• SOCIEDADE-  • CULTURA  • DESPORTO  • OPINIÃO
  Quarta, 01 Maio 2024    •      Directora: Inês Vidal; Director-adjunto: João Carlos Lopes    •      Estatuto Editorial    •      História do JT
   Pesquisar...
Sáb.
 20° / 10°
Céu nublado com chuva fraca
Sex.
 21° / 7°
Céu nublado
Qui.
 18° / 8°
Períodos nublados
Torres Novas
Hoje  16° / 9°
Períodos nublados com chuva fraca
       #Alcanena    #Entroncamento    #Golega    #Barquinha    #Constancia 

Crónica do Reino da Opinião

Opinião  »  2010-11-18  »  Helder Simões

Não deixa de ser curioso que, na actualidade, os termos crónica e opinião se mesclem até ao ponto de se confundirem ou utilizaram quase indistintamente entre si, quando, etimológica e historicamente representam conceitos algo paradoxais. O termo crónica significou, antes de mais, a narração objectiva dos acontecimentos ou dos factos segundo a ordem temporal. Opinião, designa uma ideia ou pensamento sem garantia de validade, que pode incluir interpretações confusas da realidade, bem distintas de uma verificação rigorosa dos factos. Assim e em última análise, a crónica, enquanto relato das observações do investigador, encontra-se num patamar de exactidão superior, mais próximo daquilo que é a metodologia científica. Mas o leitor, prevenido e actualizado, já sabe que neste século XXI tudo é muito confuso, nem preto nem branco, mas sim cinzento, a esquerda e a direita, por exemplo, mudaram de lado e marcham agora em contra-mão. Confrontando o Facto e a Opinião, eu, que tenho crescido entre a frieza dos números e a lógica do pensamento científico, asseguro-vos que existem factos que não interessam nem ao menino Jesus (ainda que ao Jorge J. possam interessar) e opiniões por experimentar que valem mais do que podemos supor. Mais até do que um cavalo em batalha, animal, tido e sabido como imprescindível em momentos de conflito. – Aliás, talvez seja por não se observarem (suficientes) cavalos em combate nas imagens que nos chegam do Afeganistão, que ”os aliados” continuam, afundados como estão, nesse atoleiro desértico. - A opinião, a interpretação subjectiva e impressiva dos factos, representa frequentemente não apenas o superlativo da sensibilidade humana, mas a própria História da História. Por seu turno, o conhecimento científico ultra-sofisticado, que não incorpore inabaláveis fundamentos éticos, e até culturais, corre o risco de se tornar inútil ou mesmo nefasto. Atribuído a Sócrates, não ao nosso, mas ao outro, ao que não tinha diploma, é a ideia, certamente nada estranha a muitos cientistas, de que o conhecimento científico sofisticado exige um esforço extra tão intenso que rouba tempo ao investigador para a busca humana mais básica e importante: a da perfeição moral. Todavia, para baralhar um pouco mais o leitor, advirto-o também de que me recuso a abdicar do positivismo, do pensamento científico e da sua metodologia, testemunhos do triunfo da inteligência humana sobre a treva e sobre o medo.

Posto isto, tudo o que pode o leitor esperar deste espaço, não é mais do que uma Crónica de Opinião sobre a Actualidade.

Neste ponto, pressinto-o, protestará o leitor, fastidiado com a indefinição do texto e com os bombardeamentos de opinião e de crónica que os media já descarregam diariamente sobre si. Pois sim, concordo consigo, o que não falta para aí na imprensa é a opinião, o palpite, a análise, o comentário, a acha, a farpa, a posta de pescada, e muito menos falta para aí o facto, o acontecimento, o directo, os faits divers, a actualidade, o testemunho, a informação, a desinformação, a contra-informação. Nos media do alvorecer do século XXI não falta nada, há de tudo, o leitor-espectador pode inclusivamente escolher a notícia que anseia ouvir, o acontecimento pelo qual sempre esperou, a opinião que mais se adequa às suas convicções e o parecer que a si também lhe parece.

Porém, no meu entender, o leitor não tem porque se preocupar excessivamente com a possibilidade de que este espaço venha repetir os bombardeamentos descritos. O cronista desta crónica, o expert deste espaço, é neste campo completamente inexperiente. Estou até em crer que esta Crónica de Opinião sobre a Actualidade, como qualquer boa intenção em Portugal, corre sérios riscos de derrapar para outra coisa qualquer, não previamente orçamentada. Suspeito que o cronista, aqui e ali, atraiçoará a actualidade americana com um romance russo do século XIX, olvidará uma entrevista do Prof. Cavaco Silva porque se entusiasmou por um discurso do Churchill, será indiferente ao novo penteado do Cristiano Ronaldo porque um piscar de olhos da Scarlett Johansen lhe descolou a retina, ou, receio bem, não dará a atenção devida a uma gafe do líder da oposição por causa de uma música que não lhe sai do ouvido… É que sabe, caro leitor, uma canção é mais do que parece e pode mesmo ser crónica, opinião e actualidade. Uma canção pode conter a resposta a muitas questões. E suspeito que, tal como eu, também o leitor terá um anseio…

Anseio
Pela visão
Final
Da sociedade
Vagueio
Entre ilusões
Seguras
Sobre a verdade

Confesso
A impressão
De pouca
Sensibilidade
E peço
Numa canção
Um pouco
De actualidade

Anseio
Pela visão
Total
Da nossa idade
Levada
Entre versões
Contrárias
Da realidade (…)

Proveniente de Anseio (fuga apressada), álbum Movimento, por Teresa Salgueiro e Pedro Ayres de Magalhães, Madredeus.

 

 

 Outras notícias - Opinião


O miúdo vai à frente »  2024-04-25  »  Hélder Dias

Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia »  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia

A publicação do livro Identidade e Família – Entre a Consistência da Tradição e os Desafios da Modernidade, apresentado por Passos Coelho, gerou uma inusitada efervescência, o que foi uma vitória para os organizadores desta obra colectiva.
(ler mais...)


Caminho de Abril - maria augusta torcato »  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato

Olho para o meu caminho e fico contente. Acho mesmo que fiz o caminho de Abril. O caminho que Abril representa. No entanto, a realidade atual e os desafios diários levam-me a desejar muito que este caminho não seja esquecido, não por querer que ele se repita, mas para não nos darmos conta, quase sem tempo de manteiga nos dentes, que estamos, outra vez, lá muito atrás e há que fazer de novo o caminho com tudo o que isso implica e que hoje seria incompreensível e inaceitável.
(ler mais...)


As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia »  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia

Existe, em Portugal, uma franja pequena do eleitorado que quer, deliberadamente, destruir a democracia, não suporta os regimes liberais, sonha com o retorno ao autoritarismo. Ao votar Chega, fá-lo racionalmente. Contudo, a explosão do eleitorado do partido de André Ventura não se explica por esse tipo de eleitores.
(ler mais...)


Eleições "livres"... »  2024-03-18  »  Hélder Dias

Este é o meu único mundo! - antónio mário santos »  2024-03-08  »  António Mário Santos

Comentava João Carlos Lopes , no último Jornal Torrejano, de 16 de Fevereiro, sob o título Este Mundo e o Outro, partindo, quer do pessimismo nostálgico do Jorge Carreira Maia (Este não é o meu mundo), quer da importância da memória, em Maria Augusta Torcato, para resistir «à névoa que provoca o esquecimento e cegueira», quer «na militância política e cívica sempre empenhada», da minha autoria, num país do salve-se quem puder e do deixa andar, sempre à espera dum messias que resolva, por qualquer gesto milagreiro, a sua raiva abafada de nunca ser outra coisa que a imagem crónica de pobreza.
(ler mais...)


Plantação intensiva: do corte à escovinha e tudo em fila aos horizontes metalificados - maria augusta torcato »  2024-03-08  »  Maria Augusta Torcato

Não sei se por causa das minhas origens ou simplesmente da minha natureza, há em mim algo, muito forte, que me liga a árvores, a plantas, a flores, a animais, a espaços verdes ou amarelos e amplos ou exíguos, a serras mais ou menos elevadas, de onde as neblinas se descolam e evolam pelos céus, a pedras, pequenas ou pedregulhos, espalhadas ou juntinhas e a regatos e fontes que jorram espontaneamente.
(ler mais...)


A crise das democracias liberais - jorge carreira maia »  2024-03-08  »  Jorge Carreira Maia

A crise das democracias liberais, que tanto e a tantos atormenta, pode residir num conflito entre a natureza humana e o regime democrático-liberal. Num livro de 2008, Democratic Authority – a philosophical framework, o filósofo David.
(ler mais...)


A carne e os ossos - pedro borges ferreira »  2024-03-08  »  Pedro Ferreira

Existe um paternalismo naqueles que desenvolvem uma compreensão do mundo extensiva que muitas vezes não lhes permite ver os outros, quiçá a si próprios, como realmente são. A opinião pública tem sido marcada por reflexões sobre a falta de memória histórica como justificação do novo mundo intolerante que está para vir, adivinho eu, devido à intenção de voto que se espera no CHEGA.
(ler mais...)


O Flautista de Hamelin... »  2024-02-28  »  Hélder Dias
 Mais lidas - Opinião (últimos 30 dias)
»  2024-04-22  »  Maria Augusta Torcato Caminho de Abril - maria augusta torcato
»  2024-04-25  »  Hélder Dias O miúdo vai à frente
»  2024-04-24  »  Jorge Carreira Maia Família tradicional e luta do bem contra o mal - jorge carreira maia
»  2024-04-10  »  Jorge Carreira Maia As eleições e o triunfo do pensamento mágico - jorge carreira maia