• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quinta, 09 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Dom.
 23° / 13°
Céu nublado
Sáb.
 27° / 12°
Períodos nublados
Sex.
 29° / 13°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  29° / 14°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Viver o verão com alegria e energia ao sabor das frutas

Opinião  »  2014-07-04  »  mg teste

Não há nada melhor que o verão, com dias maiores, noites mais quentes, o calor do sol, a exuberância das flores, das plantas aromáticas, das frutas e dos legumes que nos despertam os sentidos, tanto no campo como nas bancas dos mercados.

São as cerejas, os morangos, framboesas e amoras, os alperces, melancia, pêssegos e ameixas, maçãs, peras, uvas, melão, tomates, alface, couves, nabos e cebolas, são os limões e, muitos produtos mais, numa autêntica ode à natureza.

As framboesas - atraentes e perfumadas, ricas em potássio, ferro, magnésio, fósforo, indispensáveis ao nosso metabolismo. Contêm ácidos e taninos, depurativos do fígado e facilitadores a digestivos.

As amoras - aromáticas e ricas em flavonóides, importantes para a elasticidade das artérias, impedem o entupimento. São ricas em ferro e cobre, qualidades importantes na oxigenação sanguínea, suavidade e frescura da pele. Contêm elevada concentração de carotenóides, essenciais na protecção das celular.

As groselhas vermelhas - doces e sensuais, generosas em potássio, cálcio e magnésio e antioxidantes. Contêm muita água (90%), poucas calorias, e excelente fruto para processos de emagrecimento. Uma boa maturação é significado de maior conteúdo vitamínico.

Os abençoados mirtilos - gostosos e activadores de várias enzimas de desintoxicação, possuem ácido elágico que ajuda à neutralização de substâncias cancerígenas. O tom azulado deste fruto é devido a um pigmento importante que não permite o desenvolvimentos de agentes patogénicos no intestino, em associação com o ferro e a vitamina C. Este delicioso fruto contém muito ácido tânico, que possibilita aos órgãos inflamados, a energia para reagir e restabelecer-se mais rapidamente.

Os alperces de charmosa cor alaranjada - ricos em potássio, preciosos para o bom funcionamento muscular e preventivos nas dores devido ao seu conteúdo em ácido salicílico.

Meloa e Melão abundantes em água - contém muitas vitaminas e minerais, elevado teor de caroteno e potássio, importante para o equilíbrio da tensão arterial e coração, com acção anticoagulante, protegendo o organismo de tromboses e doenças cancerígenas.

Uvas brancas ou tintas - também consumidas em sumo pela manhã são maravilhosas e de grande importância para a saúde, ricas em glucose, aportam energia imediata, por entrar directamente na corrente sanguínea. As uvas são poderosas na purificação do organismo, por estimularem a actividade dos intestinos e dos rins.

Juvenal Silva (Naturopata)

Cédula profissional 62313

 

 

 Outras notícias - Opinião


Insana Casa… »  2024-05-06  »  Hélder Dias

25 de Abril e 25 de Novembro - jorge carreira maia »  2024-05-05  »  Jorge Carreira Maia

Por que razão a França só comemora o 14 de Julho, o início da Revolução Francesa, e não o 27 ou 28 de Julho? O que aconteceu a 27 ou 28 de Julho de tão importante? A 27 de Julho de 1794, Maximilien Robespierre foi preso e a 28, sem julgamento, foi executado.
(ler mais...)


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-05-06  »  Hélder Dias Insana Casa…
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia