Warning: file_get_contents(http://api.facebook.com/restserver.php?method=links.getStats&urls=www.jornaltorrejano.pt%2Fopiniao%2Fnoticia%2F%3Fn-30f82926): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 404 Not Found in /htdocs/public/www/inc/inc_pagina_noticia.php on line 148
Jornal Torrejano
 • SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Sábado, 15 Agosto 2026    •      Directora: Inês Vidal    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Ter.
 37° / 22°
Períodos nublados
Seg.
 38° / 22°
Períodos nublados com chuva fraca
Dom.
 39° / 19°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  32° / 19°
Períodos nublados
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Mouriscas: um erro de casting - acácio gouveia

Opinião  »  2023-07-08  »  Acácio Gouveia

"Que dizer, caso um médico de família reformado se propusesse a ocupar um lugar vago de cardiologia num qualquer hospital deste país?"

“Cada mocho em seu galho”, anexim popular

 Foi notícia que o ACES do Médio Tejo recusou a oferta dum cardiologista aposentado para assumir o lugar de médico de família na extensão de saúde das Mouriscas, concelho de Abrantes, há muito carente de clínico. A indignação de autarcas e população foi a esperada. Contudo, com o devido respeito pelo compreensível desespero dos habitantes de Mouriscas e da boa vontade do colega em causa, devo dizer que a direcção do ACES tomou a decisão correcta.

Primeiro, porque quem há dezenas de anos se especializou em cardiologia alienou-se necessariamente da prática e da evolução das outras especialidades, portanto, estando totalmente incapaz para prestar cuidados com o mínimo de qualidade em tudo o que não seja cardiologia, o que aliás não é desprestígio nenhum. Que poderá um cardiologista há dezenas de anos afastado da ginecologia saber sobre o seguimento da grávida, por exemplo? Em segundo lugar, porque ficaria patente a pouquíssima importância atribuída pela tutela ao trabalho exercido pelos médicos de família, caso tivessem aceite a generosa proposta do colega aposentado.

Que dizer, caso um médico de família reformado se propusesse a ocupar um lugar vago de cardiologia num qualquer hospital deste país? E que diriam os autarcas e os doentes cardíacos, putativos utentes desse médico não cardiologista, assumindo abusivamente uma competência que não teria?

A onda de indignação levantada pela decisão do ACES é prova do ponto a que chegou o desprestígio da medicina familiar. Admitir que qualquer licenciado em Medicina, especializado numa qualquer área, seja capaz de exercer as tarefas dum especialista em medicina familiar é um erro grave, mas profundamente enraizado na opinião pública (e não só) deste país.

Um erro com duas faces: por um lado, a qualidade dos actos clínicos fica severamente comprometida; por outro, passa uma mensagem nada atractiva para os médicos de família.

Será que neste descrédito não haverá razões suplementares para a fuga de profissionais para o estrangeiro ou para a esfera privada, onde o exercício da especialidade é valorizado?

No entanto, podemos conjecturar sobre alternativas aceitáveis para estas substituições cegas dum médico de família. Em primeiro lugar, pode ser útil um especialista em medicina interna assumir o lugar dum médico de família, com a condição de a saúde da mulher e saúde infantil serem excluídas do “caderno de encargos”. Por outro lado, alvitremos que pediatras ou ginecologistas poderiam responsabilizar-se pelos utentes das respetivas especialidades, e apenas por estes.

 

 

 

 

 

 

 Outras notícias - Opinião


Os nossos sonhos - joão carlos lopes »  2026-08-12  »  João Carlos Lopes

1. Tomar e Santarém vão ver os seus politécnicos passar a escolas politécnicas universitárias. Independentemente da lógica da medida, que já se esperava para atender a interesses corporativos e políticos, esta cosmética vai suscitar naturalmente novas dinâmicas a essa duas cidades.
(ler mais...)


A educação das massas »  2026-08-08  »  Acácio Gouveia

A esquerda tem uma explicação para a viragem à direita que tem assolado a Europa (e não só): a culpa é da governação da direita moderada que leva as massas, frustradas nas suas expectativas, a aderir ao discurso populista da extrema-direita.
(ler mais...)


Ajuste de contas, ou apenas eventuais dificuldades? »  2026-08-08  »  António Gomes

As justificações que o presidente da Câmara de Torres Novas tem apresentado para as dificuldades da governação local prendem-se, sobretudo, com a herança que encontrou.

“Estou a resolver casos com 20 anos e mais, se querem saber quais perguntem-me que eu digo.
(ler mais...)


Caderneta completa »  2026-08-08  »  Carlos Paiva

Torres Novas está prestes a completar a caderneta. Faltava o Mercadona, ele aí vem. Acontece sempre uma sensação de excitação e plenitude quando finalmente o cromo em falta se revela ao abrir a saqueta. Claro que a defesa do comércio tradicional, argumento de vendas em várias campanhas e discursos, foi defendido heroicamente.
(ler mais...)


Leituras de férias »  2026-08-08  »  Jorge Carreira Maia

Agosto, tempo de férias para muitos. Não tanto para mim, pois cheguei àquela fase da existência em que todos os tempos são de férias. Deixo, porém, algumas sugestões de leitura. Comecemos pela mais surpreendente.
(ler mais...)


É tempo de mudança »  2026-07-07  »  António Mário Santos

Algo que deveria fazer parte da agenda de quem quer seguir a carreira política: não descer ao facilitismo de promessas.

Muitas vezes, quando a inexperiência ainda não carreou o cimento necessário à estabilidade da actividade política, tenta-se acreditar que basta uma atitude mais assertiva para o que se encontra há muito emperrado ceder à pressão da urgência do desbloqueio, já que a sua manutenção, sem fim à vista, cria uma atitude de protesto e desagrado populacional, e gera um sem número de interrogações, onde os quem, os porquês, se misturam num diz-se diz-se dificilmente removíveis do desencanto público.
(ler mais...)


É só uma fase »  2026-07-07  »  Carlos Paiva

O ciclo de vida de uma área de negócio (empresa, departamento, produto) compreende cinco fases: desenvolvimento, crescimento, maturidade, declínio e extinção. Algures durante a fase de maturidade é onde se deve intervir, com o objectivo de evitar as duas fases seguintes.
(ler mais...)


Mundial de Futebol e Tour de França »  2026-07-07  »  Jorge Carreira Maia

Dois grandes acontecimentos desportivos: o Mundial de Futebol e o Tour de França, a começar dia 4. Não vou escrever sobre nenhum deles, nem sequer sobre o desempenho de Portugal, de que só conheço o da fase de grupos.
(ler mais...)


Rio Almonda: uma masturbação torrejana - joão carlos lopes »  2026-06-23 

É só uma questão de fazermos comparações: o que falta para aí é equipas de três ou quatro pessoas a fazer tarefas inúteis ou para encher pneus, e ninguém se sobressalta. Pessoas que não têm culpa nenhuma, é claro.
(ler mais...)


Julgam-se donos disto tudo »  2026-06-20  »  António Gomes

A luta que as populações travam contra a localização da fábrica de biometano em Árgea, ou noutras localidades de Portugal ou mesmo da Europa, é uma luta justa.

É uma luta em defesa da sua vida em comunidade, pela sua segurança, pelo seu futuro, pela sua qualidade de vida, pela sua saúde.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2026-08-12  »  João Carlos Lopes Os nossos sonhos - joão carlos lopes
»  2026-08-08  »  António Gomes Ajuste de contas, ou apenas eventuais dificuldades?
»  2026-08-08  »  Acácio Gouveia A educação das massas
»  2026-08-08  »  Jorge Carreira Maia Leituras de férias
»  2026-08-08  »  Carlos Paiva Caderneta completa