• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 04 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 26° / 9°
Períodos nublados
Seg.
 21° / 11°
Períodos nublados com chuva fraca
Dom.
 22° / 14°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  22° / 9°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Caros Riachenses (I)

Opinião  »  2018-04-20  »  António Gomes

"Era bom que esclarecessem como é que se consegue viver com centenas de camiões a passar diariamente mesmo junto às casas das pessoas"

O processo de decisão sobre a rede viária de acesso às zonas industriais de Riachos e Entroncamento chegou ao fim. A decisão tomada pelo governo (Infraestruturas de Portugal IP), câmaras municipais do Entroncamento e Torres Novas e com o apoio da junta de freguesia de Riachos (com os votos contra do BE) é a proposta que liga a A23, Torreshoping, à rotunda dos boieiros e esta à zona do terminal de contentores junto à linha férrea.

A proposta alternativa apresentada pelo BE, como é publico, ligava as zonas industriais do Entroncamento e Riachos, linha férrea, à estrada nacional 365 e IC3 que liga a Golegã ao IC3, A23 e A13. Esta proposta não teve acolhimento, embora vão dizendo que a ideia até é boa.

Há quem afirme que o tráfego será de 100 000 veículos/mês, (a juntar ao tráfego da ZI de Riachos temos agora o tráfego da ZI do Entroncamento) com preponderância para os veículos pesados, se assim for já se está a ver no que vai dar a circulação naquele troço.

Posto isto, quando as obras tiverem início daqui a alguns anos é que toda a gente se vai pronunciar sobre a decisão agora tomada, mas aí talvez seja tarde. Repare-se: 4 vias a saírem da rotunda do Torreshoping, onde é que elas cabem? Constrói-se um troço de 200 metros com 4 vias, a seguir passa para 100 metros com 2 vias, mais à frente passa a 3 e de seguida volta a 4 e assim sucessivamente? A não ser que tenham a coragem de assumir que as indemnizações previstas são para pagar as invasões de quintais de algumas pessoas e até das próprias construções que se encontram à beira do atual traçado. Era muito bom que esclarecessem a coisa.

Também era bom que esclarecessem como é que se consegue viver com centenas de camiões a passar diariamente mesmo junto às casas das pessoas, ou mesmo de todos e todas que se deslocam diariamente de Riachos para Torres Novas e vice-versa, e já nem falo nas deslocações em bicicleta.

Hoje a situação já é muito complicada como todos sabemos, mas o que seria de esperar era que os responsáveis decidissem no sentido de melhorar a qualidade de vida das pessoas, mas não, decidiram em sentido contrario.

Caros riachenses: escrevo estas linhas e outras no jornal seguinte porque sinto que tenho responsabilidades na coisa pública e também porque devo prestar contas a todas as pessoas e em particular aquelas que votaram no projeto político em que me incluo.

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia