• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 08 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 27° / 13°
Períodos nublados
Sex.
 31° / 13°
Períodos nublados
Qui.
 30° / 15°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  29° / 14°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

A tecnologia na hora de dormir

Opinião  »  2015-04-24  »  mg teste

Sabe-se que 50% das crianças têm um problema de sono. A sua identificação precoce pode prevenir consequências indesejáveis, tais como sonolência diurna, irritabilidade, dificuldades de aprendizagem, mau desempenho escolar e acidentes de viação.

A redução do sono tem sido amplamente atribuída ao estilo de vida moderno especialmente às tecnologias. A presença de televisão no quarto e o tempo de exposição a equipamentos eletrónicos (por exemplo, smartphones ou tablets) têm sido associados a sono inadequado. Estes últimos colocados perto do rosto, podem atrasar a libertação de uma hormona (melatonina) cuja principal função é regular o sono.

O fácil acesso de tecnologia às crianças faz com que os pais lhes prestem menos atenção o que, por sua vez, se traduz num maior tempo de consumo, podendo gerar dependência. Uma em cada 11 crianças, dos 8 aos 18 anos, é viciada em tecnologia. O uso excessivo está relacionado com o aumento de casos de depressão infantil, ansiedade, dificuldades de relacionamento e problemas de comportamento.

O acesso rápido e fácil pode contribuir para défice de atenção assim como para uma diminuição da concentração e memória.

Estudos científicos indicam que o sono inadequado é um novo fator de risco para a obesidade na infância e na vida adulta. As crianças com equipamentos no quarto têm 30% mais hipóteses de sofrer de obesidade e de todas as doenças que lhe estão associadas, nomeadamente, a diabetes. Melhorar a duração do sono e qualidade pode ter um impacto positivo na saúde psicossocial, desempenho escolar e comportamentos de risco entre os jovens, e evitar a hipertensão, doença coronária e acidente vascular cerebral na vida adulta. O sono também desempenha um papel crítico na imunidade. Portanto, o declínio constante na duração do sono é preocupante e estes resultados alertam para que haja um acesso restrito destes equipamentos no quarto.

Equipamentos com acesso à Internet são particularmente traiçoeiros, porque são portais para quase todos os conteúdos (por exemplo, jogos, música, vídeos, web e e-mail). Outra questão preocupante são as notificações audíveis quando não estão em uso (por exemplo, uma mensagem de texto). Estes alertas podem não só atrasar o sono, mas também interrompê-lo, reduzindo assim a qualidade geral do sono.

Em 2011, a Organização Mundial de Saúde classificou os telefones móveis na categoria 2B (possivelmente cancerígenos) no que diz respeito às radiações. Tendo em conta estes dados e que o cérebro das crianças ainda está em desenvolvimento, os riscos podem ser ainda maiores. Crianças até aos 2 anos não devem ser expostas a equipamentos eletrónicos. As crianças entre os 3 e os 5 anos já o podem fazer, mas apenas 1h por dia e crianças entre os 6 e os 18 anos devem restringir o uso de telemóveis, tablets ou jogos eletrónicos a apenas 2h por dia. Por fim não devemos esquecer que a adoção de hábitos saudáveis, tal como a atividade física, têm sido associados a uma melhor qualidade do sono.

Ajuda assim na higiene do sono não ter televisão ou outro equipamento eletrónico no quarto, e devemos insistir que desliguem o som dos telemóveis e não os utilizem na hora de dormir.

Liliana Borges (Enfermeira)

 

 

 Outras notícias - Opinião


Insana Casa… »  2024-05-06  »  Hélder Dias

25 de Abril e 25 de Novembro - jorge carreira maia »  2024-05-05  »  Jorge Carreira Maia

Por que razão a França só comemora o 14 de Julho, o início da Revolução Francesa, e não o 27 ou 28 de Julho? O que aconteceu a 27 ou 28 de Julho de tão importante? A 27 de Julho de 1794, Maximilien Robespierre foi preso e a 28, sem julgamento, foi executado.
(ler mais...)


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-05-06  »  Hélder Dias Insana Casa…
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia