• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 29 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
Qua.
 16° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Ter.
 19° / 9°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  19° / 9°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Para quando uma abordagem estratégica do estacionamento no centro histórico? - joão quaresma

Opinião  »  2023-05-24  »  João Quaresma

"“A falta de estacionamento e alguns abusos que se vão verificando existem porque não se implementa a necessária regulamentação” "

No jornal Expresso do passado dia 12 de Maio, João Vieira Pereira na sua coluna de opinião semanal dizia, a propósito da TAP, que por mais que tentemos, há coisas para as quais é difícil arranjar uma explicação racional. Vários são os exemplos dados, e aquilo que sobressai é que por mais importante ou maior ou menor relevância tenham os assuntos em discussão, a nossa tendência, a tendência da opinião pública passa por discutir com maior intensidade as tricas políticas, deixando de lado a essência dos problemas em discussão.

Entre nós, a nível local, também assim parece acontecer, pois alguns são os assuntos a merecer uma discussão pública séria que privilegie o desenvolvimento da cidade e do concelho, da sua população ou até de quem apenas aqui vem de passagem. Problemas existem que persistem no quotidiano dos Torrejanos e assim, uma vez mais, numa reunião de câmara foi exposto por um munícipe as dificuldades emergentes do estacionamento na Praça 5 de Outubro. Pouco se fez e pouco se fará quanto ao cerne deste problema. No entanto, na reunião camarária de 26 de abril, foi aprovada a proposta de criação de uma Zona Residencial e de Coexistência (ZRC) no centro histórico de Torres Novas, visando promover novas lógicas de circulação e de mobilidade no espaço público, afirmando-o como local de recreio e de convívio, valorizando a segurança e a qualidade de vida dos moradores e utilizadores locais. Ora, de entre as regras que resultam da implantação destas novas “zonas”, advém a proibição de estacionamento, salvo nos locais onde tal for autorizado por sinalização.

Não querendo colocar em causa a ideia de implantação da Zona de Coexistência no centro histórico de Torres Novas, acompanhando cidades como Lisboa, Porto, Braga e Funchal, é de questionar se Torres Novas não deveria também de acompanhar a regulamentação que estas cidades têm quanto ao estacionamento nos seus centros históricos. É que o estudo está feito, as zonas de estacionamento pago estão preliminarmente delimitadas, o município é proprietário de um parque de estacionamento coberto de média capacidade, tudo no centro histórico de Torres Novas, mas nada faz. Porque é que existe tanta dificuldade de estacionamento na Praça 5 de Outubro, na Rua Carlos Reis, no Largo D. Diogo Fernandes de Almeida, ou para dar apenas mais um exemplo, como pode ser admissível que o estacionamento coberto do município sirva de garagem particular para alguns?

A resposta é simples. A falta de estacionamento e alguns abusos que se vão verificando existem porque não se implementa a necessária política de regulamentação do estacionamento em Torres Novas. Assim, a acrescer às ZRC(s) deveria o município pensar seriamente em implementar umas ZEDL (Zonas de Estacionamento de Duração Limitada), introduzindo parquímetros e disciplinando o estacionamento na zona histórica da cidade, respeitando sua relação com a acessibilidade aos serviços e comércio aí existentes, a gestão do tráfego nessas redes de circulação, a sua coexistência com os peões, potenciando ainda desta forma a utilização com maior qualidade dos espaços públicos. Ir a um banco, comprar um qualquer bem no comércio local, beber uma água no centro histórico da cidade, num tempo que não seja demorado, não tem de ser um desafio para os cidadãos. E o problema tem tendência para se agravar. Para tanto, basta pensar na falta de estacionamento que já existe e que se agravará na zona do chamado Convento do Carmo, quando aí se instalarem os serviços da Loja do Cidadão.

É que, na verdade, o problema do estacionamento não se reduz a questões de mobilidade e comodismo urbano. É acima de tudo uma questão de gestão do espaço público, que é um recurso limitado e que merece ser pensado e discutido.

 

 

 

 

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia