era novo. Havia a teoria de que duas pessoas seriam o ideal para nos fazermos à estrada, que só uma era aborrecido e três já seria gente a mais para fazer parar um carro. Em A Arte da Viagem-Uma Poética da Geografia, o filósofo francês Michel Onfray diz o mesmo para o acto de viajar em geral, com o qual concordo em parte, pois há situações em que viajar sozinho tem as suas vantagens (o sentido de observação é dez vezes maior), embora outras em que a ausência tem o peso de uma desoladora presença.
(ler mais...)


Mais uma feira local da época - antónio mário santos »  2023-06-03  »  António Mário Santos

A cidade apresenta-se engalanada. Assinala-se a feira da época, uma vez mais integrada na época da Idade Moderna Portuguesa (séc. XVI), ainda no reinado de D. João III. Talvez por influência da igualdade do género, e quando da comemoração do 130.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-02-22  Este mundo e o outro - joão carlos lopes
»  2024-02-28  »  Hélder Dias O Flautista de Hamelin...
»  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato
»  2024-02-22  »  Maria Augusta Torcato Memória: papel ou impacto em nós - maria augusta torcato
»  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia A crise das democracias liberais - jorge carreira maia