• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Segunda, 06 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qui.
 30° / 13°
Períodos nublados
Qua.
 29° / 14°
Períodos nublados
Ter.
 26° / 9°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  21° / 11°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

O admirável mundo novo

Opinião  »  2013-03-28  »  Fernando Faria Pereira

Sento-me. Ligo o computador. Espreito a televisão. Navego pelos canais, antes do filme: história, musica, notícias.… National Geografic: passa um urso polar a nadar pelo gelo… Toca o telemóvel… O computador pronto a entrar na net: rádio Portugal on line… Vou à Escócia para ouvir música celta… Têm problemas: necessitam de cheta ou o rádio vai à vida. Demoro a acertar o volume: regulo na página, no sistema operativo e, finalmente, no scroll dos auscultadores. Está bom! Minutos num planeta, que viagem à velocidade da luz! Hesito porque o filme do 007 ainda não começou… Ligo à minha filha? Entro nos mails do serviço a ver informação de última hora? Vejo porque o gelo do ártico está a derreter possibilitando uma rápida rota marítima… Que som estranho que nada tem a ver com o arsenal tecnológico? Levanto-me. Está uma frincha da janela aberta e o vento uiva ou geme como um desalmado. Fecho-a e fico outra vez isolado do exterior, exceto por um raio de sol no céu carregado onde reluz uma nesga de azul, como a viu o primeiro homem. Perco-me nos pensamentos. Será que o papa, padroeiro dos ecologistas, já tem página no facebook? Eu é que ainda não, felizmente ainda não precisei. Reentro na tecnologia: a Escócia falhou, vou à chante france à espera de ouvir a Edit Piaff: non, je ne regrette rien… Tão pouco. A tecnologia está a falhar em toda linha. Entra o James Bond contra Goldfinger. Que bom um filme assim, só entretenimento! O último grito tecnológico, em 1964, era um dispositivo inovador, instalado no Austin Martin, hoje chamado GPS acessível até no telemóvel. Não entro logo nos meandros da fita. A despropósito, lembro-me dum livro famoso. Pesquiso. Foi escrito em 1932. Uma sociedade condicionava geneticamente os cidadãos para exercerem apenas a sua função, não ambicionando mais. Deu pro torto! O protagonista deixou de querer soma e viajou para a parte selvagem do planeta. Antes de voltar à realidade - vai entardecendo e tenho de subir os estores para poupar na conta da EDP chinesa- tento seguir o fio da meada. O que é que tecnologia tem a ver com isto tudo? Onde pára Anatureza? Não chego a nenhuma conclusão mas, quando tiver tempo- o tempo é que fazemos dele- vou reler o livro. Embora a realidade, como sempre, tenha ultrapassado a ficção, não me fará mal, embora não seja certo se ficarei a compreender melhor a segunda década do terceiro milénio do admirável mundo novo.

 

 

 Outras notícias - Opinião


25 de Abril e 25 de Novembro - jorge carreira maia »  2024-05-05  »  Jorge Carreira Maia

Por que razão a França só comemora o 14 de Julho, o início da Revolução Francesa, e não o 27 ou 28 de Julho? O que aconteceu a 27 ou 28 de Julho de tão importante? A 27 de Julho de 1794, Maximilien Robespierre foi preso e a 28, sem julgamento, foi executado.
(ler mais...)


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia
»  2024-05-05  »  Jorge Carreira Maia 25 de Abril e 25 de Novembro - jorge carreira maia