• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 15 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 23° / 12°
Períodos nublados
Sex.
 21° / 12°
Períodos nublados com chuva fraca
Qui.
 22° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  19° / 10°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

O rio do nosso (des) contentamento

Opinião  »  2015-11-03  »  António Gomes

A Assembleia Municipal de Torres Novas reuniu no passado dia 29, com um único ponto na agenda: o ambiente no concelho de Torres Novas.

Oportuna esta reunião da AM. O concelho de Torres Novas tem um potencial enorme na área ambiental. Desde a Serra ao Rio Almonda, onde pontua o Paúl do Boquilobo, é todo um conjunto de ofertas que estão por explorar, atividades económicas, da agricultura à indústria, do lazer ao turismo, que têm estado arredados da agenda política local e completamente desprezados pela autarquia nas últimas décadas.

Existem graves problemas relacionados com o meio ambiente, existe neste concelho um passivo ambiental muito acentuado. Desde as lixeiras na serra, à poluição do rio e dos ribeiros, ao grave problema da vala das Cordas, até aos perigos que rondam o Paul do Boquilobo.

O ar que respiramos, as ribeiras e rios que nos circundam, a fauna e a flora que nos envolvem não são propriedade de ninguém, não são para serem usadas como muito bem se entende. O meio ambiente é de todos, é para usar com respeito por todos e é para usar com respeito pelas normas, pelas leis, e com bom senso.

É certo que o ambiente envolve muita coisa, podíamos falar das abelhas que estão a ser dizimadas e sem abelhas muitos alimentos desaparecem, podíamos falar do pesticida glifosato, utilizado pelas autarquias na deservagem química que se infiltra no solo causando problemas nas aguas subterrâneas, podíamos falar da flora, podíamos falar dos eucaliptos que tudo secam à sua volta e do perigo que constituem para a propagação de incêndios, podíamos falar da fauna junto aos rios e ribeiras que já desapareceu, ou está muito reduzida, os tira-olhos, as borboletas, os luze-cus e do equilíbrio que significavam na vida animal.

Mas a situação do rio Almonda e os crimes ambientais a que tem estado sujeito tem que merecer a principal atenção dos responsáveis políticos e da opinião pública.

Este rio que atravessa todo o concelho, que transporta vida, ou devia transportar, que proporciona lazer, que proporciona atividades económicas, que pode gerar emprego, que pode gerar riqueza.

Este rio que quando chega quase ao fim do seu curso, ainda alimenta uma zona húmida, duma riqueza extraordinária, o Paúl do Boquilobo, reserva da Biosfera, que corre risco de ser desvalorizada.

Este rio encontra-se poluído, encontra-se desprezado, encontra-se inacessível, esquecido.

O rio Almonda é de todas as pessoas, mas só algumas se servem dele e para o destruir, é o que temos assistido nas últimas décadas, com os poderes públicos a tudo permitirem, vão assistindo passivamente à destruição e à morte deste belo rio.

Apesar de terem sido feitas propostas concretas, a Assembleia Municipal nada decidiu, apenas generalidades impostas pelo PS, o que pode significar que continua tudo na mesma, que não há qualquer vontade de resolver seja o que for. Lamenta-se.

O desenvolvimento só o é se for sustentável, se respeitar o meio ambiente.

 

 

 Outras notícias - Opinião


Insana Casa… »  2024-05-06  »  Hélder Dias

25 de Abril e 25 de Novembro - jorge carreira maia »  2024-05-05  »  Jorge Carreira Maia

Por que razão a França só comemora o 14 de Julho, o início da Revolução Francesa, e não o 27 ou 28 de Julho? O que aconteceu a 27 ou 28 de Julho de tão importante? A 27 de Julho de 1794, Maximilien Robespierre foi preso e a 28, sem julgamento, foi executado.
(ler mais...)


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-05-06  »  Hélder Dias Insana Casa…
»  2024-05-05  »  Jorge Carreira Maia 25 de Abril e 25 de Novembro - jorge carreira maia