• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Domingo, 05 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Qua.
 30° / 14°
Períodos nublados
Ter.
 26° / 9°
Períodos nublados
Seg.
 21° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
Torres Novas
Hoje  22° / 15°
Céu nublado com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Porque fracassam a maioria das dietas na perda de peso

Opinião  »  2016-09-08  »  Juvenal Silva

"VIVER BEM, BEM VIVER"

A ânsia de resultados imediatos na busca do peso ideal, leva as pessoas a adotar dietas radicais e muito restritivas, provocando emagrecimento temporário, com maior perda de líquidos do que gorduras. Este tipo de procedimento tem um efeito muito curto, porque não representa um estilo de vida, mas uma restrição alimentar temporária.

É fundamental estudar a nossa história nutricional e os nossos hábitos de vida, para que se possa organizar um estilo de vida fundamentado na saúde.
Controlar o peso por motivos estéticos, eliminando refeições, ou substituindo-as por cocktails ou batidos, é um erro contranatura e com graves prejuízos na saúde futura.

O organismo necessita de energia para o desempenho das suas funções vitais mais elementares, cujo aporte diário se obtém através dos alimentos na forma de três macronutrientes:
- Proteínas presentes na carne, peixe, ovos, soja etc.
- Lípidos ou gorduras do azeite, óleos vegetais, etc.
- Glícidos ou hidratos de carbono com origem nos cereais integrais, massa, pão, arroz.

Acrescendo ainda, legumes, vegetais e frutas.

O equilíbrio energético é determinado por dois fatores muito concretos: As calorias ingeridas têm que ter a mesma equivalência de calorias gastas.

Os grandes desequilíbrios nos hábitos da sociedade moderna são a ingestão de alimentos ricos em gorduras, açúcar, sal, a generalização do fast-food, bebidas altamente calóricas, disfarçadas de sumos naturais(?) ou refrigerantes light, uma vida sedentária e cada vez mais doentia, a exposição massiva aos campos magnéticos e, reduzida atividade física.

Quando nos referimos ao estilo de vida e, hábitos alimentares saudáveis, pretendemos valorizar os bons hábitos no dia a dia.

Por exemplo: É frequente as pessoas comerem saladas e vegetais só quando fazem “dieta” e, depois? Assim como fazer ginásio intensivo e, depois?

Aqui reside o grande erro, porque os vegetais são alimentos ricos em vitaminas, fibras e minerais, necessários todos os dias e, particularmente às refeições principais. Assim como a atividade física é fundamental, porque exercita os músculos e fortifica os ossos, beneficiando também o sistema respiratório, cardiovascular e sistema nervoso.

Em termos de reeducação alimentar é fundamental determinar o que comer, quanto comer e quando comer e, ter sempre em mente o velho provérbio chinês: “Pequeno almoço de Rei, almoço de Príncipe e jantar de mendigo”.

O estilo de vida saudável deverá ser aplicado durante toda a vida e, representar uma constância de prazer e bem estar.

 

 

 Outras notícias - Opinião


25 de Abril e 25 de Novembro - jorge carreira maia »  2024-05-05  »  Jorge Carreira Maia

Por que razão a França só comemora o 14 de Julho, o início da Revolução Francesa, e não o 27 ou 28 de Julho? O que aconteceu a 27 ou 28 de Julho de tão importante? A 27 de Julho de 1794, Maximilien Robespierre foi preso e a 28, sem julgamento, foi executado.
(ler mais...)


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)

 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia
»  2024-05-05  »  Jorge Carreira Maia 25 de Abril e 25 de Novembro - jorge carreira maia