• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 05 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 30° / 14°
Períodos nublados
Ter.
 26° / 9°
Períodos nublados
Seg.
 21° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  22° / 15°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Como se fossem donos disto tudo - antónio gomes

Opinião  »  2023-02-18 

"“Um pouco de ética e de transparência estão a fazer muita falta nesta gestão da coisa pública."

Quem ocupa lugares de poder nas instituições ou serviços públicos sabe, ou deveria saber, que está sujeito ao escrutínio público e ao escrutínio dos órgãos fiscalizadores existentes, entre estes, aqueles que foram eleitos para esse efeito.

Sabe que a sua conduta tem de ser transparente e rigorosa. Quem gere os dinheiros públicos tem mais obrigações que o comum dos cidadãos/ãs, a ética não é para trazer no bolso.

Todos assistimos nos últimos meses por parte de um número significativo de governantes ao comportamento tipo “ética é para os outros e não para mim”.

O projeto EVA (Equipa Vida Ativa), iniciativa do presidente da Câmara, não passou do início. Foi apresentado com pompa e circunstância, mas não passou disso (sempre ajudou à campanha eleitoral o que já não é mau de todo), mas o curioso ou melhor a gravidade da coisa foi a forma como se tentou esconder o sucedido, foi o silêncio ensurdecedor que se ouviu da parte do presidente acerca do fim deste projecto.

Pode acontecer a qualquer um, as coisas às vezes não correm da melhor maneira e isso deve ser assumido, deve ser transparente, deve ou devia ser normal, assim como se anuncia o projecto, assim devia ser assumido o desaire, no mínimo junto dos seus pares - câmara municipal e assembleia municipal, mas isso seria assumir uma “derrota” e o PS local não convive bem com isso, apesar deste projecto EVA ter como parceiros a ARSLVT (Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo) e o ACES do Médio Tejo, presentes no acto de lançamento.

Não fosse o Bloco de Esquerda e tudo seria normal, do projecto EVA ninguém se lembraria e ao novo protocolo da Câmara com a MKA, cedência gratuita por três anos e renovável do antigo edifício da CGD, aconteceria o mesmo, a decisão até foi por unanimidade.

Mas, pergunto eu,  não passou pela cabeça do presidente ou dos vereadores que entregar um edifício acabado de adquirir por 200 mil euros a uma empresa privada (quantas empresas não gostariam de ser assim tratadas) seria ir longe demais? Que neste município alguém teria a curiosidade de saber a razão de tal “prenda”, que nos dias de hoje a internet vai depressa a todo o lado e que alguém poderia chegar à conclusão que MKA e EVA poderiam de algum modo estar próximas uma da outra?

Esta é a marca das maiorias absolutas, seja no governo da nação ou no governo local. Um pouco de ética e de transparência estão a fazer muita falta nesta gestão da coisa pública. Como também já se provou, não se é “dono disto tudo” para sempre.

 

 

 

 

 Outras notícias - Opinião


25 de Abril e 25 de Novembro - jorge carreira maia »  2024-05-05  »  Jorge Carreira Maia

Por que razão a França só comemora o 14 de Julho, o início da Revolução Francesa, e não o 27 ou 28 de Julho? O que aconteceu a 27 ou 28 de Julho de tão importante? A 27 de Julho de 1794, Maximilien Robespierre foi preso e a 28, sem julgamento, foi executado.
(ler mais...)


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia
»  2024-05-05  »  Jorge Carreira Maia 25 de Abril e 25 de Novembro - jorge carreira maia