• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 02 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 22° / 14°
Céu nublado com chuva fraca
Sáb.
 22° / 9°
Céu nublado com chuva fraca
Sex.
 21° / 7°
Céu nublado
Torres Novas
Hoje  18° / 7°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Devolver a cidade às pessoas

Opinião  »  2016-11-02  »  João Quaresma

"Hoje pensarei na cidade de Torres Novas para falar das suas acessibilidades"

No momento em que se discute o plano de atividades para 2017, enquadrado que está naquelas que foram as grandes opções do plano para o quadriénio correspondente ao atual mandato camarário, é propício o momento para dar asas ao pensamento e olhar para Torres Novas enquanto cidade que precisa de um futuro prometedor.
Enquanto sede de concelho, a cidade está já dotada de um vasto conjunto de infraestruturas e equipamentos que permitem congregar na cidade um variado número de atividades socio culturais e desportivas.
Mas estamos numa cidade cujo centro histórico está, como já muitas vezes dissemos, envelhecido, degradado e de costas voltadas ao rio, que merece ser pensada num sentido abrangente de envolvimento de todos os equipamentos com as pessoas, com a sua mobilidade e consequentemente com a necessária regeneração. Mas hoje não me reportarei apenas às casas em ruínas nem ao abandono das margens do Almonda.
Hoje pensarei na cidade de Torres Novas para falar das suas acessibilidades pedonais e numa outra perspetiva de mobilidade urbana.
A cidade de Torres Novas merece ser uma cidade mais acessível, independentemente das capacidades físicas ou sensoriais ou até mesmo cognitivas de cada uma das pessoas que a frequentam, de forma a que todas estas possam usufruir dos espaços, equipamentos, bens e serviços que estão ao seu dispor.

No fundo, um desejo de uma cidade mais equilibrada no seu centro histórico, mais sustentável e competitiva no que ao comércio diz respeito, tornando-a mais viva e qualitativamente melhor. Uma cidade que procure um envolvimento nas acessibilidades que exponencie a vivência social, cultural e desportiva de toda a população e das pessoas que nos visitam.
Julgo que os maiores constrangimentos estão mesmo no caótico envelhecimento dos edifícios que compõem grande parte do centro da cidade. Será esta por ventura a maior barreira na requalificação da cidade. No entanto estando este problema identificado, há que promover ativamente a regeneração desta zona histórica.

Existem ruas cuja prioridade deve ser o trânsito automóvel, mas também existem ruas e zonas onde prioridade devem ser dada às pessoas, às bicicletas, fazendo assim que cada rua e espaço tenha a sua própria função. Com isto não se pretende uniformizar determinadas funções para determinadas ruas, pois algumas destas podem ser partilhadas entre peões e automóveis, introduzindo aqui o denominado conceito de Zonas 30 que se encontra em cidades de toda a Europa, com exemplos aqui próximos, como o das cidades de Madrid, Barcelona, Sevilha e também em Lisboa (nalguns dos seus bairros). Zonas onde a velocidade é especialmente regulada e o tráfego condicionado, permitindo a coexistência pacífica e organizada de veículos automóveis, bicicletas, pessoas.

E aqui entra necessariamente a componente do planeamento e da arquitetura urbana, essenciais para enquadrar o edificado urbano com os seus espaços verdes, de lazer, de cultura ou desporto na envolvente da mobilidade urbana.
Para tornar Torres Novas uma cidade moderna e de futuro que dê gosto às pessoas visitar, de nela passar o seu tempo, de aqui passear, de aqui fazer as suas compras.
Será que esta partilha de ideias (muito genéricas) se traduz num sonho irreal? Julgo que não.
E num momento em que se discute um plano de atividades para o concelho de Torres Novas, importa deixar a ideia de que esta transformação carece de muita vontade política.
E a componente politica neste aspeto é muito importante, pois constitui uma obrigação do Município de Torres Novas, impulsionar a recuperação e o desenvolvimento do centro histórico da cidade, passando rapidamente dos estudos e levantamentos à prática e à execução das ideias.

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia