• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 08 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 28° / 13°
Períodos nublados com chuva fraca
Sex.
 31° / 14°
Céu limpo
Qui.
 29° / 15°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  29° / 14°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Alecrim, a planta da alegria

Opinião  »  2014-07-18  »  mg teste

Domingo passado, despertei com uma música fantástica do Cirque du Soleil ”ALEGRIA”. Simplesmente contagiante e, inspirou-me para dissertar sobre uma das plantas da minha predilecção. A planta que abunda no nosso País e, também no meu jardim, que me proporciona o privilégio de sentir todos os dias o seu aroma inebriante e, me deliciar de manhazinha com uma infusão estimulante para o corpo e para a mente.

 

Alecrim, alecrim aos molhos,

por causa de ti choram os meus olhos.

Ai, meu amor, quem te disse a ti

que a flor do monte era o alecrim?!

 

Alecrim, planta esquecida ou até ignorada, tão rica e ecléctica, perfumada e graciosa.

Existe uma lenda sobre o alecrim que narra a fuga para o Egipto de Maria, com o menino Jesus ao seu colo. À passagem da sagrada família, as flores do caminho iam abrindo, os lilases ergueram seus ramos orgulhosos e emplumados, os lírios abriram seus cálices. O alecrim, sem pétalas nem beleza, lamentava-se com tristeza por não ter nada para oferecer ao menino Jesus. Maria parou junto ao rio e, enquanto o menino dormia, lavou as suas roupinhas. Depois, olhou à sua volta, à procura de um lugar para estendê-las, pensando com os seus botões: O lírio quebrará com o peso e o lilás é alto demais. Colocou então as roupinhas sobre o alecrim e, o alecrim suspirou de alegria, sustentando as roupinhas ao sol durante toda a manhã.

Maria agradeceu a gentileza do alecrim e abençoou-o exclamand ”Daqui por diante, ostentarás flores azuis para recordar o manto azul que estou usando e, dou-te flores de agradecimento e, todos os ramos que sustentaram as roupas de meu filho Jesus serão aromáticos. Eu abençoo as folhas, caules e flores, que a partir deste momento terão aroma de santidade e espalharão Alegria.

Hoje, alguém me confidenciou sentir um vazio, a alma escura, grande tristeza, muita monotonia. Fomos ao jardim da Naturallys e encontramos viçosos ramos de alecrim. Com reverência colhi um raminho, preparei um chá e, servi para nós numa linda chávena, uma preciosa infusão de aromas inigualáveis, que a cada sorvo, a pessoa amiga, me confessava sentir a mente clara e leve, uma sensação de bem-estar e ALEGRIA.

Juvenal Silva (Naturopata)

Cédula profissional 62313

 

 

 Outras notícias - Opinião


Insana Casa… »  2024-05-06  »  Hélder Dias

25 de Abril e 25 de Novembro - jorge carreira maia »  2024-05-05  »  Jorge Carreira Maia

Por que razão a França só comemora o 14 de Julho, o início da Revolução Francesa, e não o 27 ou 28 de Julho? O que aconteceu a 27 ou 28 de Julho de tão importante? A 27 de Julho de 1794, Maximilien Robespierre foi preso e a 28, sem julgamento, foi executado.
(ler mais...)


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia
»  2024-05-06  »  Hélder Dias Insana Casa…