• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 25 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 19° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  20° / 11°
Céu nublado
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 
 Últimos artigos por...

João Quaresma

 

Uma edição de colecionador - joão quaresma »  2023-09-24 

O Jornal Torrejano entra nesta edição no seu trigésimo ano de publicações ininterruptas. Facto que é notável nos tempos que correm, com a felicidade de esta data e deste feito entrar pelo ano 2024, em que se comemoram os 50 anos da revolução de abril. Um jornal feito de muita carolice, um jornalismo onde a proximidade e familiaridade têm força, mas onde as pressõ... (ler mais...)


Para quando uma abordagem estratégica do estacionamento no centro histórico? - joão quaresma »  2023-05-24 

No jornal Expresso do passado dia 12 de Maio, João Vieira Pereira na sua coluna de opinião semanal dizia, a propósito da TAP, que por mais que tentemos, há coisas para as quais é difícil arranjar uma explicação racional. Vários são os exemplos dados, e aquilo que sobressai é que por mais importante ou maior ou menor relevância tenham os assuntos em discuss&atild... (ler mais...)


As ciclovias e o debate público »  2020-01-09 

No último mês de Dezembro, em duas reuniões de câmara sucessivas, discutiu-se o programa base de uma rede de ciclovias para a cidade de Torres Novas, com cerca de 24 Km na sua totalidade, a construir por fases, bem como uma dessas fases na zona da Quinta da Silvã, com cerca de 6 Km, que será a primeira a ser realizada. Tudo sem grande discussão pública, tudo sem que se recolham ideias que p... (ler mais...)


Devolver a cidade às pessoas »  2016-11-02 

No momento em que se discute o plano de atividades para 2017, enquadrado que está naquelas que foram as grandes opções do plano para o quadriénio correspondente ao atual mandato camarário, é propício o momento para dar asas ao pensamento e olhar para Torres Novas enquanto cidade que precisa de um futuro prometedor.
Enquanto sede de concelho, a cidade está já dotada de um vast... (ler mais...)


Inoperância e indignação »  2016-09-21 

O atual executivo camarário está muito longe de compreender a necessidade de conservação e manutenção dos recursos hídricos existentes no concelho de Torres Novas, começando pelas margens do Rio Almonda (com particular incidência nas margens do centro de Torres Novas) e terminando nas muitas ribeiras existentes o concelho. Não há planeamento e não houve ao longo... (ler mais...)


E assim se quer que a classe política seja respeitada… »  2015-11-18 

Já vamos com tempo passado suficiente para podermos recordar que as eleições legislativas ocorreram no passado dia 04 de Outubro de 2015. Mais de um mês passou, em os que votaram escolheram o seu futuro.

Percorrida que foi toda uma legislatura, os portugueses chamados às urnas de voto, depois de todos os sacrifícios, depois de tão severa austeridade, depois de muitos dias, semanas e meses... (ler mais...)


Falta de energia »  2015-02-19 
O atual executivo do Partido Socialista não está seguro perante realidade que herdou e que tem pela frente em Torres Novas. Um mandato em que dificilmente haverá a denominada obra de regime, para além daquelas que já vinham projetadas de trás e que têm vindo de processos em processos, completamente enguiçados. São muitos anos seguidos e quer se queira quer não, o cansaço, a falta de ideias, o entusiasmo de fazer esbateu-se com o passar... (ler mais...)

Almonda Parque: um processo político administrativo de negligência grosseira »  2015-01-22 
Os dias vão passando e as novidades vão-se sucedendo. Para abalar a já frágil situação financeira da autarquia torrejana, surge agora o problema relacionado com a denúncia do contrato de concessão do Almonda Parque por parte da empresa concessionária. Diz-se em incómodas palavras que em causa poderá estar uma responsabilidade para a autarquia de cerca de três milhões de euros. Falso, diremos nós. A haver responsabilidade, estaremos ... (ler mais...)

Orçamento Municipal 2015: das restrições orçamentais à crise política »  2014-11-21 
No passado dia 11 de Novembro de 2014, em plena reunião da assembleia municipal de Torres Novas, o sistema/aparelho socialista entrou definitivamente em crise.

Alega o Partido Socialista que, ao longo dos últimos anos de gestão camarária, fruto da orientação estratégica que assentou nos programas de apoio financeiro postos à disposição dos municípios portugueses de 1994 até 2013, o município de Torres Novas tirou o maior partid... (ler mais...)


O PS e a encruzilhada dos caminhos do Tribunal de Contas »  2014-10-03 
Não se entendem! É o Governo com o Tribunal de Constitucional e o executivo PS da câmara de Torres Novas com o Tribunal de Contas. Com uma diferença, no Tribunal Constitucional por vezes faz-se política. O Tribunal de Contas por sua vez, é o órgão supremo e independente de controlo externo das finanças públicas. Não há política, há sim controlo da legalidade, da regularidade e da gestão financeira. São atribuições legalmente com... (ler mais...)

Afinal quem manda no PS? »  2014-09-19 
A ”magra” vitória nas eleições europeias abriu uma divisão sem precedentes no Partido Socialista (PS) a nível nacional. A questão que se coloca é a de saber se em Torres Novas a divisão a que se assistiu no PS local resulta dessa luta de poder nacional, ou se é tão só desnorte e desavenças entre quem não pode mais ser candidato à Câmara Municipal pelo PS e quem de facto se candidatou e foi eleito por esse partido.

Isto a ... (ler mais...)


Turrisespaços, SA – a saga continuará... »  2014-08-29 
Não restando outra solução possível, o executivo PS, na sequência do que dispõe o regime jurídico da atividade empresarial local, lá tem que determinar a extinção da empresa local Turrisespaços, SA, na sequência dos últimos três (anos) resultados económicos líquidos negativos. Na prática, em termos muitos simples para que todos nós possamos entender: nos últimos 3 anos de vida da Turrisespaços, as vendas e prestações de serv... (ler mais...)

Sobre a Turrisespaços »  2014-06-27 
A Câmara Municipal de Torres Novas quis aderir à moda que se espalhava pelo País, transformando e transportando parte das suas competências (leia-se obrigações) para com a população para uma próspera empresa do setor público. Vai daí e surgiu a Turrisespaços – Empresa Municipal, tutelada pela Câmara Municipal de Torres Novas, sendo esta a entidade responsável pela gestão de equipamentos culturais e desportivos do município e das... (ler mais...)

Nobre povo »  2014-06-13 
Em Portugal não há ciência de governar nem há ciência de organizar oposição. Falta igualmente a aptidão, e o engenho, e o bom senso, e a moralidade, nestes dois factos que constituem o movimento político das nações.

Eça de Queiroz, in ‘Distrito de Évora (1867)

 

10 de Junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, dia em que se assinala a morte de Luís Vaz de Camões em 1580, o dia do... (ler mais...)


A arte de sermos gozados internacionalmente »  2014-05-09 
Aproveitando estes últimos dias de incerteza sobre qual a forma que o Governo iria escolher para sair do programa de resgate, um site de apostas – Unibet - lançou uma aposta online sobre se o Governo Português iria ou não anunciar uma saída limpa.

Dado curioso, tendo em consideração os valores pecuniários que estavam em causa as perspectivas iam no sentido de uma saída limpa, sem o recurso a um programa cautelar. Pode até parece... (ler mais...)


Orçamentos municipais »  2014-04-11 
Aproxima-se a hora da discussão da conta de gerência da Câmara Municipal de Torres Novas. A par dos orçamentos plurianuais e anuais, a conta de gerência afigura-se como um dos instrumentos mais importantes na gestão da Câmara Municipal. Tivemos oportunidade em Torres Novas, recentemente, de analisar a importância estratégica destes documentos, ligando-a à importância de bem saber prever e realizar o conjunto de receitas necessárias te... (ler mais...)

A crescente pobreza e a irresponsabilidade de alguns »  2014-03-28 
De acordo com as estatísticas publicadas pelo INE, sem as pensões de reforma e as transferências sociais do Estado, mais de quatro milhões de portugueses estariam em risco de pobreza. Um quinto dos portugueses vive com menos de 360 euros por mês. E 32% da população ativa entre os 16 e os 34 anos seria pobre se dependesse só do seu trabalho. Um professor da Universidade Católica aponta que esta tendência nasceu com o fim da ditadura em P... (ler mais...)

A gestão da empresa Águas do Ribatejo »  2014-03-07 

Tem sido muita a discussão à volta do tema da contratualização da gestão e exploração dos sistemas municipais de abastecimento de águas para consumo público e de saneamento de águas residuais do município de Torres Novas, concessionada à Águas do Ribatejo, e mais em concreto do último aumento de tarifário. Não constitui nossa intenção discutir as percentagens de aumento das tarifas que estão a ser debitadas a cada consumido... (ler mais...)


As mulheres e a vida política »  2014-02-14 

No início do século XX, as mulheres passaram a ter uma maior influência no mundo do trabalho e da vida em sociedade. Contudo, à data continuavam a ser discriminadas tanto na vida política e económica como no direito ao voto e no acesso à instrução. Foi neste contexto que Maria Lamas, escritora e ativista politica, tentou alterar o modo como as mulheres eram vistas na sociedade. Maria Lamas foi um exemplo na medida em que demonstrou s... (ler mais...)


 

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia