• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 06 Dezembro 2021    |      Directora: Inês Vidal    |      Estatuto Editorial    |      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 16° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
Qua.
 14° / 9°
Céu nublado
Ter.
 17° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  17° / 8°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Opinião...

 


Ressaca - carlos paiva »  2021-10-17 

Após as eleições autárquicas e conhecidos os seus resultados, li on-line algumas tentativas de pseudojornalismo, outras tantas opiniões de pretensos analistas políticos e, também, algumas declarações de vencedores e vencidos.
(ler mais...)


A Faixa - josé ricardo costa »  2021-10-17  »  José Ricardo Costa

A percepção visual tem as suas leis, que interferem, sem darmos conta, no modo como diante de uma imagem, separamos a figura e o fundo, a visão central e a periférica, o seu motivo e o contexto. E muito antes da ciência estudar essas leis já os artistas do Renascimento as exploravam para criar os efeitos visuais desejados.
(ler mais...)


Juventude centriste… »  2021-10-15  »  Hélder Dias

Um olhar sobre as eleições concelhias - jorge carreira maia »  2021-10-13  »  Jorge Carreira Maia

Há dias, um médico prescreveu-me um conjunto de exames e, como se pretendesse explicar-me a razão, disse que não praticava uma medicina intuitiva (a que é feita de diagnósticos baseados nas aparências sintomáticas), mas que lidava com resultados empíricos, uma medicina científica.
(ler mais...)


O vinho de Almeirim e os “políticos de Lisboa” - joão carlos lopes »  2021-09-20  »  João Carlos Lopes

Arreliado com a legislação que exige alguma contenção aos autarcas em funções, no que diz respeito à difusão de informação relacionada com obras, inaugurações e outras iniciativas durante o período eleitoral, o presidente da Câmara de Almeirim disse que a culpa é dos “políticos de Lisboa”, que fazem leis que só lançam confusão.
(ler mais...)


Apedeuta, insipiente, mentecapto, néscio - carlos paiva »  2021-09-16  »  Carlos Paiva

Por altura do lançamento do programa “Novas Oportunidades” (em 2007), recordo-me de ver uma entrevista na televisão em que a jornalista na rua perguntava a um cidadão jovem se ele achava importante estudar. Respondeu qualquer coisa como: “Sim, é bastante importante.
(ler mais...)


O fundamentalismo eleitoral (II) - pedro ferreira »  2021-09-16  »  Pedro Ferreira

 

Na primeira parte desta crónica, tentei criar no leitor uma postura crítica sobre aquele que acho ser o maior dogma da nossa sociedade, de forma a ficar mais receptivo a alternativas. Se no fim de a leres não ganhaste uma aversão ao uso de eleições para atribuir cargos públicos e nem te questionaste sobre alternativas a este método, ficaste pelo menos a saber qual era a minha intenção.
(ler mais...)


Qual o perigo da direita populista? - jorge carreira maia »  2021-09-16  »  Jorge Carreira Maia

Quando se fala do perigo da direita populista ou radical, já com representação nacional, estamos a falar de quê? Que perigo para a democracia essas forças representam? Uma tentação, em certos sectores da esquerda, é de falar em retorno ao fascismo.
(ler mais...)


Transtorno Ciclotímico - josé ricardo costa »  2021-09-16 

Quando era novo, havia uma coleção de livros de capa preta dedicada à explicação de grandes enigmas, os quais, décadas antes do Ecstasy, já fritavam os cérebros de muitos jovens, dando aos respectivos córtex o poder intelectual de um ovo estrelado.
(ler mais...)


EDITORIAL - O muro da vergonha da gestão socialista - editorial »  2021-09-01 

1. Uma das histórias que trazemos hoje em da edição destaque é paradigmática do que tem sido esta gestão socialista, afogada ano após ano, mês após mês, numa sequência imparável de casos que põe a nu a sua desorientação e laxismo, a falta de transparência, a política do esconde-esconde até serem apanhados, o governo para o facebook e para selfie (põem-se fotografias ao pé de três ou quatro carros que foram adquiridos, não estamos a gozar, afixa-se uma placa numa rua que se requalificou, valha-nos o santíssimo, outra placa porque um ministro visitou umas obras numas escola - a sério!-, vai-se a correr tirar fotos junto aos velhinhos que estão a ser vacinados, numa sucessão vertiginosa de imbecilidades infantis em que se alinham, pior que isso tudo, questões graves da governação como o caso da queixa-crime da nova farmácia, as visitas da Judiciária, as contratações de serviços de centenas de milhares de euros num carrossel de empresas, uma sempre a mesma com novo NIF, em associação com mais uma ou duas que rodam nas candidaturas em convites limitados, as obras ilegais à beira da estrada que só se conhecem quando já estão quase prontas, o assalto informático partidário a outra candidatura que deixou tudo na mesma, a vacina das sobras que tudo na mesma deixou, sem consequências, os contratos ruinosos que os torrejanos vão pagar por anos e anos, porque a dívida de muitos milhões continua a crescer e porque não há nada que se faça que não tenha de se recorrer a empréstimo, como o caso desta obra do muro no rio.
(ler mais...)


 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2021-11-25  »  Inês Vidal Pedinchice - inês vidal
»  2021-11-18  »  Hélder Dias Sem pinga…
»  2021-11-09  »  Carlos Paiva Bizarro - carlos paiva
»  2021-11-09  »  Jorge Carreira Maia Quem paga a conta do chumbo do orçamento? - jorge carreira maia
»  2021-11-25  »  Jorge Carreira Maia Vírus, clima, PSD e futebol - jorge carreira maia