• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sexta, 26 Abril 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Seg.
 19° / 9°
Períodos nublados
Dom.
 18° / 6°
Períodos nublados com chuva fraca
Sáb.
 17° / 8°
Períodos nublados com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  18° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Veni vidi vici - carlos paiva

Opinião  »  2021-01-23  »  Carlos Paiva

 

- Ó querida, sou tão bom. Mas tão bom que até vais trepar pelas paredes.

- Ai sim? E como é que vais conseguir tal proeza?

- Ora… Isso agora é cá comigo. Eu é que sei.

É uma estratégia. Questionável, mas ainda assim, uma estratégia. Há quem tenha nenhuma. A par da revelação estrondosa do planeamento planeado, houve outra que até me fez cair da cadeira com o impacto. Esta, verdadeiramente incrível. Fui informado, a vermelho, que, Talvez Recandidato (T.R.), a propor-se a correr, será para ganhar. Uma reviravolta embasbacante nos mais elementares objectivos da competição. É do senso comum que toda a gente que se propõe a correr almeja o penúltimo lugar. Com muita competência, engenho, e sorte a rodos, quem sabe, o último. Talvez Recandidato (T.R.) faz mira à vitória. Inacreditável. Surpresa das surpresas. Há ali claramente um lugar vago para guionista, ou, como gosta de dizer um amigo meu: coreógrafo. Com tanto pessoal a precisar de emprego…

Por falar em emprego, segundo notícia num meio de comunicação regional, uma empresa privada manifestou interesse em abrir instalações no concelho. Para não variar, mantém-se a caracterização de emprego indiferenciado na eventual oferta para preenchimento de quadros. Viva a tradição. E como tradicionalmente, elementos do executivo apressaram-se a partilhar com a populaça esta declaração de intenções da tal empresa privada, como se eles tivessem tido algum papel relevante no processo, ou tivessem desenvolvido esforços e contactos para que tal interesse ocorresse. Para além de alterar o PDM de modo a acomodar as instalações da empresa em total legalidade, entenda-se.

A proximidade do entroncamento A1 – A23 é pura coincidência, não relacionável. Eu próprio adoptei esta metodologia. Partilhei nas redes sociais uma peça de Wagner, na expectativa de a malta pensar que fui eu que fiz. Mais logo já vou ver a quantidade de likes e comentários elogiosos. A julgar pelos resultados para uns, a glória imortal do mestre também deve recair sobre mim. Estratégia inovadora. Se Talvez Recandidato (T.R.) estiver de pestana aberta e topar esta, deixa de haver lugar vago para guionista.

Mas não deve estar assim tão atento. Se estivesse, não tinha deixado passar em claro os auto-elogios do executivo acerca da redução de IMI, esforço sobre-humano de tão nobres mártires que se bateram e sacrificaram por esta redução significativa nas despesas dos munícipes, exibindo como comprovativo a Análise da Execução Orçamental dos Municípios divulgada pela Ordem dos Contabilistas Certificados, onde o município de Torres Novas aparece em… trigésimo quinto lugar. O último do seu grupo. Isto sim, é cumprir com os objectivos. Último. Segundo as mais recentes tendências, é muito mainstream, eu sei, mas a distinta lata merece ovação em pé. O documento é público e pode ser consultado aqui:

https://www.occ.pt/news/Anuarios/afmp2019.pdf

 Até Iznogoud, que queria ser Vizir no lugar do Vizir, estava mais atento e aproveitava melhor as argoladas do Vizir para seu proveito. E era, é, uma personagem imaginária. Por aqui, na vida real, sejam da oposição, sejam do assim-assim, sejam agnósticos ou crentes, tudo aceitam complacentemente. Tal como fazia quando lia os livros desta personagem criada por Goscinny, resta-me rir.

 “Por falar em emprego, segundo notícia num meio de comunicação regional, uma empresa privada manifestou interesse em abrir instalações no concelho. Para não variar, mantém-se a caracterização de emprego indiferenciado”

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia