• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Terça, 19 Março 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sex.
 28° / 13°
Períodos nublados
Qui.
 24° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Qua.
 21° / 8°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  22° / 10°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Opinião...

 


Dar - inês vidal »  2023-06-03  »  Inês Vidal

 

Gostamos de ver as coisas a acontecer. Gostamos de cidades dinâmicas, hipóteses e oportunidades. Gostamos do poder de escolha e de ter a possibilidade de optar, seja pelo sim ou pelo não, por fazer ou ficar a ver.
(ler mais...)


A moral e o medo - jorge carreira mais »  2023-06-03  »  Jorge Carreira Maia

No Público online de 28 de Maio, há uma entrevista interessante a Mohan Mohan, antigo gestor da Procter & Gamble, uma multinacional detentora de inúmeros marcas bem conhecidas dos consumidores portugueses. A entrevista tem um curioso título: Se os gestores fossem movidos por valores, não teríamos a crise que enfrentamos hoje.
(ler mais...)


Pinóquios... »  2023-06-03  »  Hélder Dias

Ele canta… »  2023-05-28  »  Hélder Dias

O burro da Cardiga - joão carlos lopes »  2023-05-24  »  João Carlos Lopes

Vertendo a prosápia para politicamente correcto, e como assegura dito antigo, mais depressa se apanha uma pessoa dada a fantasias e à deturpação da realidade do que um cidadão com deficiência ao nível da locomoção.
(ler mais...)


Uma Paladina Cidade - josé ricardo costa »  2023-05-24 

Há Palladio para além de Vicenza, mas pensar em Vicenza é pensar em Palladio, Andrea Palladio, o grande arquitecto do Renascimento Italiano. Daí não aceitar o sacrilégio de ir de comboio de Pádua a Verona sem pôr os pés, mas sobretudo os olhos, em Vicenza.
(ler mais...)


Incertos são os tempos, como os contratempos - antónio mário santos »  2023-05-24  »  António Mário Santos

Acredito que o calor súbito destrambelhe o mais avisado. As mudanças bruscas de temperatura acompanhadas de ventos em assobiadelas enlouquecidas, desatinam os mais precautos, já de si com os nervos a desmalharam a teia da lucidez, após anos de grande aperto, como os da pandemia covídica.
(ler mais...)


A arte de chutar para canto - antónio gomes »  2023-05-24  »  António Gomes

Vem este título a propósito de mais uma trapalhada na Câmara Municipal (CM) e, em particular, no Urbanismo (mais uma vez), que está na origem de uma condenação em primeira instância obrigando à demolição de obras realizadas à margem das normas e leis correspondentes, na freguesia de Pedrógão.
(ler mais...)


O prémio “Orelhas de Burro” - jorge cordeiro simões »  2023-05-24  »  Jorge Cordeiro Simões

Quando, a altas horas da noite, paro junto à estátua de El’ Rei D. Afonso ali à ponte da Levada, o que ali vejo não é só um trabalho de arte, com um busto de bronze em cima duma grande pedra esculpida, mas sim a presença do rei fundador coberto de invisível manto feitos de farrapos de saber, acumulado ao longo de quase nove séculos de História que ele lá de longe viu passar e que ali se diverte com o que ouve e vê.
(ler mais...)


A fina linha branca - carlos paiva »  2023-05-24 

A cocaína, nos últimos vinte ou trinta anos, democratizou-se, passando de uma condescendência das elites para a droga ilegal mais popular. Fazendo vista grossa ao facto de ser uma droga dura, cujo consumo continuado, além da dependência, provoca danos graves e irreversíveis na saúde (principalmente mental), os recursos alocados à fiscalização de tráfico e consumo de produtos estupefaciente centra-se na canábis.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-02-22  Este mundo e o outro - joão carlos lopes
»  2024-02-28  »  Hélder Dias O Flautista de Hamelin...
»  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato
»  2024-02-22  »  Maria Augusta Torcato Memória: papel ou impacto em nós - maria augusta torcato
»  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia A crise das democracias liberais - jorge carreira maia